Como criar uma presença digital eficiente?

Como criar uma presença digital eficiente?

Como criar uma presença digital eficiente?

Da última vez que você precisou encontrar uma loja que não sabia o endereço utilizou o Google? Imagino que sua resposta foi sim.

Atualmente o público usa ferramentas online para encontrar lojas, médicos, clínicas e todo tipo de negócio.

Por isso, criar uma presença digital é tão importante para quem pretende crescer na sua área.

Empresas que deixam de investir em ferramentas online talvez continuem a ter um número de compradores seleto. Mas dificilmente conseguem expandir e renovar seus consumidores.

O futuro é digital, especialmente ao considerar que já existem 116 milhões de pessoas conectadas à internet no Brasil e esse número só aumenta.

Quer entender como sua empresa pode aproveitar o mundo digital para se promover?

Confira o passo a passo abaixo que te ajuda a criar uma presença digital para seu negócio, não importa o nicho ou a área.

Passo a passo para criar uma presença digital

Ter uma boa presença digital é questão de estratégia.

Na realidade, toda a comunicação empresarial precisa de uma boa estratégia, caso contrário corre o risco de não atingir o público correto.

Criar uma presença digital existe investimento, seja ele financeiro ou de tempo.

Qualquer empreendedor ou empresário de sucesso sabe que um bom investimento precisa de retorno.

Portanto, o guia abaixo deve vai te orientar nessa tarefa. Confira essas dicas que te ajudam a começar com uma estratégia simples, mas eficiente, para alcançar seus clientes no mundo online.

1. Identifique seu público online

Qualquer comunicação precisa ser direcionada para o público certo. Comece identificando seu cliente.

Provavelmente você já o conhece, mas não da forma específica que o marketing e a presença digital exigem.

Antes de começar qualquer estratégia, o público precisa estar muito bem definido e em detalhes.

Uma dica útil é criar uma persona. Essa seria uma personalização do seu cliente ideal, com um nome, idade, profissão, família e problemas próprios.

É por meio da persona que você consegue entender quais são as dores do cliente e como seu negócio pode ajudar.

Ainda mais importante: a persona te ajuda a compreender o funil de compras do cliente online.

Como ele chega até seu negócio? É por meio do Google ou redes sociais? Ele está te procurando somente para tirar dúvidas e depois fazer a compra no estabelecimento físico? Ou prefere comprar numa loja virtual mesmo?

Com todo esse conhecimento você está pronto para dar o primeiro passo e criar uma presença digital.

2. Crie um site para seu negócio

Um negócio que não possui um site dificilmente será visto. Ter um site pode ser o grande diferencial entre você e outro concorrente.

O portal online passa mais confiança e credibilidade para o cliente, contanto que seja feito com cuidado.

O ideal é que seu site seja otimizado, rápido para carregar e simples de navegar.

Todas as informações mais essenciais para o consumidor precisam estar visíveis ou ser fáceis de encontrar logo na primeira página.

O usuário de internet é apressado e deseja informações rápidas. Se o site demorou para carregar as chances de perder um possível consumidor são muito altas.

Algumas pessoas decidem economizar na criação do site, mas esse é um grande erro.

Seu portal online precisa ser rápido e eficiente. Isso exige uma boa hospedagem, além de um layout otimizado e responsivo.

Muitas das opções gratuitas disponíveis no mercado deixam a desejar nesses fatores.

O ideal é considerar todas as opções e suas vantagens antes de investir no que será o cartão de visita online do seu negócio.

3. Crie perfis nas redes sociais mais relevantes

Ter um site não elimina a necessidade de perfis nas redes sociais e o oposto também é verdade.

Um negócio que deseja criar uma presença digital precisa estar em ambos os tipos de plataformas para alcançar todos os potenciais clientes online.

Depois de passar pelo primeiro passo desse artigo você deve conhecer muito bem sua persona.

Nesse caso, chegou a hora de definir quais redes sociais ela mais frequenta para saber quais são mais relevantes para seu negócio.

Principais mídias sociais - Facebook para Negócios Locais

Existem várias opções de redes sociais, mas as mais utilizadas são Facebook, Instagram e LinkedIn.

Sabendo que seu público realmente frequenta esses portais ou apps, chega o momento de criar uma conta empresarial.

A maioria das redes já oferece opções específicas para empresas. O Facebook, por exemplo, tem páginas onde você pode divulgar seu negócio para seus seguidores.

Utilize sempre as opções para empresas, que te dão acesso a possibilidade de conteúdo pago e interação com o público.

4. Utilize estratégias de criação de conteúdos

De nada adianta ter um excelente site e redes sociais se eles não são alimentados com conteúdo de qualidade.

Mas antes de começar a disparar todas as promoções da sua empresa online, pense com cuidado na sua estratégia.

Ninguém frequenta a internet para ver propagandas, elas são uma consequência.

Seu consumidor está nas redes sociais para ver fotos de amigos e família e conteúdos interessantes de sua preferência.

Para que ele acompanhe seu negócio e tenha chances de comprar no futuro, o conteúdo oferecido deve ser de seu agrado.

No site, uma das estratégias mais eficientes é criar um blog para postar curiosidades, conteúdos educativos e informações do produto.

Além de postar textos, todos devem ser otimizados para ferramentas de busca. É a melhor forma de ajudar usuários a te encontrar em sites, como o Google.

As redes sociais exigem uma estratégia um pouquinho diferente. Faça posts frequentes e que geram engajamento, ou seja, curtidas, comentários e compartilhamento.

Dessa maneira, a rede compreende que sua página é relevante para seu público e aumenta seu alcance.

Utilizando passos simples como esses você consegue criar uma presença digital para seu negócio.

Mas lembre-se que tudo na internet precisa de consistência.

De nada adianta criar um site otimizado e responsivo, postar duas vezes no blog e nunca mais fornecer conteúdo a sua audiência. O mesmo se aplica às redes sociais.

Quando bem utilizada, a internet torna-se uma excelente ferramenta de vendas. Tudo começa com a estratégia de presença digital, mas ainda existem outras estratégias para vender na internet que você precisa conhecer.

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Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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