6 passos fundamentais para lançar um novo site

Como lançar um novo site

6 passos fundamentais para lançar um novo site

Hoje vamos falar sobre o que é preciso para lançar um novo site.

Entender esse passo a passo é fundamental para você sair do zero até o lançamento com um site completo e bem estruturado.

Como trabalhamos com isso todos os dias, percebemos que escalar uma montanha e fazer um site de sucesso são duas coisas muito parecidas: os dois precisam de esforço, dedicação e um passo de cada vez.

É claro que lançar um novo site não deve ser tão doloroso se todos os envolvidos fizerem o dever de casa e seguirem os passos fundamentais dos quais vou falar agora:

1) O site precisa de um lugar para morar (também conhecido como hospedagem)

Sem esta etapa não existe website.

O que eu quero dizer com isso é que tudo começa com o registro do domínio e contratação de uma hospedagem para o site.

Domínio

Domínio é o endereço ou link que as pessoas irão digitar no navegador para chegar até seu site. Em geral começa com “www” e termina com “.br” no Brasil.

Assim como criar um nome para uma empresa, pensar em um domínio pode ser bem demorado.

Existem mais de 3.945.866 sites com final .br registrados até este momento. Por isso não adianta escolher um nome para o seu domínio se já existir outro igual.

Para descobrir se o domínio que você criou está disponível faça uma busca no Registro.BR.

Encontrou o domínio ideal? Então agora é a hora de registrar seu novo site.

Hospedagem

A hospedagem é um espaço específico na internet para “guardar” o seu site.

Dependendo do tamanho do site e número de acessos que ele terá, a hospedagem é alocada para ocupar aquele espaço específico.

Para que fique mais claro, a hospedagem será “la casa del site”. Brincadeiras à parte, é o serviço que vai manter o site e seus arquivos armazenados na web.

2) Estabeleça o objetivo de lançar um novo site

Tudo tem um porquê na nossa vida.

Para lançar um novo site não é diferente.

Então pense na razão para desenvolvê-lo e como ele será útil para conquistar os resultados que você espera.

Nosso papel como agência é aconselhar as empresas e profissionais a irem pelo melhor caminho.

Por isso, vamos sempre bater nesta tecla, então defina seus objetivos:

  • Quer vender seus produtos?
  • Fortalecer a marca?
  • Comunicar-se com seu cliente?
  • Informar sobre notícias do seu segmento?
  • Apresentar seu portfólio?

Enfim, tenha isso em mente antes de pedir um orçamento de site ou começar a construí-lo.

Assim será bem mais fácil construir seu website com a qualidade que ele merece.

Por exemplo, se você quer atrair um público qualificado para seu site o ideal será construir autoridade com estratégias de SEO e conteúdos relevantes em um blog corporativo. Para isso existem diferentes estruturas de site e a forma com que ele será feito é diferente de um site meramente institucional.

3) Facilite a construção e a edição do seu site com um CMS

CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) é uma plataforma desenvolvida para facilitar a gestão e edição de um site sempre que for necessário.

Ele é acessado pelo navegador e possui uma linguagem visual prática e intuitiva, permitindo flexibilidade e agilidade para desenvolver seu website.

As vantagens de utilizar um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo são:

  • Facilidade para atualização e edição do conteúdo;
  • Praticidade para acrescentar novas áreas ao site;
  • Facilidade de posicionamento nos mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo…);
  • Flexibilidade no desenvolvimento de projetos de diferentes portes;
  • Velocidade de carregamento;
  • Baixo custo de atualização e manutenção;
  • Gestão de níveis de usuários (administradores, desenvolvedores, autores de conteúdo…);
  • Aumento de autonomia.

Apesar de não requerer conhecimento em linguagem de programação, um CMS exige cuidado com sua usabilidade. Qualquer erro de estruturação pode afetar todo o projeto.

Seu uso é fácil até certo ponto. Quando o site exige algumas especificidades é necessário ter um nível de conhecimento mais técnico.

