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Tudo o que você precisa ter para uma comunicação eficiente

Tudo o que você precisa ter para uma comunicação eficiente

Tudo o que você precisa ter para uma comunicação eficiente

Muita gente fala que um relacionamento precisa de uma comunicação eficiente para funcionar. Isso vale para pais e filhos, casais, irmãos e até empresas e clientes. 

Quem deseja desenvolver relações duradouras com seus clientes precisa investir – e muito – nessa área.

Não importa se você deseja atrair novos consumidores ou está tentando fidelizar quem já comprou, a forma de se comunicar influencia muito. Por isso, é essencial desenvolver uma boa estratégia para se estabelecer no mercado.

No entanto, como começar? De fato, muitos fatores estão envolvidos dentro do universo da comunicação, mas não é impossível adequar a forma de se expressar e falar com a sua audiência.

Quer saber como fazer isso? Continue por aqui e veja os principais passos para tornar a sua comunicação um verdadeiro diferencial. Confira.

Qual a importância de ter uma comunicação eficiente?

Muito mais do que falar bonito ou criar textos dignos de elogios, a comunicação eficiente é aquela que é capaz de mudar alguma atitude ou até mesmo forma de pensar, principalmente de um usuário na internet.

Um dos principais meios de compreender se a forma que a sua empresa se expressa é eficiente é se o receptor entendeu exatamente o que você disse e a intenção com aquele material, seja um mero post nas redes sociais até um longo e-book.

A comunicação envolve diversos fatores, como o momento, o meio, o seu formato e, claro, o que ela deseja causar.

Textos mais comerciais e diretos, por exemplo, tendem a fomentar a venda e incentivar a conversão dos seus leads e caso você não deixe isso claro não terá os resultados que espera.

A comunicação eficiente conecta, informa, aproxima e permite que um simples usuário que encontrou a sua empresa por acaso na internet se torne um cliente fiel, justamente por encontrar uma empresa que atende às suas necessidades de forma geral.

Ultimamente, as pessoas não se importam apenas com os preços ou as facilidades de pagamento. Elas querem saber se realmente vale a pena investir nas suas soluções, por meio de pontos, como a experiência oferecida, o atendimento e a comunicação.

Formas de se comunicar com os clientes

Agora que você sabe o quanto é importante se atentar na forma que você se expressa com o seu público e clientes, é hora de conhecer um pouco mais sobre as formas de fazer isso com eficiência, aproveitando as oportunidades. Confira:

Naturalidade: mesmo que a sua intenção seja de oferecer algum produto ou conseguir um cadastro, é preciso manter um diálogo saudável e deixar claro que o cliente é muito mais do que apenas um número ou mais um cadastro para a sua lista.

A naturalidade pode ajudar até mesmo na visibilidade da marca, já que alguns diálogos ocorrem nas redes sociais e em demais espaços “públicos”.

Evite situações de estresse: mesmo diante uma reclamação ou qualquer outro caso que possa gerar estresse, mantenha a calma, a postura e a sua racionalidade para contornar essa situação e encontrar a melhor solução.

Roteiro: aqui a dica não é ser robotizado e falar sempre as mesmas coisas. O roteiro ajuda você a determinar o caminho do diálogo para conseguir o que deseja e não se perder no meio.

Liberdade: é preciso deixar o usuário livre para falar, questionar e até mesmo dizer que prefere falar com você mais tarde. Dizer muitas coisas ao mesmo tempo e até mesmo mandar inúmeros conteúdos pode afastar esse cliente em potencial.

Como ter uma comunicação eficiente

Sabendo que uma comunicação eficiente é chave para conquistar o sucesso, está na hora de ver algumas dicas para melhorar esse aspecto do seu negócio. 

Continue lendo para entender melhor como comunicar-se com seu cliente e conseguir os melhores resultados possíveis.

1. Conheça seu público

Conversar com um aposentado de 68 anos é muito diferente de falar com uma mulher de meia idade que está conciliando carreira com filhos. Quem deseja estabelecer uma boa conexão com seu público deve conhecê-lo tão bem quanto conhece um familiar.

Assim, você consegue determinar quais são os tipos de comunicação que conseguem atingir melhor seus possíveis compradores. Alguns preferem ver posts informativos no Facebook, outros gostam de vídeos no Instagram. 

Ainda existem as gerações que optam por receber e-mails ou até ler mídia impressa.

A forma, o canal e o tipo de palavras utilizadas podem variar bastante. Portanto, pesquise seu público com cuidado, descubra o que ele prefere e como gosta de conversar com a marca.

2. Seja rápido

Uma comunicação eficiente é rápida e fácil de entender. Seu cliente não quer ficar esperando para receber uma resposta para seu problema. Quando a comunicação está ocorrendo de forma digital, a velocidade é ainda mais importante.

