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Como aumentar a visibilidade no Google?

Como aumentar a visibilidade no Google?

Como aumentar a visibilidade no Google?

Quer aumentar a visibilidade no Google, a maior ferramenta de buscas no mundo? 

Não é exatamente uma tarefa simples, afinal de contas, bilhões de sites estão concorrendo pela atenção do usuário a todo momento.

Mas existem formas de sair na frente e conquistar seu cliente usando a plataforma. 

O Google existe há mais de 20 anos e não para de crescer.

Se você realmente está em busca de uma chance para conseguir resultados, chegou o momento.

Continue lendo para aprender as principais estratégias para ter visibilidade na ferramenta de buscas. Separamos dicas infalíveis!

Por que aumentar a visibilidade no Google?

Sempre que temos alguma dúvida recorremos a uma ferramenta muito prática que está ao acesso de qualquer um que tem conexão à internet: o Google. 

Uma dorzinha estranha no corpo? Procuramos receitas caseiras para melhorar. Com vontade de comprar um celular novo? Comparamos as opções usando a ferramenta de buscas.

Ele serve para comprar, aprender e encontrar todo tipo de coisas. Só para compreendermos quão relevante a ferramenta é, o Google recebe mais de 63.000 buscas por segundo todos os dias.

É muita gente pesquisando algo na ferramenta de busca, incluindo consumidores em potencial para seu negócio. 

Por isso aumentar a visibilidade no Google é questão de sobrevivência para qualquer empresa.

Deseja encontrar clientes qualificados que fazem seu negócio crescer? O Google é a solução, mas ele precisa ser utilizado da maneira correta. 

As dicas abaixo vão te ajudar a aumentar a visibilidade no Google. Siga cada uma delas com cuidado para obter ótimos resultados!

1. Use o Google Ads

Apesar do resultado das buscas orgânicas ser importante, pode ser difícil posicionar seu site para uma palavra-chave com alto volume de buscas.

O motivo é simples, existem mais de 1 bilhão de sites no Google atualmente e esse número não para de crescer. 

Ou seja, é muita gente concorrendo pelas partes mais quentes da página de resultados de busca.

Para conseguir estar sempre na primeira página você precisa de um site excelente, um conteúdo maravilhoso, backlinks e todo tipo de otimização.

É possível? Com certeza, especialmente se você tiver um profissional ou agência fazendo esse trabalho para você. 

Mas é demorado e pode sair caro para sua empresa esperar meses até que o site se posicione nas palavras-chave desejadas.

Por isso, o Google Ads facilita a vida do empresário colocando seu resultado nos primeiros lugares. 

Ao contrário do que muitos pensam não é necessário gastar uma fortuna em anúncios para conseguir resultados. Basta fazê-los para o público correto.

Portanto, se você deseja aumentar a visibilidade no Google não deixe de investir em anúncios.

Eles deixarão seu negócio muito mais evidente na ferramenta de busca. 

2. Use palavras-chave adequadas

As palavras-chave são um dos principais ingredientes para aumentar a visibilidade no Google.

Basicamente, elas são os termos que um usuário pesquisa na ferramenta de busca para encontrar um site.

Ao fazer um anúncio você escolhe um conjunto de palavras-chave com as quais sua página de destino está relacionada. 

Se você já criou uma conta no Google Adwords e começou a testar com anúncios deve ter percebido que algumas palavras-chave possuem alta concorrência.

Geralmente, essas são palavras de cauda curta, como falamos no universo do marketing. Ao realizar um anúncio, palavras mais concorridas saem mais caro para o anunciante.

No alcance orgânico elas são mais difíceis de posicionar por causa da alta concorrência.

Por isso, é importante saber combinar palavras de cauda curta com outras de cauda longa. 

As palavras-chave de cauda longa são mais fáceis de posicionar no orgânico e ficam mais em conta para anúncios.

Uma boa estratégia é escolher as palavras mais relevantes para seu público. Você pode inclusive aproveitar ferramentas do próprio Google. 

Para conseguir as melhores palavras-chave o Google possui uma ferramenta chamada de Keyword Planner.

Nele, você insere uma palavra-chave e consegue ver sugestões do próprio Google para usar no seu anúncio. 

3. Crie anúncios atraentes

Para conseguir aumentar a visibilidade no Google os usuários precisam clicar nos seus anúncios.

Só existe uma maneira de conseguir isso: por meio de chamadas atraentes e relevantes para o público-alvo. 

Comece usando a palavra-chave escolhida no título. Lembre-se, seu possível cliente está buscando por aquele termo numa ferramenta de busca. Ou seja, as chances de clicar em um resultado que o utiliza são bem mais altas. 

Além disso, aproveite o pequeno espaço disponível na descrição. Afinal, 80 caracteres não são o suficiente para apresentar e vender seu negócio, serviço ou produto.

Mas é espaço o bastante para despertar a curiosidade e convencer o usuário a clicar no anúncio. Uma boa descrição faz toda a diferença nos resultados. 

4. Use gatilhos mentais

Quando você está planejando seu anúncio, certamente tenta pensar em uma maneira infalível de convencer o usuário a clicar.

É para isso que existem gatilhos mentais. Essas pequenas frases convencem o usuário a agir a partir de uma reação emocional ao seu anúncio. 

Você pode, por exemplo, usar um gatilho de escassez no título avisando que é uma promoção por tempo limitado.

