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7 estratégias para sair na frente dos concorrentes

7 estratégias para sair na frente dos concorrentes

7 estratégias para sair na frente dos concorrentes

Não há como negar que o mercado está se desenvolvendo constantemente. Enquanto você senta para ler esse artigo, alguém no vale do silício está inventando a nova evolução dos smartphones que surgirá no mercado nos próximos meses.

Está pensando que isso só vale para nichos de mercado focados em tecnologia? Não se engane! Mudanças nos padrões de compra e melhorias nos produtos e serviços oferecidos são constantes em todos os mercados. Sabe o que isto significa? Que sair na frente dos concorrentes é a peça-chave para garantir o sucesso.

Quer entender como fazer isso com estratégias eficientes? Separamos as melhores ideias nos itens abaixo para te ajudar!

Como sair na frente dos concorrentes?

Negócios de sucesso precisam lutar diariamente para manter-se relevantes no mercado. Sair na frente dos concorrentes é questão de sobrevivência, especialmente quando novas empresas surgem a cada dia. Confira as melhores dicas para acertar nesta estratégia.

1. Ofereça serviço especial para cliente leais

Marcas gastam muito dinheiro todos os dias tentando conquistar novos clientes. São ações promocionais offline e online com amplo alcance, mas que nem sempre trazem os resultados esperados.

Na realidade, quem está muito preocupado em conquistar pessoas de fora não percebe que já possui um ativo importante: seus clientes atuais.

De acordo com Philip Kotler, conquistar um novo comprador custa de cinco a sete vezes o preço de manter um atual. Ou seja, você pode estar focando seus investimentos nas pessoas erradas.

Ofereça seus melhores serviços e condições especiais para quem já está com você e te apoia há mais tempo. Já percebeu a popularidade de clubes fidelidade nos últimos tempos? Eles são somente um exemplo de campanha para fidelização de clientes. Isto te ajuda a sair na frente dos concorrentes e também a aumentar seu ticket médio de vendas.

2. Venda conveniência

Os seres humanos evoluíram em constantes tentativas de facilitar sua vida e torná-la mais confortável.

Em poucas décadas fomos de um tempo no qual precisávamos ir até uma loja especializada para comprar livros até outro momento no qual o livro pode ser encontrado por um app e chega na porta de casa pela entrega da Amazon.

Serviços que vendem conveniência além do produto estão se tornando mais comuns e prometem revolucionar o mercado.

iFood, Nubank, Netflix, Amazon, MercadoLivre, todos surgiram para facilitar a vida do consumidor. Será que seu negócio consegue sair na frente dos concorrentes fazendo o mesmo?

Para investir em conveniência você deve avaliar muito bem seu serviço ou produto e pensar em como deixar o processo de compra mais fácil. Às vezes nem precisa de um app para fazer o pedido, mas sim melhor atendimento ou serviços de entrega.

3. Evite longos períodos de espera

Uma pesquisa britânica indicou que 86% dos consumidores abandona a loja se a fila de espera estiver longa. A realidade é que o tempo tornou-se algo valioso que ninguém pode desperdiçar e esperar em uma fila é praticamente inaceitável.

Essa ideia vale para sair na frente dos concorrentes com lojas físicas e virtuais: evite períodos de espera. Se o seu cliente precisa esperar um dia ou mais para receber uma resposta para o e-mail de reclamação, algo está errado. O mesmo se aplica para ligações e até para o recebimento de produtos.

4. Inove

Seu negócio talvez exista há gerações aplicando o mesmo modelo de vendas e oferecendo produtos parecidos. Funcionou até agora, mas por quanto tempo continuará funcionando?

O mundo muda rápido e vemos startups e negócios inovadores tomarem o lugar de gigantes da sua área com frequência.

Para sair na frente dos concorrentes você deve buscar formas de inovar constantemente. Seu negócio precisa de algo que o diferencie da concorrência. Mesmo depois de conseguir criar esse diferencial, continue procurando novidades. O setor evolui rapidamente e logo seus concorrentes te alcançarão de novo.

5. Use atendimento omnichannel

A geração atual transita entre a comunicação em redes sociais, apps, e-mail e sites com uma facilidade imensa. O que devemos considerar aqui é que o consumidor atual espera que as empresas  o acompanhe oferecendo suporte em todas as mídias simultaneamente.

Um exemplo é quando o cliente precisa fazer uma compra e inicia o processo online. Numa empresa que adota técnicas de atendimento omnichannel, o suporte poderia continuar perfeitamente bem por telefone. O atendente simplesmente confirmaria as etapas que já foram feitas e daria continuidade ao processo, sem precisar perguntar todas as informações novamente ao cliente.

O atendimento omnichannel precisa estar presente em todas as etapas de compra para garantir a retenção de clientes. Sem ele, a experiência de compra perde muito da sua qualidade.

6. Invista em marketing digital

De nada adianta grandes campanhas se elas não conseguem alcançar seu cliente onde ele quer ser atingido. Hoje em dia, isto significa que você precisa de visibilidade online se quiser realmente se destacar.

O marketing digital combina estratégias online para criar uma experiência completa para o consumidor. Ele não se baseia somente em ofertas e propagandas de venda, mas na criação de uma conexão entre comprador e marca.

Portanto, quem quer sair na frente dos concorrentes precisa incluir o marketing digital na sua estratégia de vendas.

Não pense que é simples, ferramentas digitais possuem estratégias específicas e um grande número de métricas para acompanhar. Deseja facilitar a introdução na sua empresa? É possível contratar serviços especializados para planejamento e execução de campanhas online.

7. Fique atento à competição

A pesquisa de mercado está mais importante que nunca, especialmente considerando as evoluções quase diárias em certos campos.

Sair na frente do concorrente também significa estar atento a seu desenvolvimento. Para isso você pode até inspirar-se nos seus sucessos e aprender com seus fracassos.

Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ter uma ideia extremamente genial para agradar o cliente. Aproveitar algo que seu concorrente fez certo e tornar isso ainda melhor pode ser uma oportunidade tão grande quanto lançar um novo produto ou serviço.

Agora chegou o momento de investir no seu negócio e conquistar sucesso de verdade. Comece a aplicar essas estratégias para sair na frente dos concorrentes e perceba a diferença!

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Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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