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Como funciona o tráfego pago nas redes sociais e quando aumentar a verba?

Como funciona o tráfego pago nas redes sociais e quando aumentar a verba?

Como funciona o tráfego pago nas redes sociais e quando aumentar a verba?

Compreender como funciona o tráfego pago nas redes sociais e definir o melhor momento para aumentar os investimentos nesse canal é a dúvida da maioria dos empreendedores.

Em qualquer projeto de marketing é preciso definir de maneira detalhada quais são os objetivos a serem alcançados.

Para alcançar o tão sonhado “aumento do faturamento” existem passos a serem dados, ou melhor, ações a serem tomadas, visando:

  • desenvolver a gestão da marca,
  • aumentar a visibilidade da empresa e dos produtos,
  • construir boas relações,
  • educar o mercado,
  • engajar os colaboradores,
  • fidelizar clientes,
  • aumentar as vendas.

Esse conjunto de ações, quando planejado e realizado, levará o empreendimento a alcançar os seus objetivos, no entanto, é preciso estar atento aos passos a serem dados, mensurando e avaliando os resultados.

Existe um caminho a ser percorrido para se alcançar aquilo que se deseja, portanto, ignorar essas fases pode levar a falsas impressões e a falta de uma base sustentável de crescimento dos negócios.

Por isso, vamos apresentar detalhes do funcionamento do tráfego pago nas redes sociais e observações importantes para que você saiba o momento adequado para aumentar a verba de suas campanhas. Continue lendo nosso post e saiba mais sobre esse importante assunto.

Como funciona o tráfego pago nas redes sociais?

Antes de respondermos como funciona o tráfego pago nas redes sociais, é importante analisarmos os ensinamentos de Philip Kotler, considerado o “pai” da administração moderna.

Segundo Kotler, a gestão de qualquer empreendimento que tenha por objetivo a lucratividade, precisa ter seu foco direcionado aos clientes e ao mercado, portanto, o caminho definitivamente não é o de “vender a qualquer custo”.

É preciso que o centro das atenções seja direcionado ao consumidor, acompanhando e adaptando a gestão empresarial e de marketing às mudanças de comportamento da sociedade.

O marketing digital permite esse acompanhamento e, mais do que isso, consegue em tempo real mensurar se determinada ação está correspondendo aos resultados desejados.

Desse modo, o tráfego pago das redes sociais possibilita que campanhas sejam definidas e direcionadas a públicos específicos, ou seja, a assertividade em apresentar a sua marca para clientes potenciais é muito alta, bastando tão somente que os conteúdos chamem a atenção.

Observe que o trabalho é de muita pesquisa e identificação dos costumes, hábitos e gosto das pessoas ou empresas que podem se tornar bons clientes do seu empreendimento.

Qual o momento ideal para aumentar a verba para o tráfego pago?

Diante de tantas variáveis, para se descobrir como funciona o tráfego pago e quando aumentar a verba para essa ação, é preciso:

Lembrando mais uma vez que as redes sociais possuem objetivos diferenciados e voltados a determinados públicos, portanto, é preciso avaliar qual a preferência dos potenciais clientes da sua empresa, ou seja, quais plataformas costumam acessar:

  • Instagram,
  • Facebook,
  • TikTok,
  • LinkedIn,
  • Pinterest, etc.

O ideal é que o aumento de verba ocorra a partir do atingimento dos objetivos, ou seja, é preciso definir um número a ser alcançado e acompanhá-lo diariamente, avaliando o que está acontecendo e adequando os materiais na medida necessária.

Para isso, é preciso verificar qual a quantidade de visualizações das campanhas e quantos visitantes foram transformados em leads.

Desses leads, quantos ficaram interessados em alguma oportunidade oferecida e finalmente, qual foi o número de negócios realizados e o faturamento obtido.

Orçamento recomendado

Possivelmente, você está se perguntando de que maneira irá realizar todos esses processos e como se dá esse monitoramento.

Não há outra maneira mais eficiente, rápida, segura e econômica para isso do que contar com uma agência de marketing especializada no assunto.

Especialistas, acostumados a trabalhar nos mais diversos canais e sendo conhecedores dos detalhes técnicos de cada rede social, podem, em conjunto com sua equipe comercial, definir o orçamento recomendado para se iniciar um projeto que venha a trazer os resultados esperados.

A partir da realidade de cada empreendimento, do setor em que atua e dos objetivos a serem atingidos (é preciso considerar capacidade de produção, particularidades dos produtos/serviços), um planejamento deverá ser desenvolvido.

Diante desse fato, é impossível recomendar um orçamento sem entender detalhes da operação, ou seja, o melhor caminho é estudar cada caso para se alcançar o que precisa ser feito em termos de investimentos.

Dicas para estruturar o aumento de verba

Sabendo como funciona o tráfego pago e a partir da amplitude das possibilidades existentes, alguns pontos podem ser considerados, independente da área em que sua empresa atue.

Para isso, seguem algumas perguntas que podem ajudar a estruturar o aumento de verba para suas operações, tais como:

  • Atualmente, existe alguma verba definida para tráfego pago?
  • Quais redes sociais são trabalhadas?
  • Os clientes potenciais estão distribuídos por todo o país ou são locais?
  • Como foram os resultados dos últimos 6 meses envolvendo as plataformas trabalhadas?
  • Como foram elaboradas as estratégias de marketing (contemplam as diversas fases do processo de vendas)?
  • Existem períodos de sazonalidade na operação da sua empresa?

Conforme as respostas, é possível identificar os erros, acertos, preferências do seu público e qual o melhor caminho a ser tomado para alavancar os negócios.

A Agência Orin é focada em resultados e voltada a maximizar o potencial dos seus negócios na internet!

Se sua empresa deseja desenvolver um bom projeto de tráfego pago nas redes sociais, estamos à disposição e aguardamos o seu contato para conversarmos a respeito!

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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