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7 estratégias para sair na frente dos concorrentes

7 estratégias para sair na frente dos concorrentes

7 estratégias para sair na frente dos concorrentes

Todo empreendedor precisa estar atento às novidades do mercado e pronto para sair na frente dos concorrentes quando alguma oportunidade surge.

Não há como negar que o mercado está se desenvolvendo constantemente. 

Enquanto você senta para ler esse artigo, alguém no Vale do Silício está inventando a nova evolução dos smartphones que surgirá no mercado nos próximos meses.

Está pensando que isso só vale para nichos de mercado focados em tecnologia? Não se engane, todos os segmentos, de uma forma ou de outra, são atingidos pelo desenvolvimento tecnológico que acaba modificando o comportamento da sociedade.

Basta lembrarmos que não faz muito tempo que as compras eram realizadas de forma pessoal, ou seja, as famílias se dirigiam às lojas, faziam uma rápida pesquisa dos produtos oferecidos e fechavam o negócio.

Nos dias atuais, dificilmente alguma compra que possua um valor mais significativo é realizada sem antes uma consulta na internet, onde é possível analisar as avaliações de quem já comprou, comparar preços e verificar quem pode oferecer um melhor serviço que envolva:

  • transporte, 
  • prazo de entrega, 
  • suporte,
  • assistência técnica.

Mudanças nos padrões de compra e melhorias nos produtos e serviços oferecidos são constantes em todos os mercados. 

Sabe o que isto significa? Que sair na frente dos concorrentes é a peça-chave para garantir o sucesso!

Neste post, apresentaremos as melhores ideias para que sua empresa sempre esteja um passo adiante! Continue lendo e saiba mais a esse respeito!

Por que analisar a concorrência?

Segundo o guru do marketing digital, Neil Patel, analisar a concorrência possibilita que o seu negócio se torne competitivo.

Diz Patel que: “O objetivo é entender o que está funcionando para outras pessoas em seu setor, para você poder fazer com que essas estratégias também funcionem em sua empresa, obtendo dessa forma uma vantagem competitiva. 

Como fazer isso?

Para analisar os concorrentes, você precisa em primeiro lugar listar aqueles que de alguma forma conseguem oferecer bons serviços e atrair a atenção do mercado.

Para isso, você deve:

  • conhecer a estrutura que oferecem aos consumidores,
  • analisar os serviços oferecidos pela concorrência que sua empresa não possui,
  • avaliar de que forma são divulgados esses diferenciais,
  • estudar os detalhes dessas operações.

A partir dessas informações, é hora de desenvolver o planejamento do que deve ser feito para que sua empresa possa dar um passo à frente, conforme apresentamos na sequência.

Como sair na frente dos concorrentes?

Os negócios de sucesso precisam lutar diariamente para se manter relevantes no mercado.

Sair na frente dos concorrentes é questão de sobrevivência, especialmente quando novas empresas surgem a cada dia. 

Confira as melhores dicas para acertar nesta estratégia:

1. Ofereça serviço especial para cliente leais

Marcas gastam muito dinheiro todos os dias tentando conquistar novos clientes. São ações promocionais offline e online com amplo alcance, mas que nem sempre trazem os resultados esperados.

Na realidade, quem está muito preocupado em conquistar pessoas de fora não percebe que já possui um ativo importante: seus clientes atuais.

De acordo com Philip Kotler, conquistar um novo comprador custa de cinco a sete vezes o preço de manter um atual, ou seja, você pode estar focando seus investimentos nas pessoas erradas.

Ofereça seus melhores serviços e condições especiais para quem já está com você e te apoia há mais tempo. 

Já percebeu a popularidade de clubes fidelidade nos últimos tempos? Faça um estudo a respeito e avalie essa possibilidade.

Isso ajuda a sua empresa a sair na frente dos concorrentes e também a aumentar seu ticket médio de vendas.

2. Venda conveniência

Os seres humanos evoluíram em constantes tentativas de facilitar a vida e torná-la mais confortável e conveniente.

Em poucas décadas substituímos a ida a uma loja especializada para localizar algum livro por uma consulta rápida na internet e a confirmação do pedido que em pouco tempo será entregue em nossa casa.

Serviços que vendem conveniência, além do produto, estão se tornando mais comuns e prometem revolucionar o mercado.

iFood, Nubank, Netflix, Amazon e Mercado Livre, por exemplo, todos surgiram para facilitar a vida do consumidor. Será que seu negócio consegue sair na frente dos concorrentes fazendo o mesmo?

Para investir em conveniência, você deve avaliar muito bem seu serviço ou produto e pensar em como deixar o processo de compra mais fácil. 

