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Dicas de marketing digital para empresas B2C

Dicas de marketing digital para empresas B2C

Dicas de marketing digital para empresas B2C

Qual é a melhor forma de usar marketing digital para empresas B2C?

Já falamos aqui sobre a diferença entre marketing digital para B2B (Business to Business) e B2C (Business to Consumer).

Na ocasião, explicamos o que de fato são esses modelos diferentes de negócios e quais as características que cada um deve ter no meio digital.

E devido a importância do tema decidimos aprofundar especificamente em como aplicar o marketing digital para empresas B2C.

A forma como as pessoas se relacionam mudou radicalmente graças ao fácil acesso que temos às diversas redes online.

Mas em contrapartida, o número de informações que são geradas todos os dias cresceu bastante, tornando muito difícil fazer um acompanhamento de tudo que seria de nosso interesse.

Por isso é necessário adotar estratégias diferenciadas que tragam resultados para quem atua com o consumidor final.

Acompanhe esse post, descubra mais sobre esse cenário e conheça 5 dicas valiosas para ter sucesso usando marketing digital para empresas B2C.

Humanizar a marca: passo essencial do marketing digital para empresas B2C

As informações estão circulando com muita intensidade na web e isso torna o trabalho das empresas B2C ainda mais complicado, já que fazer a sua mensagem chegar ao público certo está cada vez mais difícil.

Esse cenário também traz um dado alarmante: no Facebook, rede social com maior número de usuários e de interações diárias do mundo, as postagens orgânicas (sem impulsionamento) possuem apenas cinco horas de vida útil.

A informação foi constatada na pesquisa realizada pela SocialBankers em 2017 e mostra como é pequeno o tempo que a sua empresa tem para chamar a atenção e se mostrar relevante em meio a tudo mais que está em volta.

Apesar de se encaixarem na sua definição de Persona, cada indivíduo também precisa sentir que está conversando de pessoa para pessoa, e não simplesmente com uma marca. Os contatos feitos precisam passar confiança e simplicidade.

O melhor exemplo desse tipo de ação é da Netflix, que nas redes sociais se comporta como menina e responde de maneira bem divertida grande parte dos comentários feitos por seus fãs.

Para conseguir criar esse contato e uma relação de confiança, é importante que as marcas utilizem uma mensagem humanizada. Mostrar empatia a cada mensagem divulgada e ainda despertar sentimentos positivos são formas de colocar isso em prática.

Explore as oportunidades com o marketing digital para empresas B2C

Baseado nos dados do próprio SocialBankers, agora analisando as informações dos relatórios de Fevereiro de 2018, podemos ver o gráfico que mostra qual tipo de indústria ou setor consegue ter o maior número de fãs e seguidores no Facebook:

Marketing Digital para Empresas B2C Principais Industrias no Facebook

Fonte: Social Marketing Report Brazil 2018

Veja que as grandes fatias são representadas por quem atua com o mercado B2C.

Conhecer todo esse panorama é importante para aproveitar as oportunidades e entender o que o seu público está em busca no meio digital.

5 dicas de marketing digital para empresas B2C

Não temos mais como fugir da ideia de que é nas redes sociais que as melhores oportunidades estão concentradas.

Isso acontece porque estamos o tempo todo conectados nessas redes, principalmente através de dispositivos móveis.

Isso gera uma necessidade de produzir formatos de mídias cada vez mais diferenciados para captar a atenção de possíveis clientes.

E para colocar isso em prática, vamos apresentar 5 dicas valiosas de estratégias do marketing digital para empresas B2C.

1. Utilize os formatos de conteúdo certos nas redes sociais

Para empresas B2B, por exemplo, um gráfico ou uma chamada que leve até o blog onde estão artigos relevantes sobre determinado assunto pode trazer mais resultados nas redes sociais.

Mas no marketing digital para empresas B2C, onde a atenção precisa ser em questão de segundos, as imagens mais chamativas e os vídeos são as melhores opções.

Veja abaixo os números divulgados no Visual Networking Index, análise feita em 2016 pelo Cisco:

Marketing Digital para Empresas B2C Resultado da Cisco Visual Networking Index

Resultado da Cisco Visual Networking Index

Com esses dados, podemos observar que o serviço online que mais cresce é o de vídeos, acima das próprias redes sociais.

Já existe um levantamento mais recente que traz a indicação de tráfego de internet em 2021: 82% será destinado apenas para o consumo de vídeos online (acesse as projeções completas clicando aqui).

Não podemos negligenciar mais a força que os vídeos online possuem. Então não perca mais tempo e comece o quanto antes a produzir esse formato de conteúdo.

2. Publique apenas uma vez por dia

Para o B2C, que depende muito da interação do público para gerar resultados, é importante ficar atento às principais estatísticas que envolvem esse tipo de ação, principalmente nas redes sociais.

E uma delas, também divulgada em 2017, mostra como é importante fazer apenas uma postagem por dia no Facebook. Quando essa determinação não é cumprida, realizando uma outra postagem, ela tende a ter menos da metade de interação da primeira, com exatamente 57% menos curtidas e 78% menos comentários.

Esse alerta é importante para perceber como múltiplas ações ao mesmo tempo podem prejudicar o desenvolvimento da sua estratégia.

O importante é focar em fazer o melhor trabalho possível dando ênfase em uma ação por vez.

3. Utilize o Instagram Stories

A pouco tempo, as marcas começaram a perceber que as publicações no Instagram Stories, algo que era tipicamente pessoal, acabou se tornando uma forte ferramenta de atração para as redes sociais.

As publicações que somem depois de 24 horas geram por si mesmas o gatilho mental da urgência.

As pessoas se interessam em ver tudo que pode deixar de existir em pouco tempo, o que é ideal para divulgar ações imperdíveis.

Praticamente todas as principais redes sociais já implementaram a função Stories, então a dica é de que faça bom uso dessa ferramenta.

4. Avalie os resultados

Uma das grandes vantagens de usar estratégias no marketing digital é a possibilidade de medir os resultados de suas principais ações online.

Existem diversas ferramentas que fornecem métricas e estatísticas fundamentais para ajudar nas tomadas de decisões.

Para alcançar seus objetivos e metas, é importante ter sempre números atualizados de como está o andamento das ações.

Redefinir a estratégia se não estiver com percentuais favoráveis ou intensificar as medidas se consegue ter ótimos retornos fazem parte das decisões a serem tomadas através do uso correto dos dados.

5. Conte com uma agência de marketing digital

Para concluir a nossa série de dicas do marketing digital para empresas B2C é importante saber que uma agência de marketing digital contribuirá para gerar bons resultados para você e sua empresa.

O fato é que no B2C não existem muitas empresas capazes de ter um setor ou pessoas que consigam promover todas essas ações.

Contar com uma agência que já traga todo o expertise e experiência de outros trabalhos melhora suas chances de ter retorno e crescimento.

E então, está pronto para colocar em prática essas dicas de marketing digital para empresas B2C?

Lembre-se que o conjunto dessas ações é o   que pode trazer resultados cada vez melhores no seu negócio.

Continue acompanhando nosso blog para receber mais dicas valiosas sobre marketing digital. Até a próxima!

Métricas e KPIs

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

Comentários 2

  • Vanderlei Andréa Donde
    3 de maio de 2018 19:39

    Boa noite
    Preciso falar sobre B2C
    Vamos agendar

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