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Tudo o que você precisa saber para evitar a falta de posicionamento online

Tudo o que você precisa saber para evitar a falta de posicionamento online

Tudo o que você precisa saber para evitar a falta de posicionamento online

Sabia que atualmente existem cerca de 116 milhões de brasileiros com acesso à internet? A rede é utilizada para comunicar-se com parentes e amigos, obter informações e também comprar. O mundo já é digital e qualquer empresa que deseja ter relevância na vida do consumidor precisa de posicionamento online.

Basicamente, posicionamento é a habilidade de uma marca de ser encontrada na internet, seja por meio do Google ou redes sociais. Através dela, é possível conseguir melhores relações com consumidores e incentivar as vendas.

Por que sua marca precisa de posicionamento online?

A quantidade de usuários de internet no país já é uma boa justificativa para começar a investir em posicionamento online. No entanto, existem mais vantagens envolvidas que vão muito além da visibilidade. Afinal de contas, se alguém deseja ser visto basta usar ferramentas de marketing tradicional, como outdoors e revistas. Porém o posicionamento não é somente sobre ser visto, mas também ser lembrado.

Educar clientes em potencial

Seu cliente em potencial realmente conhece seu produto ou serviço? Talvez não. Por isso, você pode aproveitar o posicionamento online para educá-lo. Para conseguir isso, é importante criar conteúdos relevantes que ajudam o consumidor a percorrer sua jornada de compra.

Aproveite o posicionamento para que seu cliente aprenda sobre suas dores, necessidades e formas de resolvê-las com suas soluções. Seu público está pesquisando em busca de informações diariamente, é seu papel oferecer a ele o que ele precisa.

Conseguir tráfego de qualidade

Ao criar um site em busca de posicionamento online, muitas marcas pensam que só de terem acesso estão bem. Na realidade, nem sempre alguns acessos significam que você já foi encontrado no mundo digital. A quantidade é tão importante quanto a qualidade.

Uma empresa que vende móveis para empreiteiras, por exemplo, deseja que compradores dessas empresas entrem no seu site. Se pessoas reformando a casa começarem a entrar nele, o posicionamento foi feito de forma errada.

Portanto, um bom posicionamento online ajuda o negócio a encontrar tráfego de qualidade que se encaixa no seu público-alvo. Tudo isso é feito através de estratégias de criação de conteúdo e SEO.

Aumentar as chances de conversão

Com acessos de qualidade, sua marca aumenta as chances de conversão e venda. Quando seu negócio está posicionado online ele consegue atrair um número maior de compradores e fechar mais vendas pelo site mesmo.

Se o conteúdo for de qualidade, essas conversões aumentam ainda mais.

Diminuir o custo por venda

Quem trabalha com estratégias pagas e orgânicas ao mesmo tempo consegue muitos benefícios do posicionamento online. Com um maior número de acessos orgânicos ao seu site é possível diminuir o custo das campanhas sem precisar abrir mão de vendas.

O que fazer para evitar a falta de posicionamento online?

Seu negócio precisa ser visto e lembrado online, caso contrário dificilmente se destacará entre a concorrência! Para conseguir oferecer ao cliente uma experiência consistente e satisfatória, a empresa precisa trabalhar seus valores e objetivos online e utilizá-los para se conectar com sua audiência.

Sem posicionamento, nada do que mencionamos acima é possível. Quer entender como não ficar para trás nesse quesito? Separamos algumas dicas essenciais para você!

Onde se posicionar?

Algumas marcas preferem investir somente em uma rede social, como Instagram, outras só querem ter o site. Ambos os casos não são os mais indicados e não conseguem aproveitar o posicionamento online em todo seu potencial. Além de ser uma rede dedicada à informação, a internet proporciona diversos canais de interação entre cliente e marca.

Uma pessoa pode pesquisar produtos ou informações sobre a empresa em diversos meios, incluindo:

  • Redes sociais;
  • Ferramentas de busca;
  • Plataformas de vídeo.

E onde será que você deve estar posicionado para encontrar o melhor resultado? Em todas elas. Os clientes atuais são multicanal e desejam ser atendidos no canal da sua preferência a qualquer momento do dia.

Ou seja, seu negócio precisa estar preparado para utilizar um posicionamento específico para cada rede social, site ou plataforma que aumente as chances de compra do consumidor.

Como se posicionar?

Um dos principais pontos do posicionamento online é o uso de estratégias orgânicas para aparecer com maior destaque nas buscas. O Google, por exemplo, é utilizado por potenciais clientes todos os dias para encontrar conteúdos relevantes. Sua empresa precisa estar nos primeiros resultados para conseguir ser lembrada.

As estratégias orgânicas envolvem otimizar o site para conseguir uma melhor experiência do usuário. Ferramentas que melhorem o tempo de carregamento da página, são um exemplo, mas também existem estratégias de conteúdo essenciais.

Desenvolva brand awareness

O conceito de branding já é considerado como parte essencial da estratégia de um negócio. Basicamente, brand awareness é a forma como a marca é percebida pelo público. Para um exemplo simples basta observar o Nubank.

A empresa que teve como objetivo substituir bancos tradicionais tem valores facilmente identificáveis. Ela preza pela inovação e pelo bem-estar do consumidor. Seu atendimento é excelente não importa o canal e tem um toque de bom humor para atingir melhor seu público. Esse é o branding colocado na prática com eficiência.

Quem deseja atingir posicionamento online precisa entender a própria marca para desenvolver estratégias para atingir seus compradores. As pessoas precisam se identificar com o negócio, entender seus valores e apoiá-los para realmente se transformarem em seguidores.

Destaque sua empresa no Google

Antes de fazer uma compra boa parte das pessoas pesquisa no Google. Não precisa ficar tímido, nós sabemos que você pesquisou as vantagens do smartphone que queria antes de considerar comprar um novo.

Por isso, ser encontrado nessa ferramenta de busca é essenciais. Quem deseja aproveitar o Google para o seu negócio precisa aplicar estratégias de SEO e conteúdo pago. O SEO é um conjunto de otimizações que deixa o site mais amigável para usuários e com conteúdo mais relevante.

Já as estratégias pagas envolvem usar o Google Adwords para conseguir realizar propagandas que aparecem em primeiro lugar para as pessoas que fazem pesquisa na plataforma.

Através do posicionamento online você consegue trazer muitos benefícios para seu negócio e também para o cliente. Está na hora de começar a relacionar-se com seu comprador no seu ambiente preferido: a internet. Então coloque a mão na massa e comece a utilizar as dicas desse artigo!

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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