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Tudo o que você precisa saber sobre ter visibilidade online

Tudo o que você precisa saber sobre ter visibilidade online

Tudo o que você precisa saber sobre ter visibilidade online

Quando alguém sente uma dorzinha qualquer, como no joelho, qual é a primeira coisa que faz? Procura no Google “dor no joelho, causas”. O mesmo acontece com praticamente qualquer aspecto da vida, desde decoração da casa até decisões complexas, como qual faculdade cursar. Empresas que aparecem nos primeiros resultados da pesquisa ou estão presentes nas redes sociais que seu público acessa acabam com mais vendas.

O fato é que a internet já faz parte da vida de todos e não existe como escapar disso. Portanto, será que sua empresa realmente pode abrir mão de ter visibilidade online? Nesse artigo você entenderá um pouco mais dos benefícios deste tipo de visibilidade e como alcançá-la.

Por que ter visibilidade online?

Muita gente pensa que ter visibilidade online significa somente ter um site para sua empresa. Isso é importante, mas não chega perto de ser uma estratégia completa de vendas online. Só do seu site existir não significa que seus clientes o encontrarão e, mesmo que encontrem, ele pode não ser útil.

O mesmo se aplica a uma página no Facebook, conta no Instagram, LinkedIn, Twitter ou qualquer rede social. Simplesmente estar lá não te dá visibilidade o suficiente para alcançar seu consumidor e fazer vendas.

Marcas que utilizam estratégias virtuais conseguem transformar todos os pontos de contato com o consumidor numa parte da experiência de compra. Veja um exemplo que é bastante citado como um ótimo marketing digital, o Nubank. Além de ser um banco diferenciado e completamente digital, ele cria uma experiência abrangente que continua fora do app e segue pelas redes sociais, e-mail e atendimento telefônico.

Quem tem visibilidade online consegue vender mais, mas também torna sua marca mais forte e mais conhecida. Por acaso existe algo melhor para as vendas que uma marca referência no mercado?

Como iniciar sua visibilidade online?

Como falamos anteriormente, somente ter um site e contas nas redes sociais nada mais é que o estágio embrionário para ter visibilidade online. Para realmente colher resultados é preciso aplicar uma estratégia de marketing digital criada especialmente para seu público.

Tudo começa pelo planejamento. Ao invés de fazer posts aleatórios que você acha legais nas redes sociais, é preciso ter tudo planejado para alcançar seus objetivos e metas. Portanto, está na hora de conhecer os principais passos para começar a ter visibilidade online.

Defina seu público

Nas redes sociais você pode chegar a alcançar um milhão de pessoas facilmente. Basta usar ferramentas de automação ou até comprar seguidores, mas será que essas pessoas realmente te trarão resultados? Provavelmente não se esse público não estiver segmentado.

Quando o assunto é ter visibilidade online, muita gente pensa que precisa atingir o maior número de seguidores possível. Se a página tiver 30.000 curtidas, parece que o resultado está ótimo, mas não é o suficiente. Seu público precisa ser segmentado para ter chances de se interessar por seu conteúdo e, mais importante de tudo, comprar.

Portanto, antes de começar qualquer estratégia você precisa saber com quem está conversando. Negócios que já estão no mercado há algum tempo podem usar a base de dados de clientes atuais. Saiba que quanto mais informações você tiver de quem compra com você, melhor.

Mas e seu meu negócio for novo? Pode ficar calmo porque, felizmente, você está trabalhando com a internet. É possível estudar muito bem seu público usando recursos das ferramentas de busca e das redes sociais. O Facebook, por exemplo, fornece informações detalhadas de usuários através do audience insights, criado especialmente para quem deseja divulgar seu negócio online.

Mesmo que você consiga definir muito bem seu público, de nada adianta nunca mais atualizar essas informações. Mantenha-se informado para melhorar cada vez mais sua estratégia e ter visibilidade online.

Encontre as palavras-chave adequadas

Já sabe com quem sua marca precisa conversar na internet para ter visibilidade online? Ótimo, agora você deve descobrir o que essas pessoas pesquisam no Google antes de chegar até você. Palavras-chave são termos usados pelas ferramentas de busca para encontrar sites relevantes para seu usuário.

Alguém que procura “lojas de decoração” no Google encontrará várias páginas de resultados que estão ordenados de acordo com o que o algoritmo acha relevante. Para ter visibilidade online é preciso escolher boas palavras-chave que deixem sua marca ser encontrada.

Essas palavras servem de guia para o conteúdo que você criará, e sobre o qual falaremos em mais detalhes no tópico a seguir. Existem diversas ferramentas que te ajudam a encontrar palavras-chave relevantes. O próprio Google fornece uma ferramenta gratuita para quem trabalha com ele, o Google Keyword Planner.

Crie conteúdo para seu público

Dizem que o conteúdo é o rei de qualquer estratégia de marketing digital e isso é verdade. Sem ele, você dificilmente conseguirá realizar vendas online, ter a visibilidade que deseja ou tornar-se mais relevante para seu público. Um erro que muitos cometem é confundir conteúdo com propaganda. Apesar dela ser necessária, nem todos os posts nas redes sociais podem consistir disso.

12 tipos de conteúdo

Conteúdo bom e de qualidade faz com que seu público se interesse mais pela marca, tenha vontade de interagir online e eventualmente comprar. Mas que tipo de conteúdo você pode disponibilizar na internet? Existe muita coisa e você precisa conhecê-los para sair do padrão que outros negócios usam e se destacar.

Alguns exemplos do que você pode usar online incluem:

  • Blog posts;
  • Infográficos;
  • Vídeos;
  • eBooks;
  • Podcasts;
  • Posts;
  • Newsletters.

Tente ser variado para ter visibilidade online e sempre atenda ao que seu público deseja. Se pessoas gostam mais de vídeos na sua página, não existe motivo para insistir em postar artes e textos sempre. Além disso, é importante criar conteúdo adequado para cada etapa do funil de vendas.

Através de boas estratégias de conteúdo sua visibilidade aumenta muito, assim como as conversões e compras. Conteúdo bom e direcionado é uma ferramenta que traz excelentes resultados e pode ajudar seu negócio a crescer. Mas vale a pena lembrar que a estratégia varia de acordo com a rede social utilizada. Quer entender mais? Confira nosso eBook sobre como usar as principais redes sociais para marketing digital.

Principais mídias sociais - Facebook para Negócios Locais

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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