Neste caso você tem três opções:

  1. Você fazer o site: o que não indicamos, pois seu foco deve ser voltado ao seu negócio e alcance dos objetivos.
  2. Contratar um desenvolvedor de site: também não indicamos, pois uma pessoa sozinha poderá demorar mais tempo para construir seu site, pecar no suporte e não pensar na estratégia por trás do seu lançamento;
  3. Contratar uma agência: indicado para te dar todo o suporte necessário unindo técnicas de excelente usabilidade do site à estratégias de marketing e vendas para crescimento do seu negócio.

4) Mãos a obra: agora é hora da construção do site

Nesta etapa será necessário ter outra série de passos a seguir para que os prazos sejam efetivamente cumpridos.

Com um briefing bem detalhado, crie o escopo do site alinhado às expectativas.

No escopo você vai literalmente desenhar página por página, definir textos e imagens que irão compor cada uma e separar as informações que não podem faltar.

Quando o projeto envolve uma agência é natural existirem fases divididas entre configuração do site, design e redação. Tudo isso só é possível com a interação entre agência e cliente.

E é aqui que o site começa a tomar forma.

Costumamos investir o maior tempo possível no planejamento antes de lançar o site novo. Isso nos permite errar, alinhar a comunicação, compreender o tom de voz que o site deve ter e nos aprofundar na estratégia.

Ao ter tudo isso estabelecido, o próximo passo é tirar o projeto do papel seguindo este planejamento.

Lembrando que enquanto seu site está sendo construído ele não pode ficar visível ainda.

O ideal é deixar uma única página publica a qual chamamos de “Coming Soon”, “Site em Construção” ou ainda “Em breve Site Novo” com informações básicas de contato.

5) Antes de lançar faça uma auditoria de SEO e usabilidade

Desde testes em diferentes navegadores e dispositivos até a definição de palavras-chave para cada página. Este é o passo onde você precisará conferir se todos os requisitos do site estão corretos.

Os buscadores como Google e Bing tem uma lógica que envolve a experiência dos internautas com um site.

Essa lógica norteia todas as técnicas e especificações necessárias para que suas páginas sejam apresentadas entre os principais resultados.

Para isso, será necessário ter conhecimento em otimização de sites (SEO) e aplicá-las de maneira eficaz.

Ao lançar um novo site é compreensível que os buscadores demorem um tempo até compreenderem que ele existe e que é relevante.

Ele pode levar certo tempo até ser propagado e apresentado quando alguém buscar pelas palavras-chaves mais importantes para sua empresa.

Veja que os esforços são contínuos mesmo depois que o website estiver no ar.

Fazer o dever de casa vai agilizar essa propagação e os buscadores irão se familiarizar com ele.

Mesmo assim, é preciso um trabalho de formiguinha para torná-lo relevante aplicando conhecimentos de marketing de conteúdo, usabilidade e expertise de marketing e vendas.

6) É dia de lançar seu site

Tudo aprovado e funcionando bem? Está na hora de lançar o novo site definitivamente.

Instale códigos de monitoramento para acompanhar o tráfego e o comportamento das pessoas nele.

Ter o Google Analytics implementado é um passo básico para compreender como se comportam os usuários que acessam suas páginas.

Use esses dados para otimizar seu site continuamente.

Depois que você publicá-lo substituindo a página de “Site em construção”, faça todos os testes necessários em diferentes navegadores e dispositivos.

Siga monitorando esse comportamento e mantenha o dinamismo do seu site adicionando conteúdos como blog posts.

Atraindo tráfego qualificado para o seu site

Envolva outros canais de marketing digital neste contexto para focar no aumento de tráfego. É uma forma de tornar seu site relevante.

Neste vídeo falo exatamente sobre meios de conquistar o público ideal para o seu site:

E então, gostou das dicas? O que você acredita que um site pode trazer de benefícios para sua empresa na era da transformação digital? Deixe seu comentário abaixo e contribua com seu feedback!

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Patrícia Hörmann

Formada em Marketing pela UCS, especialista em Marketing Digital, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo (Hubspot, Resultados Digitas, ESPM e Rock Content). Atua com ênfase em estratégia e análise de dados (analytics).

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