Aprenda a posicionar sua empresa no Google

Aprenda a posicionar sua empresa no Google

Aprenda a posicionar sua empresa no Google

Buscadores como Google, Yahoo e Bing são as máquinas que armazenam em seus servidores todo conteúdo que você consegue visualizar nos sites visitados por eles.

Quando você faz uma pesquisa na página do buscador de sua preferência, ao dar enter, ele dá ordem para buscar, dentre todas as informações armazenadas, quais sites possuem conteúdo referente à sua solicitação.

O que mais se destaca pelo volume de uso e qualidade é o Google. Por isso, é importante se destacar em seus resultados de pesquisa. E no texto de hoje vamos dar dicas de como posicionar sua empresa no Google de forma orgânica e paga. Acompanhe!

Como posicionar sua empresa no Google

Afinal, o que o Google leva em consideração para colocar um site no topo de suas pesquisas? Na verdade existem duas formas de se destacar no ranking do buscador:

  • com anúncios pagos, os chamados links patrocinados, que como o próprio nome já diz, você paga para o seu anúncio aparecer primeiro;
  • subindo organicamente através da otimização do site de busca, em inglês, Search Engine Optimization (SEO). Ainda dentro do SEO, encontram-se mais de 200 variáveis consideradas pelo Google na hora de determinar o posicionamento de páginas da internet nos seus resultados.

Busca Orgânica versus Busca paga

A busca orgânica seleciona os resultados conforme a relevância do conteúdo do site em relação ao termo digitado na barra de pesquisa.

Para posicionar sua empresa no Google entre os primeiros resultados há uma série de técnicas de otimização, conhecida como SEO, que inclui estratégias no desenvolvimento do site e na criação de conteúdo relevante para alimentá-lo.

Mas o que é o SEO? É um conjunto de técnicas que tem como principal objetivo tornar os sites mais amigáveis para os mecanismos de busca.

O SEO deve ser uma preocupação constante para as empresas que possuem sites e desejam vê-los entre os primeiros resultados de forma orgânica. É necessário ficar atento às mudanças dos algoritmos do Google e estar sempre aprimorando e elaborando conteúdos que agreguem valor para atrair o usuário.

Já a busca paga é feita através de links patrocinados no Google, pelo Google Ads. Basicamente, são anúncios pagos seguindo a regra do Custo Por Clique (CPC).

O anunciante escolhe palavras-chave para patrocinar. Quando elas forem digitadas, o link patrocinado aparecerá em destaque na página do Google e o pagamento é feito conforme o número de cliques que o endereço escolhido receber.

O valor do clique, entretanto, varia muito de acordo com a concorrência por aquela palavra-chave. É aí que o auxílio de um especialista começa a fazer toda a diferença. Afinal, para posicionar sua empresa no Google de forma paga é imprescindível saber determinar as palavras que trarão melhor retorno para o seu negócio.

Dicas para posicionar sua empresa no Google de forma orgânica

Para ajudar a posicionar a sua empresa no Google e ter resultados eficientes confira as dicas a seguir:

Crie URL’s amigáveis

Crie URL’s contendo as palavras-chave mais importantes daquela página. Por exemplo, a URL desta página do blog contém a palavra-chave posicionar sua empresa no Google.

Heading tags (hierarquização da informação)

Palavras-chave mencionadas nos títulos (H1) e subtítulos (H2, H3…) são consideradas pelos robôs do Google para posicionamento e classificação de relevância da página.

Meta tags SEO

São recursos de programação da página, como:

  • meta title: título da página;
  • meta description: breve descrição do conteúdo da página. Texto geralmente utilizado pelo Google para a exibição dos resultados de busca, logo abaixo do título;
  • meta keywords: palavras-chave mencionadas no texto.

Links entre páginas (link building)

Obter links externos de páginas relevantes apontando para o seu site é identificado pelos robôs do Google como uma comprovação de que seu site também é relevante, sendo considerado uma autoridade no tema em questão.

Conteúdo relevante

O conteúdo da página também deve estar de acordo com o título e palavras-chave escolhidas. As palavras de maior peso podem ser salientadas no texto com negrito.

Dicas para posicionar sua empresa no Google de forma paga

Confira abaixo algumas dicas para posicionar sua empresa no Google de forma paga:

Configure corretamente a sua conta e o seu site

Configure a tag de remarketing e a tag de conversão do site e integre a sua conta com o Google Analytics.

Crie a sua primeira campanha

Escolha poucas palavras, algumas cidades ou estados, dependendo do produto ou serviço que você vai fazer. Conforme for assertivo com o que criou, expanda o orçamento e as segmentações.

Ofereça uma boa página de destino

Proporcione uma boa experiência de navegação, caso contrário, o usuário sairá da página, você perderá dinheiro e o índice de qualidade da sua campanha vai despencar. Isso vai tornar o custo por clique mais caro e, consequentemente, prejudica o seu posicionamento na hora de anunciar.

Teste o seu lance de CPC

Faça anotações do seu posicionamento médio no dia, quantas conversões você fez, quanto custou essa conversão, entre outros dados relevantes para ter uma métrica mais precisa de onde o seu anúncio converte mais.

Nunca deixar de consultar o Google Analytics

Acompanhe o andamento da cada métrica, como taxa de conversão, rejeição, páginas de navegação, conversão assistida e funil de canal para ver se o que você está oferecendo em suas propagandas dão resultado ou se precisam de alguma alteração.

Há também outras maneiras de posicionar sua empresa no Google da melhor forma, como por exemplo, o Google Meu Negócio. Ele permite que sua empresa faça um cadastro com dados como endereço, horários de funcionamento e contatos, além de usufruir de alguns benefícios, como: destacar sua empresa no Google, interagir com os clientes, entender e ampliar a sua presença online.

A segurança também é outro aspecto importante e é um dos fatores de ranqueamento no Google. E para verificar isso, o buscador analisa se as suas páginas estão protegidas com um certificado SSL.

É um pequeno arquivo de dados criado para proporcionar mais segurança na troca de informações entre um visitante e o servidor que hospeda o site. Quando instalado em um servidor web, o SSL ativa o cadeado e o protocolo https, permitindo conexões seguras (altera o http para https).

Se os usuários que puderem se conectar ao seu site por meio do protocolo https, seu website terá uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa do Google.

Gostou das dicas que separamos para posicionar sua empresa no Google e ser encontrado entre os primeiros resultados? Esperamos que sim! Acrescentá-las em sua estratégia digital contribuirá para alcançar o sucesso do seu negócio.

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Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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