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SEO para landing page: como aplicar?

SEO para landing page: como aplicar?

SEO para landing page: como aplicar?

É possível fazer SEO para landing page? Essa é uma dúvida recorrente de quem quer ter mais resultado em suas campanhas.

Afinal, quando o assunto é a otimização de páginas, muito se fala dos blogs e do site institucional da empresa, mas não é só isso.

O SEO, que pode ser entendido como a otimização da página para os serviços de busca, tem como foco otimizar os conteúdos na internet para que possam obter uma melhor posição no Google, o que por sua vez aumenta os acessos e demais métricas.

No entanto, do que se tratam essas otimizações? De fato, para quem está conhecendo agora sobre esse termo e a sua potencialidade, pode ser desafiante entender exatamente de qual forma o SEO funciona e como é possível medir isso.

A verdade é que o SEO pode usar uma série de estratégias para obter os resultados esperados, o que depende diretamente da página que será otimizada e da quantidade de conteúdo dela, como um site, blog e até mesmo as landing pages, que inclusive podem se beneficiar bastante com ele.

O SEO envolve algumas estratégias, como a produção de conteúdos relevantes, com o uso correto de palavras-chave, o uso de links internos e externos que tenham relação com o assunto e até mesmo descrever imagens.

Essa prática também envolve a melhoria e acréscimo de informações em textos anteriores feitos e também a atualização de infográficos e e-books.

Além disso, para melhorar o ranqueamento do seu site, é importante entender que também existem práticas a serem evitadas a todo custo, como o plágio de informações, uso de links quebrados, fake news, imagens sem autorização e outras práticas de black hat.

Engana-se quem pensa que os milhares de robôs que analisam se os conteúdos estão seguindo os algoritmos são facilmente enganáveis, como eram há alguns anos. É exatamente o contrário: a cada dia se atualizam mais e se tornam menos passíveis de erros.

Sendo assim, se aqueles conteúdos repletos de repetições, palavras-chave em todas as frases e com informações sem procedência conseguiam algum tipo de ranqueamento no passado, saiba que hoje em dia podem até mesmo serem banidos do buscador!

E aí, pronto para entender como aplicar SEO para landing page?! Continue por aqui e saiba por que fazer isso e, claro, como fazer.

Por que aplicar SEO para landing page?

Até mesmo para quem tem alguma familiaridade com essa estratégia, pode ficar questionado se realmente é possível aplicar o SEO para landing page, já que elas são conhecidas por terem uma pequena quantidade de texto e poucos itens a serem otimizados.

Criadas para garantir o maior número de conversões possível, as landing pages são páginas usadas para ficarem por um tempo específico no ar, geralmente durante uma campanha específica.

Podem ser usadas para divulgar produtos como e-books gratuitos, incentivar o cadastro de leads, bem como trazer alguma promoção mediante alguma ação, como cadastrar-se no banco de dados da empresa.

Para muitos gestores, até então a landing page não precisaria de otimização de SEO e o único investimento seria nos links patrocinados ou no envio do endereço desse site para a base atual de clientes e compartilhamento dele nas redes sociais.

No entanto, o SEO é uma opção viável até mesmo para sites “com data de validade”, já que aumenta a visibilidade e permite que mais pessoas possam ter acesso a essa página.

Além disso, durante a produção da sua página de conversão, você pode já usar o SEO nos conteúdos, na URL, na descrição das imagens e até mesmo no layout e desenvolvimento, para que o site seja rápido, leve e responsivo.

Como fazer isso?

Agora que você sabe que o SEO para landing page existe e é uma boa pedida, é hora de colocar essa estratégia em prática para ter resultados ainda mais satisfatórios na sua campanha de conversão.

Veja a seguir alguns caminhos para usar os mecanismos de buscas a favor da sua página:

Definindo a palavra-chave

Mesmo que as landing pages tenham pouco conteúdo em comparação a um site institucional, ainda possuem algum tipo de material textual, o que torna possível definir e usar estrategicamente as palavras-chave.

Aqui, a dica é pensar de que forma aquele termo pode ajudar nas buscas, facilitando o acesso ao site e também deixar claro do que ele se trata.

Otimizando o título e URL

A URL precisa ser otimizada e fácil de ser lembrada pelos usuários, evitando nomes grandes, pontuações, números e demais itens que podem dificultar a sua indexação.

Não se esqueça de pensar no título da landing page também, para que siga a mesma estratégia da URL.

Criando um conteúdo de qualidade

Seja um pequeno vídeo, frases, CTAs e demais conteúdos, foque na qualidade deles. 

Evite copiar qualquer item, trazer links com problemas, informações falsas ou até mesmo uso de imagens e demais materiais sem autorização de uso.

Além disso, a ideia é que a landing page enriqueça ainda mais a relação entre os usuários e a sua marca, por isso, os conteúdos não são importantes apenas para SEO.

Oferecendo responsividade no template

Outro fator que importa bastante para o Google na hora de ranquear uma página é sobre a experiência de uso que ela fornece. 

Um site que abre em qualquer dispositivo e se adéqua a ela é fundamental.

Seja celular, tablet, computador de mesa e notebook, por exemplo, a landing page precisa abrir e ser funcional, ou seja, apresentar a mesma usabilidade.

Certificando-se que a landing page abre com rapidez

Do que adianta pensar em todo o SEO da landing page se ela for pesada. 

O tempo de resposta de um site influencia bastante nos seus resultados.

A dica aqui é pensar em uma linguagem de programação leve e ter um layout do site focado na objetividade.

Pronto para usar esses passos e enriquecer o SEO da sua página de conversão? Aproveite e leia também outro post que aborda sobre 6 passos fundamentais para lançar um novo site!

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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