Importância do e-mail marketing para sua empresa

Importância do e-mail marketing para sua empresa

Importância do e-mail marketing para sua empresa

Uma das estratégias mais famosas dentro do cenário digital é o e-mail marketing. Por ter um certo tempo desde que foi reconhecida dessa forma, muitos acreditam que ela não possui o mesmo efeito no planejamento das empresas.

Mas acredite, você precisa entender a importância do e-mail marketing dentro da sua estratégia de marketing digital.

Vamos trazer informações completas sobre essa tática fundamental no meio online, ajudando a entender os motivos que tornam o e-mail marketing uma das ações mais relevantes para engajar sua audiência e conseguir ótimos resultados.

Importância do e-mail marketing: funciona mais para B2C ou B2B?

Afinal, o e-mail marketing é uma ação que possui mais resultados quando usada no B2C ou no B2B? Na verdade, o e-mail marketing vale muito bem para ambos os modelos!

Essa estratégia não é algo exclusivo de um modelo de negócio ou de outro. Qualquer empresa pode se apoiar no e-mail marketing para gerar interação com seus leads e possíveis clientes de forma bem estruturada.

O que vai mudar na prática é a maneira como se comunica ou a produção de conteúdos de acordo com a persona que precisa atingir.

Para entender melhor como isso funciona, vamos compreender do que realmente se trata o e-mail marketing.

O que é e-mail marketing?

Podemos definir a ação de e-mail marketing como uma estratégia de marketing digital direta, ou seja, que atua diretamente com cada indivíduo que disponibilizou seu contato de e-mail para receber a comunicação e ter uma interação com determinada empresa ou marca.

Ela é uma forma de transmitir mensagens conscientes, por meio de processos estruturados e personalizados de envio com foco em impactar de forma correta o receptor da mensagem.

Com essa etapa importante do seu planejamento, você pode criar um fluxo constante de nutrição que vai conduzindo os seus leads pelo caminho correto no seu funil de vendas.

Uma característica fundamental para ter sucesso com essa estratégia é atrair a atenção das pessoas de forma rápida, despertando o desejo do leitor em abrir o e-mail para saber que mensagem o aguarda.

Mas você já sabe como pode dar andamento a essa importante tática online? É preciso utilizar algumas ferramentas como as que vamos te mostrar a seguir.

Ferramentas de e-mail marketing

Para começar a colocar em prática da forma mais simples possível as ações e entender a importância do e-mail marketing, você pode usar uma série de ferramentas disponíveis no mercado que possibilitam criar sua própria lista de e-mails e enviar suas mensagens de forma segmentada.

Sem elas, seria impossível colocar em andamento um processo de envio de e-mail marketing, já que o trabalho teria que ser completamente manual, de um por um. Estas ferramentas, por sua vez, permitem que uma mesma mensagem seja transmitida para diversas contas de forma personalizada. Confira algumas das principais:

MailChimp

O MailChimp é uma das ferramentas de automação de e-mails mais utilizadas no mundo.

Ele tem grande destaque por ter uma ótima versão gratuita que permite cadastrar até 2.000 contas de e-mail e enviar 12.000 conteúdos por mês, o que resulta na média de seis modelos de e-mails diferentes para enviar mensalmente, um bom número para começar.

Existem algumas opções de modelos prontos que tornam a criação de um e-mail marketing algo bem mais simples do que poderia imaginar.

Por isso o MailChimp é uma boa porta de entrada para entender como funciona na prática a criação de e-mails para envio.

RD Station

Já o RD Station é uma das plataformas mais completas de automação de marketing disponíveis no mundo.

Esse sistema é o principal produto desenvolvido pela Resultados Digitais, uma das empresas relacionadas ao marketing digital mais conhecidas no Brasil, ajudando diversos negócios a desenvolverem sua presença online.

Mas se tratando da importância do e-mail marketing em específico, o RD Station permite criar diversas formatações de e-mails, programar disparo automático de acordo com o estágio do funil ou com a ação que algum visitante ou lead executa no seu site principal.

Como o e-mail marketing pode ajudar para o sucesso das empresas?

O e-mail se tornou um canal de marketing importante para comunicação em massa, já que uma grande parcela da população acompanha diariamente todos os contatos que chegam através dele.

Por isso, a estratégia de e-mail marketing permite que você alcance várias pessoas ao mesmo tempo, usando um meio que é de interesse contínuo de todos e que motiva a criação de uma relação muito próxima.

Mas lembre-se: apesar das ferramentas contribuírem e muito na hora de criar seu design ou enviar seus e-mails, o que será relevante mesmo para o seu lead é o conteúdo passado em cada e-mail.

Contar com a ajuda de uma agência que atua no meio digital, já com experiência de trabalhos de e-mail marketing, é fundamental para ter uma estratégia bem planejada e realmente conseguir resultados satisfatórios por meio dessas ações.

Acompanhe as métricas!

Para realmente conseguir aproveitar todos os benefícios do e-mail marketing, é essencial que exista um acompanhamento constante das métricas relacionadas a suas campanhas de envio.

Confira as principais métricas de e-mail marketing que você precisa acompanhar:

  • Percentual de entrega;
  • Taxa de abertura dos e-mails;
  • Percentual de cliques nos links internos das mensagens (CTRs);
  • Taxa de conversão para a ação planejada em cada e-mail;
  • Percentual de descadastros da sua lista de e-mail.

Cada um desses pontos vai mostrar se você obteve sucesso no planejamento e quais os fatores que precisa focar visando melhorar os números.

Então para aproveitar ao máximo o e-mail marketing na sua empresa, não pense nele apenas como uma forma de passar informações básicas, mas sim como uma arma poderosa que vai te ajudar a conseguir mais vendas e um contato mais próximo com sua audiência.

Gostou de saber sobre a importância do e-mail marketing para sua empresa? Percebeu que para ter presença digital forte é fundamental aplicar essa estratégia no seu negócio? Então conheça mais sobre nossa agência que está pronta para te ajudar a conseguir grandes resultados online. Até a próxima!

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Pâmela Pelizzaro

Formada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela UCS, especialista em criação de conteúdo para diferentes plataformas, também tem formação em Social Media pela Petit Escola de Mídias Sociais.

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