4 desafios que estão impedindo o sucesso da sua empresa

4 desafios que estão impedindo o sucesso da sua empresa

4 desafios que estão impedindo o sucesso da sua empresa

É comum observarmos empresas com grande potencial de crescimento que não conseguem evoluir. Além de ter um bom ambiente de trabalho, muitas vezes são empreendimentos com produtos e serviços de qualidade que não conseguem obter resultados positivos.

Ver o crescimento dos seus concorrentes enquanto seu negócio não sai do lugar pode ser muito frustrante. O sucesso da sua empresa não é tarefa fácil. Com muitos desafios pela frente, você será exigido ao máximo para conseguir se firmar como uma empresa que faz a diferença no mercado.

Entender as mudanças é essencial para manter um bom empreendimento. Desde cuidar da sua equipe até controlar investimentos, veja, a seguir, 4 desafios que podem estar impedindo o sucesso da sua empresa.

1. Gestão de pessoas: você se preocupa com isso?

O sucesso da sua empresa está diretamente ligado às pessoas que fazem parte dela. A sua equipe é a grande responsável por carregar a sua marca juntamente com você. Por isso, investir na gestão de pessoas é o primeiro e principal desafio.

Se você não está preocupado com isso ou não está fazendo da maneira correta, seu negócio vai sofrer o impacto.

Para ter colaboradores motivados, responsáveis e com foco no trabalho, é preciso valorizá-los. Uma vez que eles são tratados bem e existe diálogo dentro da organização, o resultado vem de maneira positiva: as pessoas que trabalham com você desempenham seus papéis com competência e a empresa cresce naturalmente.

Motivação é a chave do negócio. Uma equipe motivada trabalha muito mais feliz. Fique próximo aos seus funcionários para saber o que eles precisam para valorizar mais a empresa e desempenhar suas funções da melhor maneira possível.

Capacidade da sua equipe

Devemos levar em conta que não é só de motivação que vamos fazer uma gestão de pessoas eficiente. É preciso considerar a capacidade da sua equipe. Você contratou profissionais preparados para o que precisa? Pode confiar a eles desde tarefas simples até as mais relevantes para seu futuro?

Quando os profissionais que fazem parte da sua empresa têm capacidade técnica limitada, os seus resultados serão limitados. Investir em qualificação é essencial para melhorar os resultados produzidos e se manter em constante evolução para acompanhar as mudanças que acontecem a todo instante.

De nada adianta ficar apontando culpados se você, no papel de gestor, não estiver atento e cobrando o desenvolvimento dos seus colaboradores. Lembre-se: você não vai extrair resultados melhores de quem já deu o seu máximo e que não pode produzir além daquilo por limitações técnicas.

Aqui há duas questões bem pontuais que escutamos com frequência no mercado: profissionais qualificados custam muito caro e por que devo investir em treinamentos para depois a pessoa ir trabalhar em outras empresas.

Primeiro, se sua empresa não tem condições de pagar melhores salários é porque não produz resultados. Um profissional altamente qualificado pode gerar resultados efetivos e você terá condições de pagar por ele.

Segundo ponto: já se questionou por qual motivo os profissionais trocam de empresa? Você vai perdê-lo para concorrência se não investir em melhores salários, boas condições de trabalho, novos desafios, liberdade para agir dentro de sua área, entre outros pontos.

Tenha em mente que o sucesso da sua empresa está diretamente ligados às pessoas, como mencionamos no início. O crescimento será proporcional a capacidade de produzir resultados a partir das pessoas que fazem parte dela.

2. Qual empresa você quer ser?

Mudamos o tópico, mas não se engane, pois ainda falaremos de pessoas. O mercado está evoluindo. Diante deste cenário, um dos desafios que influenciam no sucesso da sua empresa é se transformar em um negócio que todo mundo adoraria trabalhar.

Um exemplo de grande corporação é o Google. A empresa é famosa por conceder benefícios aos seus colaboradores que vão desde um excelente ambiente de trabalho ao incentivo a prática de atividades físicas.

Ok, você não é o Google, então como fazer isso na sua empresa? Faça uma lista detalhada com as coisas que te desmotivou no papel de funcionário e fique atento para que elas não se repitam quando você for o chefe. Também acompanhe pedidos e sugestões da sua equipe para que o ambiente de trabalho seja um lugar leve, descontraído e agradável para todos.

Um espaço que seus funcionários apreciem ajuda a estimular a criatividade. Não é novidade encontrar por aí empresas com locais para pausas com cafezinho, para jogos ou até mesmo com uma jornada de trabalho mais flexível. São pequenos detalhes que podem fazer a diferença para deixar o colaborar mais confortável.

3. Planejar é essencial para o sucesso da sua empresa

Estudar estratégias e ações é muito importante para fazer do seu empreendimento um verdadeiro sucesso. Essa etapa, quando bem trabalhada, ajudará a trazer o resultado esperado.

Por isso, ter um bom plano de negócios é imprescindível para concentrar informações sobre sua empresa. Indicado para quem está começando no mundo do empreendedorismo, também pode ser aproveitado por quem ainda não tem um. Afinal, o plano irá orientá-lo com informações sobre seu ramo de atuação, produtos e serviços oferecidos, possíveis clientes, concorrentes e fornecedores, além de ressaltar os pontos positivos e negativos do negócio.

É uma ferramenta que ajuda a empresa a focar nas atividades que são essenciais para se manter e evoluir. Com planejamento você tem conhecimento das ações antes mesmo de realizá-las, diminuindo os riscos que podem vir a afetar seu empreendimento.

4. Fique de olho na parte financeira

Cuidar do setor financeiro é essencial para todo negócio. É muito difícil manter uma empresa mais do que alguns meses sem se tornar rentável.

Um conceito bem importante para os empreendedores é o fluxo de caixa. Com isso, podemos controlar como estão as receitas e despesas da empresa em um período específico, seja dia, semana ou mês.

Muitos negócios não sobrevivem por falta de dinheiro para girar o fluxo de caixa. Segundo especialistas em economia, a demora entre aceitação do produto, início das vendas e sustentabilidade do fluxo de caixa é em média de seis meses.

Sabendo disso, para ter um fluxo de caixa saudável, você precisa do conhecido capital de giro – aquela economia reservada para pagar as despesas enquanto o dinheiro com clientes não ocorre.

Quando essa etapa estiver estável, é preciso continuar investindo para melhorar os resultados. Não fique acomodado. Procure caminhar junto com a tecnologia, investir em treinamentos para sua equipe, pensar em novos produtos e serviços.

Para alcançar o sucesso da sua empresa é preciso ter um investimento contínuo em diversas áreas.

Uma ajudinha do Marketing

O marketing é importante para qualquer negócio e não seria diferente com a sua empresa. Através dele é possível trabalhar a relação da sua marca com o seu cliente. Uma boa estratégia de marketing faz toda a diferença para conseguir novos consumidores, fidelizar os que já existem e ter mais resultados.

Investir em marketing é necessário para qualquer empresa que deseja crescer. Ele possui diversas vantagens e ainda pode ter suas campanhas e estratégias monitoradas bem de perto. Isso significa que há muitas oportunidades para se destacar no mercado usando um marketing acessível.

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

Deixe um comentário