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Esteja atento aos sinais: dados para medir os resultados do seu negócio

dados para medir os resultados do seu negócio

Esteja atento aos sinais: dados para medir os resultados do seu negócio

Tomar decisões baseadas em achismos não é uma prática viável para seu negócio, concorda? 

Por isso, para ter uma gestão eficiente é preciso acompanhar e mensurar os indicadores mais importantes para sua empresa.

Quem tem uma cultura orientada por dados consegue tomar decisões inteligentes baseadas em números. 

Uma das grandes vantagens de investir no marketing digital é justamente a possibilidade de mensurar os resultados de maneira efetiva.

Continue a leitura e veja como mensurar os dados que realmente importam para seu negócio!

Quais dados são importantes para seu negócio?

Tudo parte do planejamento. Vai fazer uma ação, lançar um novo produto ou serviço? 

Crie um planejamento, elabore as etapas do seu plano de ação e estabeleça quais métricas são importantes acompanhar para avaliar o sucesso da ação. 

Em um lançamento de eBook, por exemplo, devemos observar as taxas de conversão da landing page. 

Quando o material é enviado por um e-mail marketing, acompanha-se a taxa de abertura e clique.

Os dados importantes que precisam ser monitorados são variáveis.

Você deve estabelecer quais são os indicadores que possuem maior variação e que podem gerar mais impacto no seu negócio.

Esses são os que precisam ser acompanhados de pertinho – todo dia ou semanalmente.

Não adianta olhar um número hoje e outro no mês que vem. É preciso criar uma rotina para essa tarefa.

Outros indicadores classificados com menor relevância podem ser acompanhados com uma periodicidade menor. Mas não os esqueça!

3 métricas para medir resultados com o marketing digital

As métricas mais importantes para o seu negócio trabalham com valores reais da sua estratégia de marketing.

É essencial que todo planejamento estratégico de marketing digital tenham KPIs – indicadores chave de performance – bem definidos para saber exatamente o que precisa ser medido.

Veja a seguir como encontrar as métricas que vão te apresentar resultados reais!

Cálculo de ROI

ROI é a sigla em inglês para “retorno sobre o investimento”. 

Considerada uma das métricas mais importantes, é usada para saber quanto a empresa ganhou com investimentos.

Essa maneira de mensurar o resultado não é exclusiva do marketing digital e pode ser usada para calcular o resultado de qualquer investimento realizado, seja ele online ou não.

O ROI permite calcular quanto dinheiro seu negócio perdeu ou ganhou com os investimentos feitos em determinada ação – pode ser em mídia paga, novas ferramentas, entre outros.

A fórmula para calculá-lo é bem simples:

  • ROI = (receita – custo) / custo

Por exemplo, se o ganho obtido (a receita) foi de 100 mil reais e o investimento inicial (custo) foi de 10 mil reais, temos:

  • ROI = (100.000 – 10.000) / 10.000 = 9

Nesse exemplo, o retorno foi de 9 vezes o investimento inicial. 

Como é mais comum calcular o ROI em porcentagem, basta multiplicar o resultado por 100 – neste caso, 900% de retorno.

Você deve entender o que o ROI significa para seu negócio e como a métrica influencia em seus objetivos. 

Trace métricas realistas e monitore-as constantemente.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é muito utilizada para calcular métricas de cliques, acessos, vendas…

Essas informações são fundamentais para mensurar o resultado de uma determinada estratégia, como o lançamento de um material rico.

Para calcular é bem simples: basta comparar o número total de visitantes de uma página com a quantidade de usuários convertidos nela.

Por exemplo, você tem uma landing page com os seguintes números:

  • Visitantes: 800
  • Pessoas que converteram: 500

O cálculo da sua taxa de conversão para essa página seria o total de conversões, dividido pelo total de visitantes. Então 500/800 = 0,625. 

Como o ideal é apresentar essa taxa em porcentagem, 0,625 x 100 = 62,5%.

Com essa taxa, é possível encontrar as falhas e acertos em todo o processo. 

A partir disso, devemos desenvolver ações capazes de resolver esses problemas, sempre focados em aumentar a métrica.

CAC – Custo de Aquisição de Clientes

É uma métrica valiosa para calcular o valor de cada novo cliente proveniente da sua estratégia de marketing digital.

O valor, nesse caso, é calculado dividindo o investimento pelo número de vendas feitas.

Aqui é preciso levar em conta todos os gastos envolvidos diretamente com a aquisição de clientes. 

Normalmente as empresas incluem os gastos de marketing e vendas, como salários da equipe, verba de mídia, softwares de automação, entre outros.

Quanto mais baixo é o valor do CAC, significa que sua estratégia está trazendo clientes novos a um baixo custo.

O valor está muito alto? Então é hora de rever as estratégias e ajustar o que é necessário.

Já deu para perceber como é importante medir os resultados do seu negócio, né? 

Para te ajudar nessa missão, preparamos um eBook completo com os dados que são importantes para a sua empresa. 

Baixe gratuitamente clicando aqui ou no banner abaixo e descubra como esses números devem ser compreendidos e aplicados.

Métricas e KPIs

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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