Como criar uma presença digital eficiente?

Como criar uma presença digital eficiente?

Como criar uma presença digital eficiente?

Da última vez que você precisou encontrar uma loja que não sabia o endereço utilizou o Google? Provavelmente sim. Isso aconteceu por causa da presença digital da marca.

Atualmente o público usa ferramentas online para encontrar lojas, médicos, clínicas e todo tipo de negócio. Por isso, criar uma presença digital é tão importante para quem pretende crescer na sua área.

Empresas que deixam de investir em ferramentas online talvez continuem a ter um número de compradores seleto. Mas dificilmente conseguem expandir e renovar seus consumidores.

O futuro é digital, especialmente ao considerar que já existem 116 milhões de pessoas conectadas à internet no Brasil e esse número só aumenta.

Quer entender como sua empresa pode aproveitar o mundo digital para se promover?

Confira o passo a passo abaixo que ajudará a criar uma presença digital para seu negócio, não importa o nicho ou a área.

O que é presença digital?

Antes de ver o nosso tutorial para criar uma presença digital para a sua empresa, é importante entender do que se trata esse termo bastante falado e porque ele vai muito além do que ter apenas um perfil no Instagram, por exemplo.

A presença digital pode ser comparada com o ato de criar uma empresa do zero, que logo no começo não terá muitos clientes, seguidores ou fama, mas aos poucos, por causa da facilidade de viralização da internet, começa a criar o seu público.

Separada em alguns tipos, esse termo está relacionado a forma que a sua empresa se comporta na internet de forma planejada, com a criação de postagens, conteúdos de blog, site e outros canais.

Existe também a forma não planejada, que pode ser vista como uma consequência do primeiro tipo, já que outras pessoas começarão a citar a empresa em sites, redes sociais e avaliações no Google Meu Negócio.

Por último, está a presença digital paga, que é obtida por meio de posts impulsionados e os famosos links patrocinados, que são criados com segmentação bastante específica e mensuração de dados em tempo real para a melhor performance possível.

Qual a importância da presença digital?

Provavelmente, você já deve ter ouvido aquele velho ditado de que quem não é visto não é lembrado.

Atualmente, se a sua empresa não tem como ser encontrada na internet, ela automaticamente deixa de ser uma opção para grande parte do seu público.

Além disso, com a presença digital a sua marca torna-se ainda mais transparente, de forma que muitas pessoas podem conhecer mais sobre ela, assim como opinar, fazer avaliações, comentar com os amigos e até mesmo compartilhar informações.

Outro importante diferencial desse tipo de estratégia é que muitos esforços feitos organicamente, ou seja, sem patrocinar qualquer plataforma ou canal, fazem sua empresa aparecer, principalmente quando falamos em redes sociais e blog.

Passo a passo para criar uma presença digital

Ter uma boa presença digital é questão de estratégia. Na realidade, toda a comunicação empresarial precisa de uma boa estratégia, caso contrário corre o risco de não atingir o público correto.

Para criar uma presença digital existe investimento, seja ele financeiro ou de tempo.

Qualquer empreendedor ou empresário de sucesso sabe que um bom investimento precisa de retorno.

Portanto, o guia abaixo deve orientar nessa tarefa. Confira essas dicas que ajudarão a começar com uma estratégia simples, mas eficiente, para alcançar seus clientes no mundo online.

1. Identifique seu público online

Qualquer comunicação precisa ser direcionada para o público certo. Comece identificando seu cliente.

Provavelmente você já o conhece, mas não da forma específica que o marketing e a presença digital exigem.

Antes de começar qualquer estratégia, o público precisa estar muito bem definido e em detalhes.

Uma dica útil é criar uma persona. Essa seria uma personalização do seu cliente ideal, com um nome, idade, profissão, família e problemas próprios.

É por meio da persona que você consegue entender quais são as dores do cliente e como seu negócio pode ajudar.

Ainda mais importante: a persona ajuda a compreender o funil de compras do cliente online.

Como ele chega até seu negócio? É por meio do Google ou redes sociais? Ele está procurando você somente para tirar dúvidas e depois fazer a compra no estabelecimento físico? Ou prefere comprar numa loja virtual mesmo?

Com todo esse conhecimento você está pronto para dar o primeiro passo e criar uma presença digital.

2. Crie um site para seu negócio

Um negócio que não possui um site dificilmente será visto. Ter um site pode ser o grande diferencial entre você e outro concorrente.

O portal online passa mais confiança e credibilidade para o cliente, contanto que seja feito com cuidado.

O ideal é que seu site seja otimizado, rápido para carregar e simples de navegar.

Todas as informações mais essenciais para o consumidor precisam estar visíveis ou ser fáceis de encontrar logo na primeira página.

O usuário de internet é apressado e deseja informações rápidas. Se o site demorou para carregar as chances de perder um possível consumidor são muito altas.

