Certificado SSL: o que é e para que serve

Certificado SSL: o que é e para que serve

Certificado SSL: o que é e para que serve

Design personalizado, atrativo e funcional, além de conteúdos criativos, são fundamentais para garantir uma experiência positiva ao usuário que acessar seu site. Porém, não são elementos suficientes para garantir a segurança de quem navega na web.

Essa é uma preocupação que está em evidência desde que os navegadores de internet começaram a notificar os usuários sobre a segurança das páginas. É por isso que hoje vamos falar sobre o Certificado SSL e mostrar como essa tecnologia se tornou tão importante no universo digital.

Você já notou que alguns endereços da web começam com http e outros com httpsA diferença é que https significa que o site tem segurança SSL.

SSL significa Secure Socket Layer e nada mais é do que um mecanismo usado para codificar informações por meio da criptografia. O Certificado SSL tem como objetivo proteger dados pessoais ou sigilosos que circulam na web. E como isso é possível? Ao criptografar ou embaralhar dados enquanto ele passa entre sites e servidores da web, impedindo que pessoas mal-intencionadas possam capturar essas informações.

Com toda essa inovação podem surgir muitas dúvidas sobre como obter esse certificado, para que ele serve e qual é o tipo mais adequado para seu negócio. Continue lendo esse artigo para ter todas informações que você precisa sobre o assunto!

Para que serve o Certificado SSL?

O Certificado SSL é um pequeno arquivo de dados criado para proporcionar mais segurança na troca de informações entre um visitante e o servidor que hospeda o site. Quando instalado em um servidor web, o SSL ativa o cadeado e o protocolo https, permitindo conexões seguras.

Assim, com a segurança SSL, todos os dados transmitidos pelo site serão criptografados, evitando que sejam interceptados por terceiros. Qualquer tentativa de capturar um pacote de dados se torna irrelevante. Mesmo que alguém seja capaz de interceptar os dados, será impossível decifrar o conteúdo.

Como saber se o site tem Certificado SSL?

É muito simples. Quando o site tem Certificado SSL, um ícone de cadeado, seguido do https, aparece na barra do navegador. Todos possuem basicamente a mesma característica visual, ao exemplo: https://www.meudominio.com.br. Com isso é possível saber que a troca de informações neste site está protegida contra hackers.

É importante contar com a segurança SSL em todas as páginas. Mas fique atento principalmente nas que solicitam usuário e senha e em casos de compras pela internet. Observe sempre se é apresentando o https no endereço.

Mas o SSL não é restrito apenas para esses casos que acabamos de citar. Ele também é importante para informar aos usuários sobre a legitimidade e verificação do seu site. Mostrar que você possui um site sério e comprometido em relação à segurança é uma ótima maneira de ganhar confiança do visitante.

Tipos de Certificados SSL

Há três diferentes tipos de verificação:

  1. DV (Validação de Domínio);
  2. OV (Validação Organizacional);
  3. EV (Validação Estendida).

A diferença entre elas está no tipo de validação que a certificadora vai confirmar para emitir o certificado. Essa informação aparece na barra do navegador. Veja a seguir para que é indicado cada um dos casos:

Certificados para validação de domínio

É a certificação mais simples e mais conhecida, recomendada para pequenos sites e blogs pessoais. O nível de segurança fornecido é básico e serve para validar o domínio. Esse processo pode ser feito por e-mail. Assim, a certificadora vai verificar se quem solicitou a validação possui acesso administrativo às contas de e-mail do seu domínio.

O custo dessa certificação para validação de domínio é bem acessível e o procedimento pode ser feito rapidamente. Inclusive, alguns serviços de hospedagem oferecem o Certificado SSL de forma gratuita.

Certificados para validação organizacional

Considerada a intermediária, a certificação para validação organizacional é mais completa, sendo indicada para sites de empresas e e-commerces de médio porte. O nível de confiança é superior ao certificado de validação do domínio.

Além da validação do domínio, também são verificadas informações sobre a organização. Comprovando que seu negócio realmente existe, você demonstra um nível maior de garantia aos visitantes do seu website.

Certificados para validação estendida

De todos os tipos de Certificados SSL, este é o mais completo. Por possuir um grau elevado de validação, é exigido inclusive que a organização faça o envio de documentos físicos.

Além de mostrar os dados básicos que as certificações anteriores também apresentam, esta opção destaca o nome da empresa na URL antes do domínio. Ao lado do cadeado, a validação estendida deixa a barra de endereços do seu navegador totalmente verde, função também conhecida como Green Bar.

As organizações financeiras, grandes empresas e lojas virtuais são as principais empresas que adquirem esse tipo de certificado. Mas isso não impede que qualquer outro negócio opte pela validação estendida, que é a opção mais segura no mercado.

Bônus: melhore o desempenho de SEO com Certificado SSL

Você sabia que o Certificado SSL pode impulsionar seu site nos resultados de pesquisa? O Google e outros mecanismos de busca utilizam sites seguros para encorajar todos os proprietários de sites a embarcarem nessa onda.

Tradicionalmente, o Google compartilha poucas informações sobre os algoritmos usados ​​para determinar os rankings de busca. Porém, a multinacional anunciou que conexões seguras com https serão um sinal de classificação de pesquisa.

Isso significa que, se os usuários puderem se conectar ao seu site por meio do protocolo https, seu website terá uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa do Google. Agora que você já sabe a diferença entre os tipos de Certificados SSL e como garantir a segurança do seu site, escolha o mais adequado para sua empresa e faça parte dessa rede segura na web.

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Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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