3. Evite longos períodos de espera

Segundo o levantamento Retail Reimagined, da plataforma de pagamentos Adyen, 85% dos brasileiros já desistiram de uma compra em função de uma fila ou serviços ruins.

A realidade é que o tempo tornou-se algo valioso que ninguém pode desperdiçar e esperar em uma fila é praticamente inaceitável.

Essa ideia vale para sair na frente dos concorrentes com lojas físicas e virtuais, por isso evite períodos de espera. 

Se o seu cliente precisa esperar um dia ou mais para receber uma resposta para o e-mail de reclamação, algo está errado. 

O mesmo se aplica para ligações e nos atrasos de entrega dos produtos adquiridos.

4. Inove

Seu negócio talvez exista há gerações aplicando o mesmo modelo de vendas e oferecendo produtos parecidos. 

Deu certo até agora, mas por quanto tempo continuará funcionando?

O mundo muda e vemos startups e negócios inovadores tomarem o lugar de gigantes da sua área com frequência.

Os negócios digitais quebraram fronteiras e chegam a qualquer lugar do mundo, pois a internet possibilita situações inimagináveis, transformando empresas e exigindo a atenção de todos, até mesmo daqueles que ainda não perceberam as mudanças dos novos tempos.

Afinal, eles podem até não acreditar no potencial dos negócios online, no entanto, certamente possuem um smartphone que utilizam para pesquisar aquilo que estão procurando.

Para sair na frente dos concorrentes, você deve buscar formas de inovar constantemente.

Além disso, essa é uma tarefa que não cessa, pois com a dinâmica da tecnologia é preciso se atualizar constantemente.

5. Use atendimento omnichannel

A geração atual transita entre a comunicação em redes sociais, apps, e-mail e sites com uma facilidade imensa, definitivamente estamos na era omnichannel.

O que devemos considerar é que o consumidor atual espera que as empresas o acompanhe, oferecendo suporte em todas as mídias simultaneamente.

Um exemplo é quando o cliente precisa fazer uma compra e inicia o processo online. 

Se por alguma razão a continuidade do atendimento ocorrer via telefone, o atendente de uma empresa omnichannel apenas confirma as etapas já efetuadas e prossegue no processo sem a necessidade da repetição de informações e dados.

Essa tecnologia precisa estar presente em todas as etapas de compra para garantir a retenção de clientes.

6. Invista em marketing digital

De nada adianta grandes campanhas se elas não conseguem alcançar seu cliente onde ele precisa ser atingido. Atualmente, sua empresa precisa de visibilidade online se quiser realmente se destacar.

O marketing digital combina estratégias online para criar uma experiência completa para o consumidor. 

Ele não se baseia somente em ofertas e propagandas de venda, mas na criação de uma conexão entre comprador e marca.

Um bom projeto digital pode transformar a sua empresa.

Grandes corporações já perceberam isso e atualmente possuem, além da sua estrutura física para o atendimento a seus clientes, diversos canais digitais que possibilitam a aproximação de seus negócios ao mercado.

Em alguns casos, o projeto digital tomou proporções maiores do que os negócios realizados através de lojas físicas ou revendas.

Portanto, quem quer sair na frente da concorrência precisa incluir o marketing digital na sua estratégia de vendas.

O esforço é grande, pois ferramentas digitais possuem estratégias específicas e um grande número de métricas para acompanhamento, no entanto, os resultados são surpreendentes.

7. Fique atento à competição

Sair na frente do concorrente significa estar atento ao seu desenvolvimento. 

Para isso, você pode se inspirar nos seus sucessos e aprender com seus fracassos.

Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ter uma ideia extremamente genial para agradar o cliente. 

Aproveitar algo que seu concorrente fez certo e tornar isso ainda melhor pode ser uma oportunidade tão grande quanto lançar um novo produto ou serviço.

Como se observa, a criatividade e a imaginação precisam fazer parte do dia a dia dos empreendimentos.

Sua empresa precisa, sempre, fazer algo mais se deseja estar entre os líderes do seu mercado, por isso é preciso buscar alternativas e avaliar tendências.

Porém, de nada adianta todos os esforços se o seu público não conhece ou não fica sabendo detalhes da sua operação e de que forma ela apresenta diferenciais que deveriam ser conhecidos.

Contar com especialistas na divulgação e promoção de produtos e serviços é um facilitador para que o seu negócio receba o reconhecimento do mercado e passe a trabalhar com novas perspectivas.

Agora que você já conhece 7 estratégias para sair na frente dos concorrentes, porém, necessita de mais informações e detalhes a respeito, conheça a Orin, uma agência especializada nesses assuntos e que pode colaborar efetivamente com a melhoria dos resultados do seu empreendimento!

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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