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Descubra como ter um site pode impactar no seu negócio

Descubra como ter um site pode impactar no seu negócio

Descubra como ter um site pode impactar no seu negócio

De acordo com o site Entrepeneur cerca de 46% dos pequenos negócios não possuíam um site até 2016. No entanto, esse número mudou rapidamente e em 2017 já tinha caído para menos de 29%. Por que a mudança tão drástica?

O motivo é simples: todo negócio precisa ter um site próprio. Se você ainda não se convenceu disso está na hora de ler esse artigo. Muitos gestores dão algum tipo de desculpa quando o assunto é site.

“Meu negócio é pequeno, não preciso”, ou “Só atendo clientes locais, site é exagero”. Saiba que quem pensa assim pode ficar para trás em pouco tempo porque o mundo hoje em dia é essencialmente digital.

Quer entender por que cada vez mais pessoas já sabem que ter um site não é diferencial, mas obrigatório? Continue a leitura para ver todos os motivos.

Site para negócios locais e pequenas empresas

Primeiramente, desejamos quebrar um dos grandes mitos sobre sites, que só empresas que fazem vendas online precisam deles. Na realidade, qualquer tipo de negócio pode ter um site onde consiga exibir seus produtos ou serviços.

Hoje em dia mesmo empresas locais precisam ser encontradas na internet. Imagine um consultório médico que atende pacientes somente no seu bairro da cidade.

Quando alguém deseja encontrar os serviços de qualquer especialidade médica não vai procurar na lista telefônica ou perguntar para alguém, vai buscar na internet, provavelmente no Google.

Um site ajuda a ter mais autoridade no Google e melhorar sua colocação nas buscas. Além disso, quem encontra um negócio que possui seu próprio site sente mais confiança e consegue encontrar informações precisas.

Sites são o primeiro canal de contato entre o negócio e o público. Antigamente cada profissional apresentava seu cartão de visita para que um possível cliente o conhecesse melhor. Atualmente é o site que faz esse papel.

O que estamos tentando dizer é que não importa o porte ou foco da empresa, sem ter um site ela dificilmente alcançará as pessoas certas para crescer.

5 motivos para ter um site

O site é um investimento urgente para quem deseja continuar competitivo no mercado. Confira alguns de seus benefícios que o transformam em uma peça crucial de sobrevivência.

Complemento para redes sociais

Redes sociais são populares, praticamente todo mundo tem uma conta no Facebook ou Instagram e isso faz com que marcas concentrem muitos esforços em sua divulgação online.

Como resultado, alguns até imaginam que ter uma página de negócio no Facebook já é o suficiente para ter uma boa presença digital.

Mas não chega perto de ser o suficiente. Redes sociais realmente são vitais, mas elas precisam do complemento do site. Ele permite estratégias de marketing digital mais completas, incluindo a captação de leads e uso de e-mail marketing.

Informações 24 horas por dia

Só empresas de grande porte conseguem ter orçamento para contratar uma central de atendimento 24 horas por dia. Mesmo assim, seus clientes podem querer informações fora do horário comercial. O que fazer nesse caso? É simples, ter um site completo é a melhor solução.

Se um consumidor quiser ver as opções de pagamento da sua lojas às 3 horas da manhã basta entrar no site e consultar. Isso torna a experiência do comprador mais satisfatória já que ele consegue encontrar quase tudo que precisa sozinho.

Algumas empresas aproveitam o site até para iniciar o atendimento. Chatbots são ferramentas populares programadas para responder perguntas comuns e encaminhar o cliente para o atendimento humano.

Eles também funcionam 24 horas e te ajudam a não perder compras no período em que o SAC não está em operação.  

Atinge públicos variados

Algumas pessoas mais velhas ainda gostam de mídias físicas para ter informações, como cartões e panfletos. Mas o gosto pelo site é universal. Você consegue utilizá-lo para atingir jovens super conectados, adultos e até pessoas da terceira idade.

Por isso, é importante ter sites otimizados e simples de navegar. Se qualquer um desses públicos ficar confuso quando entra no seu portal as chances de comprar ou entrar em contato são pequenas.

Uma característica que é única ao site é a facilidade de conectar-se às gerações mais novas. Os mais jovens já não se impressionam com mídias impressas ou anúncios na televisão.

Eles querem informação rápida e simples de acessar. Não precisa pensar muito para entender por que ter um site é importante especialmente para quem quer atender todas as idades.

Informações completas sobre a marca

Um cartão de visita só mostra o nome da empresa e algumas formas de contato. Redes sociais podem até ser um pouco mais completas, mas a informação pode ser difícil de achar.

Só existe uma forma de exibir tudo que sua marca é e oferece para o consumidor: usando um site.

Nele é possível mostrar sua visão, missão e valores para que o cliente entenda seu modo de trabalhar. Também ajuda a solucionar dúvidas comuns por meio de uma área de FAQ e pode ser usado para expôr todos os produtos.

Para clientes a solução é perfeita. Ao invés de navegar por várias redes sociais procurando o que precisa, basta entrar no site.

Coloque-se no lugar de um consumidor pensando em fazer uma compra e você entenderá a importância disso. Em quem será que a pessoa confiaria mais, na empresa que possui informações espalhadas por redes sociais e difíceis de achar ou na que possui tudo bem organizado num bom site?

Marketing eficiente

Ter um site também é importante para quem deseja ações de marketing digital mais eficiente. De acordo com pesquisa da Deloitte, pequenos negócios conectados por meio de um site conseguem quase o dobro de rendimento que empresas do mesmo setor sem presença digital.

Campanhas de marketing digital te ajudam a encontrar um público amplo com menos custo e mais resultados. Mas para isso você precisa de um lugar para centralizar as informações do seu negócio com pontos de conversão onde os clientes podem fornecer seus dados.

Percebeu que ter um site não é mais opção? Todos os seus competidores provavelmente já investiram em um ou estão se preparando para isso. Não fique para trás, torne-se mais competitivo e lucrativo com um site de qualidade.

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Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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