Algumas pessoas decidem economizar na criação do site, mas esse é um grande erro.

Seu portal online precisa ser rápido e eficiente. Isso exige uma boa hospedagem, além de um layout otimizado e responsivo.

Muitas das opções gratuitas disponíveis no mercado deixam a desejar nesses fatores.

O ideal é considerar todas as opções e suas vantagens antes de investir no que será o cartão de visita online do seu negócio.

3. Crie perfis nas redes sociais mais relevantes

Ter um site não elimina a necessidade de perfis nas redes sociais e o oposto também é verdade.

Um negócio que deseja criar uma presença digital precisa estar em ambos os tipos de plataformas para alcançar todos os potenciais clientes online.

Depois de passar pelo primeiro passo desse artigo você deve conhecer muito bem sua

persona.

Nesse caso, chegou a hora de definir quais redes sociais ela mais frequenta para saber quais são mais relevantes para seu negócio. Existem várias opções de redes sociais, mas as mais utilizadas são Facebook, Instagram e LinkedIn.

Sabendo que seu público realmente frequenta esses portais ou apps, chega o momento de criar uma conta empresarial.

A maioria das redes já oferecem opções específicas para empresas. O Facebook, por exemplo, tem páginas onde você pode divulgar seu negócio para seus seguidores.

Utilize sempre as opções para empresas, que dão acesso a possibilidade de conteúdo pago e interação com o público e conte também com a gestão de redes sociais feita por especialistas.

4. Utilize estratégias de criação de conteúdos

De nada adianta ter um excelente site e redes sociais se eles não são alimentados com conteúdo de qualidade. Mas antes de começar a disparar todas as promoções da sua empresa online, pense com cuidado na sua estratégia.

Ninguém frequenta a internet para ver propagandas, elas são uma consequência.

Seu consumidor está nas redes sociais para ver fotos de amigos e família e conteúdos interessantes de sua preferência.

Para que ele acompanhe seu negócio e tenha chances de comprar no futuro, o conteúdo oferecido deve ser de seu agrado.

No site, uma das estratégias mais eficientes é criar um blog para postar curiosidades, conteúdos educativos e informações do produto. Além de postar textos, todos devem ser otimizados para ferramentas de busca.

É a melhor forma de ajudar usuários a encontrar sua organização em sites, como o Google.

As redes sociais exigem uma estratégia um pouquinho diferente. Faça posts frequentes e que geram engajamento, ou seja, curtidas, comentários e compartilhamento.

Dessa maneira, a rede compreende que sua página é relevante para seu público e aumenta seu alcance. Utilizando passos simples como esses você consegue criar uma presença digital para seu negócio.

Mas lembre-se que tudo na internet precisa de consistência.

De nada adianta criar um site otimizado e responsivo, postar duas vezes no blog e nunca mais fornecer conteúdo a sua audiência. O mesmo se aplica às redes sociais.

Quando bem utilizada, a internet torna-se uma excelente ferramenta de vendas. Tudo começa com a estratégia de presença digital, mas ainda existem outras estratégias para vender na internet que você precisa conhecer.

5. Acompanhe métricas

Após desenvolver o seu site, marcar presença nas redes sociais e focar nos conteúdos do blog, como saber se todo esse trabalho está dando certo? Por meio das métricas, é claro!

Desde as redes sociais até o seu blog podem ter os seus resultados mensurados, tanto pelas ferramentas próprias desses canais quanto por softwares avançados de monitoramento de interações, comportamento do consumidor e visualizações.

Sendo assim, você pode acompanhar em tempo real o resultado de tudo que está sendo feito, de forma a analisar quais materiais fazem mais sucesso de acordo com os seus objetivos.

Ah, uma dica importante: nem todos os indicadores de desempenho (KPIs) são ideais para a sua empresa. É importante estudar um pouco mais sobre eles e saber quais informações são necessárias para tomar decisões no ambiente digital.

6. Invista em anúncios

Por fim, não podemos deixar de falar sobre o famoso tráfego pago. Podendo ser usado em conjunto com as demais estratégias que citamos neste conteúdo, de forma que pode até mesmo auxiliar no alcance desses materiais para o público em geral.

Os anúncios podem ser feitos tanto no Google, por meio do Ads, ou nas redes sociais. Eles podem ser criados de acordo com a segmentação desejada, que envolve localização, perfil do público e preferências, atendendo diferentes objetivos.

Desde tornar a sua empresa mais famosa até aumentar as vendas são exemplos de objetivos que podem ser criados nas plataformas.

Assim como as demais estratégias, é preciso mensurar os dados e saber do que se tratam determinadas métricas. Não se deve esquecer também que a verba deve ser escolhida com cautela, para não prejudicar as finanças da empresa.

E aí, pronto para manter uma presença digital de peso na sua empresa? Aproveite para conhecer ainda mais desse mundo e saiba quais são os seis passos fundamentais para lançar um novo site.

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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