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Saiba tudo agora sobre estratégia de ancoragem e os impactos em vendas

Saiba tudo agora sobre estratégia de ancoragem e os impactos em vendas

Que o marketing é repleto de estratégias para impactar positivamente as vendas não é novidade, mas você sabia que algumas delas foram criadas a partir da psicologia?

Estamos falando da estratégia de ancoragem de preços, uma tática muito utilizada por diversas empresas do mundo.

Ficou curioso (a)? Então continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto:

 

Como funciona a ancoragem de preços?

A estratégia de ancoragem de preços funciona com base em princípios psicológicos onde as marcas organizam seus preços de uma maneira que induza o consumidor a ter determinado tipo de comportamento, aumentando assim as vendas.

Desde muito novos somos pré-programados para obter o maior número de vantagens possíveis. O ser humano gosta de ganhar.

Nesta lógica, quando percebemos que teremos algum tipo de vantagem, nossa mente cria uma situação que nos faz agir sem questionar, o que pode resultar na compra por impulso, de caráter emocional e não racional.

Para entender melhor vamos exemplificar uma situação: imagine que você entrou em uma loja de sapatos e se interessou por um determinado tipo. Ao perguntar o preço a vendedora diz que custa R$ 250,00.

Inicialmente você achou o valor um pouco salgado, por isso continuou a procura. Então, a vendedora te mostra outro sapato, da mesma marca, mas com um valor bem maior: R$ 500,00.

Neste cenário o primeiro calçado já não é tão caro assim, não é mesmo? Isso porque você associa que embora sejam diferentes, os produtos são fabricados pela mesma marca, logo, possuem a mesma qualidade.

Basicamente esta situação que mostramos detalha especificamente o que é a estratégia de ancoragem de preços.

 

Ancoragem de preços no mercado de luxo

As marcas de luxo são um dos segmentos que mais utiliza a estratégia de ancoragem de preços.

Isso porque a partir dessa estratégia é possível aumentar o número de vendas para os consumidores, deixando as marcas cada vez mais satisfeitas.

Mas não pense que a estratégia se restringe apenas a este mercado não. Diversos segmentos a utilizam, desde marca de celulares, hotéis, carros e restaurantes até serviços em geral.

Em um hotel, por exemplo, há sempre uma suíte máster impecável e repleta de regalias que custa bem mais cara que as outras.

Ela não está ali para ser alugada frequentemente, pelo contrário, seu papel basicamente é tornar as outras opções mais baratas. Puramente estratégico através da estratégia de ancoragem de preços.

 

Ancoragem de preços no mercado popular

Se você acha que apenas o mercado de luxo é capaz de aplicar a estratégia de ancoragem de preços se enganou!

Diversas lanchonetes e fast foods aplicam essa estratégia no negócio, diversificando os valores dos produtos de maneira que, propositalmente, o consumidor escolha aquele que a empresa mais deseja vender.

Ancoragem de preços por separação de classes

Outra maneira de utilizar a estratégia de ancoragem de preços é através da classificação de produtos em três etapas:

Classe 01 – Produtos de entrada (Front-End)

Os produtos de entrada são aqueles que possuem o menor valor.

Eles servem para o público que ainda não conhece a marca ou serviço e oferece uma boa qualidade com um valor abaixo dos demais, por isso é mais fácil de produzir e vender.

Classe 02 – Produtos Intermediários (Back-End)

Os produtos intermediários servem para trazer a principal solução na comercialização de sua marca ou serviço.

Eles podem ter valores até três vezes maiores que os produtos de entrada e geralmente ganham destaque nas vendas consultivas.

Classe 03 – Produtos topo de linha (High-End)

Este tipo de classificação do produto serve principalmente para ancorar o padrão de preços e qualidade da sua marca, ou seja, para tornar os produtos intermediários mais fáceis para vender.

Por serem considerados produtos de alto padrão, podem custar até dez vezes mais que os produtos anteriores.

 

Como utilizar a ancoragem de preços no seu negócio

Tendo em mente a estrutura apresentada anteriormente é possível classificar seus serviços e produtos como: Entrada, Intermediário e Topo de Linha.

Assim, você consegue organizar sua própria estratégia de ancoragem de preços e aumentar suas vendas, conquistando cada vez mais clientes. Demais, não é mesmo?

São diversas as estratégias de marketing que podem ser utilizadas para alcançar bons resultados, por isso, é importante ter uma equipe qualificada para cuidar da comunicação da sua empresa.

Se você precisa de ajuda para alavancar seu negócio, fale com um de nossos especialistas. Estamos prontos para te atender!

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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