10 dicas para ter sucesso nas redes sociais

10 dicas para ter sucesso nas redes sociais

10 dicas para ter sucesso nas redes sociais

Boa parte da população usa redes sociais hoje em dia. Pinterest, Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube, não interessa, todas possuem oportunidades para empresas. Pelo menos é isso que acontece com quem sabe utilizá-las.

Para ter sucesso nas redes sociais não basta fazer várias postagens aleatórias. É importante realizar um bom planejamento e seguir as dicas essenciais abaixo.

1. Entenda sua persona para ter sucesso nas redes sociais

Quando uma pessoa da família ou um amigo querido te visita você prepara tudo que ele gosta de comida, prepara entretenimento adequado e praticamente deixa todo o espaço com a sua cara. Com certeza essa pessoa ficará muito satisfeita com o tempo que passar com você e terá vontade de voltar.

Sabe quem merece esse tipo de atendimento? Seu cliente. Você deve conhecê-lo muito bem para preparar conteúdo perfeito para ele, incentivando-o a curtir, compartilhar e interagir nas redes.

Por isso, para conseguir ter sucesso nas redes sociais é importante criar e compreender uma persona. Basicamente, a persona é seu cliente ideal. Mas não adianta criar somente um público vago, como mulheres de 25 a 45 anos e de classe média.

Existem muitas diferenças nesse grupo de pessoas. Utilizando um posicionamento desses é difícil criar conteúdo realmente eficiente. Você pode acabar publicando posts que não se conectam com o consumidor. Entenda seu público em detalhes e melhore seus resultados.

2. Escolha a plataforma correta

Sabendo quem é seu público você logo perceberá que ele frequenta mais algumas plataformas que outras. Millennials (a geração Y – também chamada geração da internet), por exemplo, costumam estar mais presentes no Instagram e Youtube. Portanto, não faz sentido criar posts direcionados a eles no Linkedin.

Existem diversas redes sociais que trazem públicos e possibilidades diferentes. No entanto, não adianta querer trabalhar com todas, você só acabará sobrecarregado e gastando recursos preciosos.

O ideal é identificar qual delas é mais frequentada por seu público e investir muito nela. Se você ainda tem dúvidas volte ao tópico anterior e estude melhor sua persona.

3. Crie conteúdo único para cada plataforma

Alguns negócios que estão presentes em mais de uma plataforma cometem um erro sério: postar o mesmo conteúdo em todas. Um textão do Facebook pode não ir muito bem no Instagram. Assim como uma foto de um prato de comida talvez seja pouco interessante para usuários de Face.

O ideal é adaptar conteúdos de acordo com a plataforma utilizada. O LinkedIn é um bom exemplo disso. Ao invés de utilizar postagens iguais às que existem no Facebook, ele se beneficia melhor de conteúdos mais ricos. Por ser direcionado a profissionais e empresas, o LinkedIn fornece espaço para artigos e textos longos.

O Instagram é completamente diferente. Sua plataforma é visual e o texto tem pouco espaço. A descrição dos posts fica em uma área pouco visível e que tem um limite muito pequeno de caracteres antes de ser interrompida por um “saiba mais”. Portanto, fotos e vídeos são o melhor jeito de chamar a atenção nessa rede.

4. Faça conteúdos que solucionam dores

Por que alguém segue sua página de Facebook? Por acaso é para ver promoções diárias de seus produtos e serviços? Certamente não. Seu público está seguindo sua página ou perfil porque espera resolver algum problema.

Existem pessoas que procuram conteúdo engraçado ou informativo. Também há quem busca dicas, tutoriais e infográficos práticos. Tudo depende do público, mas algo é certo: todos querem algo que os ajude a resolver necessidades diárias.

Ninguém entra numa rede social para ver propagandas ou fotos de produtos. O que realmente desperta o interesse por uma marca é o valor que ela oferece ao cliente. Conteúdos úteis são a melhor maneira de cativar o consumidor e convencer a comprá-lo.

