4 excelentes tipos de conteúdo para marketing digital

Tipos de conteúdo

4 excelentes tipos de conteúdo para marketing digital

Já percebeu que existem  diversos tipos de conteúdo quando consumimos informações na internet? A maioria das pessoas não se contenta em ficar apenas com um texto e sempre busca outros recursos, como vídeos, áudios e imagens. Por isso que é fundamental para uma empresa trabalhar com vários formatos de conteúdos.

O blog pode ser a base da sua estratégia de marketing digital, mas os artigos não devem ser o único tipo de conteúdo utilizados para aumentar o tráfego, gerar leads e fechar vendas.

Uma estratégia completa com conteúdos diversificados sempre será a melhor opção. Por isso criamos esse artigo para ajudar você a obter resultados melhores conhecendo os 4 principais tipos de conteúdo para marketing digital. Confira:


Principais tipos de conteúdo

Para uma estratégia completa de Marketing de Conteúdo, existem diversos formatos que podem ser utilizados para gerar mais relevância e reconhecimento de marca, além de captação de leads e relacionamento para vendas. Aqui separamos os 4 principais:

1. Blog Post

Um dos principais tipos de conteúdo ideal no marketing digital que vamos abordar é justamente esse formato que você está lendo agora, o blog post!

Para muitas empresas que estão presentes no meio online, as postagens de blog constituem a parte central de sua estratégia de marketing digital.

A razão para isso é que os blog posts geralmente são bem eficientes, são mais flexíveis, são facilmente encontrados pelo Google e os usuários conseguem tirar suas dúvidas ao lê-los.

Essa é uma maneira interessante de educar seu público e oferecer conteúdo de valor possíveis de serem compartilhados pelos próprios usuários.

As postagens de blogs também são ideais para construir relacionamentos com seus leitores, o que pode ajudar com a criação de leads e conversões.

Manter um blog consistente com posts frequentes e de alta qualidade é o que fará seu negócio ter tráfego significativo no site.

Principais vantagens dos blog posts

  • Aumento do tráfego no seu site: com o passar do tempo, se os seus textos seguirem as boas práticas de SEO, seu blog aparecerá nas primeiras posições do Google, aumentando o número de acessos nas suas páginas.
  • Fidelizar a audiência de possíveis clientes: o público ficará cada vez mais interessado em seguir seu blog se encontrar conteúdos relevantes, passando a acompanhar todas as novidades.

2. eBook

Um dos focos de qualquer estratégia de marketing digital é gerar leads para o negócio. Eles são essenciais para dar prosseguimento no seu planejamento, que deve contar com a disponibilização de conteúdos relevantes. Assim, é possível convencê-los de que sua solução é a melhor opção para resolver os problemas que o lead enfrenta.

Nesse cenário, os eBooks são um dos tipos de conteúdo do marketing digital mais importantes, pois funcionam como recompensa para cada persona no momento em que ela preenche um formulário de uma landing page deixando seus dados.

Os eBooks são uma espécie de livro em formato digital para ler no computador, tablet ou smartphone. São conteúdos muito detalhados que aprofundam determinado assunto específico. Por isso ele possui a capacidade de cobrir vários tópicos diferentes, fazendo um apanhado geral de todas as informações sobre o tema.

Outra intenção do eBook é fazer com que uma pessoa até então leiga em determinado assunto possa descobrir mais informações sobre esse tema e ainda se aprofundar nele.

É por esses motivos que o conteúdo do eBook deve apresentar dados muito relevantes para que as pessoas estejam dispostas a ler o material para extrair algo positivo com isso.

Principais vantagens do eBook

  • Aumentar o número de leads: com a ajuda de uma boa divulgação, você conseguirá ótimos resultados na captação de novos leads para sua empresa.
  • Deixar o lead mais próximo de realizar uma compra: se no final do eBook a sensação foi de que aquele tempo de leitura foi proveitoso, então esse lead terá mais chances de seguir o fluxo dentro do seu funil de vendas.Com isso, você terá abertura para uma abordagem de fechamento da compra.

3. Infográfico

O infográfico é uma forma de conteúdo que apresenta texto em partes curtas e pequenas, combinando com elementos visuais que facilitam a compreensão das informações.

Quando se trata de conteúdo visual, é possível atrair muito mais a atenção do público. É por isso que um infográfico pode ser extremamente benéfico para os seus resultados com marketing digital.

Todos nós absorvemos informações de maneiras diferentes, mas focar na interação visual de cada visitante é uma ótima maneira de transmitir sua mensagem.

Os infográficos também oferecem a possibilidade de ter um ótimo conteúdo compartilhável, que pode inclusive se tornar um conteúdo viral.

Como ele é de visualização rápida e traz uma série de informações relevantes, suas chances de fazer sucesso nas redes sociais são altas.

Principais vantagens do uso de infográficos

  • Aumenta o engajamento de mídia social: as mídias sociais como Facebook, Twitter e Pinterest são perfeitas para infográficos porque são ambientes focados totalmente em conteúdos visuais. Um bom infográfico pode estimular o engajamento das pessoas com as marcas.
  • Ajuda na otimização de conversões: infográficos são ferramentas ideais para otimizar conversões. Lembre-se que eles têm a capacidade de incentivar os consumidores a fazer download para conferir o que de especial podem encontrar naquele conteúdo.

4. Vídeo

O vídeo é um dos tipos de conteúdo que deve estar associado ao marketing de digital. Ele é o mais dinâmico e envolvente entre todos e há mais usuários assistindo a vídeos todos os dias do que lendo textos.

É por tudo isso que precisamos incluí-lo em nossa estratégia rotineira de produção de conteúdo para web. No estudo State of Video Marketing de 2017 ficou comprovado que 95% dos usuários assistem a um vídeo para entender melhor um produto ou serviço.

Uma grande vantagem é que você pode distribuir um vídeo em campanhas de marketing digital nas diversas mídias sociais. A maneira mais fácil de analisar seus resultados é enviá-lo para o YouTube, usá-lo para compor as postagens de blog e fazer o compartilhamento em todas as suas redes.

Ainda dentro desse tipo de conteúdo para o marketing digital, você pode produzir Webinars, que são conferências online que acontecem ao vivo em alguma plataforma de vídeos onde especialistas de determinado tema se reúnem para discutir e debater.

Todos os vídeos devem oferecer valor e, ao final de cada um, é importante incluir uma chamada (CTA) para os usuários seguirem o caminho do funil de vendas.

Principais vantagens do uso dos vídeo

  • Formato mais consumido na internet: produzir vídeos educativos sobre suas soluções é muito vantajoso para qualquer negócio, já que os usuários realizam várias pesquisas diárias nos temas e conseguem interagir melhor com esse tipo de conteúdo.
  • Facilita o entendimento sobre os assuntos: é muito mais fácil de entender a mensagem que está sendo passada com a vantagem de ter os mais variados recursos visuais.

Gostou de saber mais sobre os tipos de conteúdo para o marketing digital que são indispensáveis para suas estratégias de produção? Essas ideias de conteúdos farão seus resultados atingirem níveis mais altos. E para conferir mais dicas como essa continue acompanhando o nosso blog. Até a próxima!

12 tipos de conteúdo

Patrícia Hörmann

Formada em Marketing pela UCS, especialista em Marketing Digital, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo (Hubspot, Resultados Digitas, ESPM e Rock Content). Atua com ênfase em estratégia e análise de dados (analytics).

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