Tendências de SEO para 2023

Tendências de SEO para 2023

Tendências de SEO para 2023

O SEO é um elemento fundamental para uma presença digital forte, mas para que seja aplicado com eficiência é preciso estar atento às tendências e atualizações sobre o assunto.

Com a chegada de um novo ano, é necessário se informar e conhecer as principais técnicas em que vale a pena investir, garantindo que a estratégia utilizada seja efetiva e traga bons resultados para o seu site.

Assim, além de reforçar alguns conhecimentos, é importante ficar por dentro daqueles que devem ser adquiridos ao longo do novo ano.

Para conhecer as principais tendências de SEO para 2023, continue a leitura!

As 4 principais tendências de SEO para 2023

O SEO é um elemento essencial para construir uma presença digital eficiente para um negócio, alcançando mais visibilidade na internet e fazendo com que sua marca chegue a cada vez mais pessoas.

Técnicas como o uso de palavras-chave e backlinks já são amplamente conhecidas e bastante utilizadas em diversos sites, mas há outros recursos que fazem a diferença para um bom posicionamento no ambiente digital.

Assim, conforme os algoritmos dos mecanismos de busca e o comportamento dos usuários sofrem alterações, é natural que novos fatores adquiram relevância nesse cenário.

Confira 4 tendências de SEO para melhorar a presença digital do seu site em 2023:

Site para mobile

Há alguns anos, os dispositivos móveis vêm se inserindo com cada vez mais força no dia a dia da população, sendo utilizados para as mais diversas atividades.

De acordo com um levantamento realizado pela Global Mobile Market Report, o Brasil se encontra entre os cinco países com o maior número de usuários de smartphone, o que demonstra a relevância desses aparelhos na vida das pessoas.

Assim, o mobile first, que direciona o foco da criação de sites aos dispositivos móveis, torna-se uma tendência crescente, contribuindo para uma navegação mais fluida nesses aparelhos e melhorando a experiência de usuário para a maior parte dos visitantes de uma página.

Essa é uma mudança considerável em relação ao que costumava acontecer anteriormente, quando os sites eram desenvolvidos primeiramente para o formato desktop e, em seguida, eram adaptados para outros dispositivos.

Conteúdo audiovisual

Para acompanhar as principais tendências de SEO, também é importante estar atento às novidades e mudanças de diferentes espaços digitais, como tem sido o caso das redes sociais.

Com a popularização de plataformas como o TikTok ou dos reels, no Instagram, podemos observar o crescimento do conteúdo audiovisual.

Tanto o público quanto os algoritmos de diferentes redes têm privilegiado os vídeos, principalmente aqueles que têm curta duração, apontando um novo caminho a ser explorado ao longo deste ano.

Para que seja utilizado de forma eficiente, é importante conciliar o conteúdo audiovisual com outros elementos já conhecidos do SEO, como o uso de palavras-chave em títulos e descrições, além de uma segmentação eficiente do público-alvo.

Assim, esse é um caminho a ser explorado com mais atenção pelas marcas que pretendem construir uma presença digital forte e marcante em 2023.

Core Web Vitals

Além do destaque nas redes sociais, também é importante estar atento às estratégias que permitem alcançar mais visibilidade no Google.

As Core Web Vitals são métricas desenvolvidas pelo próprio mecanismo de busca, que acompanham a tendência de direcionar mais atenção à experiência do usuário, focando em sua interação com as páginas que acessa.

Esses elementos serão responsáveis por determinar a colocação de um site entre os resultados de futuras pesquisas, levando em conta fatores como: velocidade de carregamento, interatividade e estabilidade visual.

Assim, quanto mais positiva for a experiência do usuário ao acessar uma página, melhor será o posicionamento do site no mecanismo de busca.

Dessa maneira, esse pode ser um momento interessante para investir na otimização de sites, além de reforçar algumas práticas que já vinham se popularizando, como é o caso do UX Design.

Produção de conteúdo com qualidade

Seja qual for a atualização aplicada aos mecanismos de busca, algumas práticas nunca deixam de ser tendência, como é o caso da produção de conteúdos de qualidade.

Enquanto alguns elementos podem perder relevância com o avanço desses motores e com a mudança de comportamento dos usuários, a informatividade e veracidade são sempre fatores de grande importância para o Google.

As atualizações recentes no algoritmo de busca têm reforçado ainda mais esse aspecto, a partir do princípio do “conteúdo útil”.

Isso significa que serão priorizados os conteúdos considerados mais humanizados e originais, que proporcionam uma comunicação menos mecânica com aqueles que o consomem.

Assim, as técnicas de SEO devem ser sempre aplicadas em conjunto com um conteúdo informativo e relevante para o público ao qual se destina, garantindo uma presença digital marcante e positiva.

Conciliar esses fatores é uma tarefa complexa, que exige conhecimento e experiência. Por isso, para garantir um posicionamento digital eficiente para a sua empresa, conte com a Orin!

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Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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