Se um cliente postar um comentário negativo na sua página, por exemplo, ele pode tornar-se viral em minutos. Caso a empresa responder de maneira inadequada ou até ignorar o comentário, a situação pode se agravar.

O pior de tudo é que quando algo acontece na internet é extremamente difícil de esquecer. Os prints e compartilhamentos do problema podem afastar clientes do seu negócio por semanas.

O ideal é utilizar uma comunicação rápida e eficiente que lide com problemas antes que eles transformem-se em crises. Além disso, respostas rápidas melhoram a satisfação do cliente e ajudam a fidelizá-lo.

3. Tenha um discurso claro

Qual é o tipo de discurso da sua empresa? Se você ainda não tem essa característica definida, está na hora de decidir. Quanto mais clara e coerente for a forma de falar, maior identificação o público terá com a marca.

Pegue a Netflix como exemplo. Sua comunicação digital adota uma voz jovial e descontraída e nunca sai do discurso adotado. É muito diferente de uma empresa que ora fala de maneira informal e com piadas e na outra falar de forma extremamente formal.

O discurso precisa estar alinhado ao seu público e sua forma de falar. A maneira de se comunicar deve estabelecer conexão entre as duas parte. Quem trabalha com público jovem pode aproveitar uma linguagem bem humorada e descontraída. 

Mas o mesmo tipo de comunicação não funciona para um público mais velho em empresas, por exemplo.

4. Simplifique

Quantas pessoas têm tempo ou paciência para ler um textão no Facebook hoje em dia? A não ser que o autor seja um amigo muito próximo ou parente, boa parte dos usuários vai passar sem ler. 

Comunicação eficiente significa transmitir sua mensagem de forma clara, rápida e simples.

Para simplificar suas mensagens, analise o texto e evite usar qualquer tipo de clichê. Nada de falar sobre serviços especialmente exclusivos, ou produto único e inovador. 

Ao invés de encher sua comunicação de adjetivos aos quais o público já se tornou insensível, mostre suas verdadeiras qualidades.

Uma comunicação simples, mas que passa a mensagem corretamente é muito melhor que várias linhas de texto. Tente ser mais objetivo e evite prolongar-se muito.

5. Analise os resultados

Muitas empresas querem estabelecer uma comunicação eficiente, mas esquecem que também precisam ouvir o cliente. Para ter certeza que a estratégia adotada está funcionando é importante avaliar os resultados cuidadosamente.

Para isso, estabeleça métricas que podem indicar como está a comunicação. Elas devem envolver a qualidade e satisfação com o atendimento, respostas a e-mails, entre outras. É claro que nunca se deve ignorar o que o próprio cliente diz a respeito do negócio.

Reclamações e críticas são uma mina de ouro para quem deseja melhorar a comunicação da sua empresa. Também não se esqueça de responder ao cliente, mesmo que ele seja extremamente crítico. 

O diálogo só pode ser estabelecido se seu negócio estiver aberto a conversar e resolver o problema.

6. Esteja presente no online

É inevitável precisar de presença online atualmente. O Brasil é o quarto país com mais usuários conectados à internet e milhares deles usam redes sociais. Deixar de anunciar e comunicar-se nessas plataformas é um imenso desperdício.

Além disso, seu concorrente provavelmente já está estabelecendo sua presença online.

As redes sociais e sites servem para que o consumidor consiga realizar a pesquisa e compra da forma mais confortável para ele. Mas para que sua empresa seja notada ela precisa adotar estratégias de marketing digital.

Redes sociais, como o Facebook e Instagram, são uma excelente forma de comunicar-se com seus clientes. Nelas você pode postar conteúdo educativo, promoções, anúncios de produtos e até avisos. 

Muitos negócios já utilizam estas e outras plataformas até para melhorar a comunicação interna com os funcionários.

Mantenha a escuta ativa

Ao falar sobre escuta ativa, algumas pessoas podem não compreender de início, já que para um diálogo acontecer é preciso escutar a outra pessoa, certo?

No entanto, a escuta ativa vai além. Será que toda vez que você está falando com o seu cliente a atenção está toda direcionada a essa comunicação? Olhar no celular, verificar e-mails e até mesmo deixar de olhá-lo nos olhos são atos comuns.

A escuta ativa tem como principal foco o de prestar toda a atenção no que está sendo dito e o que o cliente tem a falar para você. Aqui, qualquer distração é deixada de lado e você irá se doar totalmente para o diálogo.

Além de trazer segurança para o seu cliente, poderá aumentar a credibilidade da sua marca e, claro, entender perfeitamente o que aquela pessoa precisa.

Através das dicas acima você consegue estabelecer uma comunicação mais eficiente com seu público. O resultado é maior satisfação e fidelização do cliente. 

Aproveite para aprender ainda mais sobre esse tema e continue a leitura com: como identificar as dores da sua persona?

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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