Assim, quem ver o anúncio saberá que se não aproveitar agora pode ficar sem e se sentirá interessado a pelo menos conferir qual é essa oportunidade. 

Existem dezenas de gatilhos mentais que podem estar em campanhas para aumentar a visibilidade no Google.

Estude com cuidado para aproveitá-los no texto de maneira natural. Não adianta usar um gatilho que soe estranho ou forçado, gerando desconforto ao usuário.

Por isso também é importante ter um profissional de confiança para escrever seus anúncios para Google Ads. 

5. Use CTAs

Um dos objetivos mais comuns de quem quer aumentar a visibilidade do seu negócio no Google é conseguir vender mais e encontrar novos clientes de qualidade.

Portanto, nenhum anúncio pode ficar sem um CTA. As chamadas para a ação (call to action) são frases que estimulam o usuário a fazer algo, como ler um artigo, baixar um eBook ou comprar. 

De nada adianta ter a descrição perfeita se ao final o cliente não tem estímulo para continuar sua ação.

Isso vale tanto para os anúncios quanto para a página de destino. Mesmo as com o objetivo de aumentar o tráfego precisam de CTA.

Um usuário que lê um artigo e depois segue a chamada para continuar a leitura em outra parte do site te ajuda a melhorar o posicionamento orgânico. 

Que tal aplicar todas as dicas que demos até agora? Existe um passo final para conseguir aumentar a visibilidade no Google e ter resultados com o marketing: acompanhar.

Para isso, você precisará definir KPIs (key performance indicators) e acompanhá-las para ter certeza que seu investimento teve sucesso.

6. Crie conteúdos relevantes

Um dos grandes responsáveis pelo SEO de sucesso do seu site e que também aumentam a visibilidade da sua marca no Google são os conteúdos relevantes e, diferente do que algumas pessoas pensam, não são apenas os textos.

Imagens podem ser otimizadas para SEO, infográficos, landing pages, URL de sites e até mesmo textos de blog já escritos há um tempo também podem ser atualizados e otimizados com links novos e informações mais modernas.

Os conteúdos relevantes ganham essa nomenclatura por alguns fatores, como a sua originalidade total, ou seja, ausência de plágio, uso de links internos e externos que funcionam e de fontes confiáveis.

Além disso, usar as palavras-chave corretamente, evitar compartilhar informações sem credibilidade, bem como não usar qualquer estratégia que seja identificada como black hat é importante.

Por fim, não podemos esquecer que para os seus usuários, o conteúdo relevante é aquele que é completo, tem boa legibilidade e entrega o que prometeu no seu título.

Os usuários buscam informações que cheguem rápido e sejam de qualidade, de forma que em poucos minutos, se não encontrarem o que estavam procurando, irão sair insatisfeitas do seu site.

7. Utilize o Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio pode ser considerado como um cartão de visitas da sua empresa dentro do maior buscador do mundo, que pode ser feito rapidamente e é 100% gratuito.

Nele, você pode trazer fotos, textos, informações de contato na e horário de funcionamento, bem como os seus produtos, soluções e demais dados que achar necessário.

Além de ajudar na visibilidade da sua empresa, já que ela pode aparecer na lateral direita de pesquisas relacionadas a ela, também aparece no Google Maps como opção de estabelecimentos quando alguém pesquisar pelo seu tipo de serviço.

O Google tende a ranquear melhor os sites que usam o Google Meu Negócio de forma correta. Sendo assim, esse é mais um fator levado em conta na hora de ranquear a sua página.

8. Respeite as práticas do Google

Tentar burlar as regras do maior buscador do mundo ou infringir as suas diretrizes é uma opção ruim por diversos motivos. O primeiro deles é que os robôs e algoritmos analisam milhões de sites por minuto, de forma que nada passa batido.

Além disso, você será pego mais cedo ou mais tarde, podendo perder posicionamento no ranqueamento e até mesmo ser banido das páginas de pesquisa.

Por fim, os usuários por si só podem identificar quando uma empresa age de má fé no Google, seja por causa dos conteúdos duplicados, textos com exagero no uso de palavras-chave, links duvidosos e conteúdos rasos e sensacionalistas.

A dica é respeitar e seguir ao máximo as diretrizes e regras do buscador, para manter a sua credibilidade e relevância tanto para o Google quanto para os usuários que irão visitar o seu endereço web.

9. Invista em redes sociais

Peraí, não estamos falando sobre visibilidade no Google? Sim! As redes sociais, mesmo que de forma menos impactante, podem ajudar a sua empresa a se posicionar melhor no Google.

Isso porque nelas é possível fazer posts com links diretos para o seu site, o que pode ser considerado pelos robôs como um conteúdo que merece visibilidade, já que é bastante acessado por outros “caminhos”.

Se o seu link tende a ser acessado em diferentes redes sociais por muitas pessoas, ele provavelmente será considerado melhor na hora de ser ranqueado.

Além disso, você pode criar posts patrocinados com os links da sua marca, fazer anúncios sobre o blog e até mesmo campanhas de conversão para a sua landing page.

Aqui, a dica é também seguir as diretrizes das redes sociais e criar anúncios de qualidade e que enriqueçam a sua presença online e consequentemente a visibilidade no maior buscador do mundo.

E aí, pronto para aprender ainda mais sobre esse segmento? Temos um material excelente para que você consiga fazer isso sem dificuldade. Confira nosso eBook completo sobre as KPIs mais importantes.

Métricas e KPIs

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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