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Dicas de marketing digital para empresas B2B

Dicas de marketing digital para empresas B2B

Dicas de marketing digital para empresas B2B

Depois de já conhecermos as dicas importantes para colocar em prática uma boa estratégia de marketing digital para B2C, onde as vendas são realizadas diretamente para consumidores finais, agora chegou a vez de falarmos sobre as dicas de marketing digital para empresas B2B.

É fato que a forma de trabalhar as ações no meio digital precisam ser diferentes já que os públicos são completamente distintos.

Para ajudar você a utilizar o marketing digital com a intenção de vender para outras empresas, acompanhe aqui a série de dicas que separamos e que são focadas no marketing digital para empresas B2B. Coloque em prática cada uma e consiga ótimos resultados para o seu negócio.

Benefícios para seu cliente: deixe claro quais as soluções que pode oferecer

A primeira dica para ter grandes resultados usando o marketing digital para empresas B2B é a seguinte: foque em transmitir mensagens claras sobre o que está disposto a solucionar.

Como já diz uma das grandes regras do inbound marketing, é preciso responder as dúvidas e dores dos clientes para assim conseguir mais acessos. Com isso, terá mais oportunidades de fechar novos negócios.

Mas a maioria das empresas B2B não tem o objetivo de vender produtos diretamente como no B2C. Ao invés disso, eles precisam gerenciar leads de diversos pontos de conversão em seu site para entender como transmitir essa mensagem. As próximas dicas ajudarão a compreender este cenário.

Marketing de conteúdo: crie conteúdos que mostram suas qualidades

Já sabemos também que o marketing de conteúdo é uma arma muito poderosa para o meio digital. Produzir conteúdo que realmente traga valores e benefícios para os leitores vai fortalecer sua marca. Assim, será possível aumentar suas chances de fechar futuros negócios.

O ideal aqui é mapear ideias de conteúdo para os próximos seis ou doze meses. Depois, determine o melhor formato para cada um deles. Considere textos, imagens, vídeos e mídias sociais em seu processo de planejamento e nas futuras formas de publicação.

A maioria dos negócios B2B fica preso a um problema relacionado com a produção de conteúdo: a quantidade de tempo necessário para produzir. Infelizmente, não há nenhum atalho aqui. Mas se você planejar, programar e colocar as pessoas certas no comando, sua produção de conteúdo aumentará em quantidade e valor ao longo do tempo.

Com uma certa frequência de publicações, a tendência é se tornar a referência no seu setor de atuação. Você pode ganhar um importante diferencial em relação aos seus concorrentes. Lembre-se que esse é um trabalho a longo prazo.

Experiência e casos de sucesso: divulgue e aumente sua chance de conseguir novos clientes

Uma dica muito importante para qualquer empresa que atue no mercado B2B é sempre deixar claro o seu nível de experiência e também os seus casos de sucesso. Eles serão pontos importantes para que os próximos clientes vejam o que já levou de resultado concreto para outras empresas.

Você pode inclusive criar landing pages, que são as famosas páginas de conversão onde é oferecido um benefício a um visitante em troca dos seus dados (que nesse caso serão usado para transformá-lo em lead), para que os usuários baixem seus materiais com os vários cases de sucesso que possui.

Dessa forma você agrega ainda mais valor a essas experiências e gera a curiosidade para as pessoas conhececerem seus resultados.

Automação de marketing: peça fundamental para gerar e acompanhar os resultados

A automação de marketing é a tecnologia perfeita para o marketing B2B. Ela fornece uma maneira automatizada de nutrir leads com conteúdo relevante ao longo da jornada de compra.

Nesse caminho, o e-mail marketing vai ter ser extremamente importante, já que é através dele que manterá todos os seus possíveis clientes informados sobre suas novidades e – ao mesmo tempo – poderá gerar oportunidades de vendas e ações diferenciadas.

Mas na velocidade com que as coisas acontecem hoje, assim como as tomadas de decisão, é imprescindível contar com sistemas que gerem essa comunicação automática.

No Brasil temos um grande exemplo de sucesso nessa área, que é da empresa Resultados Digitais. Eles desenvolveram o RD Station, sistema completo de automação de marketing digital que permite fazer todo o acompanhamento de ações online. Além disso, ainda auxilia na produção de conteúdos importantes como os e-mail marketing.

Trabalho com mobilidade: tendência também chega ao mercado B2B

A mudança dos acessos dos PCs para os smartphones é uma tendência chave para os profissionais de marketing B2B, como já tem sido há vários anos para os profissionais mais ligados ao mercado B2C.

Os dispositivos móveis são responsáveis ​​por mais da metade do tráfego na web atual. Se as empresas B2B poderiam supor que seus clientes faziam pesquisas apenas em dispositivos de desktop, agora a realidade é bem diferente.

Uma nova geração de proprietários de empresas usam dispositivos móveis para pesquisar soluções em movimento. Isso significa que os profissionais de marketing B2B precisam se certificar de que o seu conteúdo é otimizado para essa plataforma garantindo processos uniformes para usuários em todos os dispositivos.

Boa parte das empresas B2B têm sites móveis e também aplicativos móveis. Isto mostra que a indústria está finalmente começando a agir de forma conjunta com esse novo cenário. Para alguns setores, não é necessário ter um aplicativo, mas na verdade todos devem ter sites responsivos.

Mesmo que nenhum de seus clientes esteja chegando em dispositivos móveis, você ainda precisará de um site responsivo por causa da atualização mobilegeddon do Google. Caso contrário, será penalizado.

Lembre-se que até mesmo nós estamos dispostos a realizar compras e contatos para orçamento por nossos dispositivos. Então os compradores B2B usarão sim o meio móvel, exigindo que tenha um site otimizado como uma necessidade real.

Gostou de saber mais sobre essas super dicas de marketing digital para empresas B2B? Então temos certeza também que vai se interessar por outros conteúdos do nosso blog que foram produzidos especialmente para você.

Entre eles está o nosso artigo falando dos canais de marketing, conceito importante para colocar em práticas todas as açõe que citamos aqui e também das diferenças entre o marketing digital para empresas B2B e B2C. Aproveite as leituras e até a próxima!

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Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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