5. Use CTAs eficientes

Você conseguiu criar conteúdos excelentes para seu público e está tendo boa interação nas redes, parabéns! Mas ainda existe algo que está faltando para ter sucesso nas redes sociais: os CTAs.

CTA, ou call to action, é um textinho que incentiva o leitor a fazer algo. Já percebeu que todos Youtubers terminam o vídeo pedindo para curtir e seguir o canal? Isso é um CTA. É ele que liga o conteúdo útil criado ao processo de venda.

Você pode utilizar essas chamadas para incentivar seu público a interagir, melhorando as métricas da página. Para isso pode aproveitar uma pergunta, pedir comentários ou até para marcar amigos. Outra opção é usá-lo para venda. CTAs podem também ser pedidos para visitar uma página ou um blog post ou até para baixar um conteúdo.

6. Crie conteúdo visual

A não ser que você considere redes como Medium e Tumblr, que não são muito usadas por empresas, a internet é bastante visual. Para ter sucesso nas redes sociais é importante criar conteúdo visual excelente.

As fotos devem ser bem editadas e com o mínimo possível de texto. Isso é importante por dois motivos. Primeiramente, o Facebook e o Instagram diminuem o alcance de anúncios com imagens que têm muito texto. Em segundo lugar, esse tipo de post simplesmente não engaja.

É difícil e chato precisar ficar dando zoom na imagem para conseguir ler a redação que está escrita nela. O ideal é deixar somente frases ou palavras-chave na arte e uma explicação na descrição.

Também aproveite vídeos, infográficos e outros tipos de conteúdo visuais. Eles ajudam a gerar engajamento com seu público e a conseguir sucesso nas redes sociais.

7. Interaja com seu público

Ninguém gosta de ser deixado falando sozinho, mesmo que seja na internet. Quando seus seguidores deixarem um comentário ou mandarem mensagens inbox, responda. Se eles falaram alguma coisa é porque querem ser ouvidos.

Existem empresas que dão verdadeiros exemplos de interação virtual. A Netflix, por exemplo, sempre responde com bom humor de forma a criar um relacionamento com o consumidor. A interação faz com que o público frequente a página ou perfil com mais frequência e ajuda a melhorar as vendas.

8. Crie um calendário editorial

Quem deseja ter sucesso nas redes sociais precisa de planejamento. Se você espera que o insight para a publicação perfeita apareça, pode esquecer. Quem trabalha desse jeito faz uma postagem ou duas por mês e raramente atualiza seus seguidores com informações.

Para que as redes permaneçam relevantes para a venda é preciso ter conteúdo periódico. A frequência varia de acordo com o público e setor de cada empresa, mas planejar e postar sempre é essencial.

9. Foque em ajudar seu consumidor

Ao analisar as métricas de redes sociais boa parte das empresas está pensando em vendas. Isso é importante, mas não é o que conquistará compradores para sua marca online. Atualmente trabalhamos com o conceito de Inbound Marketing, que mostra que estratégias virtuais precisam ser bem diferentes.

Oferecer coisas de graça, por exemplo, pode atrair uma multidão de pessoas dispostas a pagar por seu serviço ou produto. Aprenda a ajudar seu consumidor não importa a situação.

10. Fique de olho na concorrência

A concorrência tem muito a nos ajudar sobre marketing digital. Mas tome cuidado, você não está observando suas ações para copiá-los. Observar quem trabalha na mesma área que você ajuda a ter ideias e insights, além de perceber erros que você deve evitar.

Fique de olho e estudo o que aplicar na sua marca. Lembrando que você não deve copiar, mas pode inspirar-se nos seus posts.

As redes sociais já são essenciais para qualquer empresa que deseje permanecer relevante. Por isso, você não pode esquecer dessas dicas para ter sucesso nas redes sociais. Elas são valiosas e te ajudarão a melhorar a presença online da sua marca para se comunicar de maneira eficiente.

Principais mídias sociais - Facebook para Negócios Locais

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

Sem comentários

Deixe um comentário