fbpx
 

Por que investir em cross posting?

Por que investir em cross posting?

Por que investir em cross posting?

Em constante inovação, as redes sociais apresentam novidades em novas formas de fazer postagens e também na criação de ferramentas, que facilitam o uso, como o cross posting.

Desde o surgimento das redes até os dias atuais, mesmo que tenham passado poucos anos, a velocidade das melhorias e inovações é realmente alta, de forma que para se manter atualizado sobre elas, é preciso se informar constantemente.

Antigamente, era possível apenas postar imagens estáticas e textos, de forma que vídeos, emojis, gifs e até os famosos reels nem passavam pela mente dos criadores das gigantes da internet.

Hoje em dia, além de termos uma grande possibilidade de formatos, estilos e maneiras de postar conteúdos, as redes sociais também disponibilizam ferramentas para facilitar ainda mais o seu uso e trazer ainda mais possibilidades para quem trabalha com isso.

Um grande marco das inovações em ferramentas das redes sociais é o de agendamento de posts, que auxilia grandemente os produtores de conteúdo e agências de comunicação que em um mesmo dia precisavam postar manualmente centenas de conteúdos.

Além de automatizar um processo feito manualmente, que poderia demorar e até mesmo aumentar a chance de erros durante a publicação, essa ferramenta foi o marco para outras inovações, que iremos abordar mais a frente.

Por falar em redes sociais, provavelmente você mesmo deve ter mais de uma, como um perfil no Facebook e outro no Instagram, por exemplo. O mesmo ocorre com as empresas que querem manter uma presença sólida e de qualidade na internet.

No entanto, mesmo com a facilidade de agendar as postagens, ainda é relativamente demorado fazer esse agendamento para diversos perfis diferentes. Mas isso é coisa do passado. Com o surgimento do cross posting, muitos processos se encurtaram.

Mas, infelizmente, nem tudo é perfeito, até mesmo quando falamos de ferramentas desenvolvidas sob rígidos controle de qualidade nas maiores redes sociais do mundo.

Pensando em trazer um panorama completo sobre cross posting, fizemos este post. Entenda do que se trata, os seus benefícios, possíveis desvantagens e a melhor forma de usar essa ferramenta ao seu favor, sem errar.

Continue a leitura e surpreenda-se com o poder de mais uma inovação presente nas principais redes sociais.

O que é cross posting?

O cross posting é a ação de publicar o mesmo post em diferentes redes sociais, geralmente ao mesmo tempo, com ferramentas próprias para isso.

Essa estratégia pode ser aplicada em diferentes redes sociais e com formatos variados também, seja posts estáticos, vídeos e até mesmo stories.

Ao passo que pode trazer facilidades para os criadores de conteúdo, não é uma ação que deva ser feita 100% do tempo e com todos os posts, já que cada rede social, mesmo que tenha públicos muito semelhantes, possui algumas diferenças.

O cross posting é uma solução que, assim como outras, precisa de estratégia e planejamento e, em determinados casos, algumas otimizações de acordo com a rede social em questão, para que a performance dos posts seja semelhante.

Quais as vantagens e desvantagens dessa estratégia?

O cross posting é uma estratégia que possui alguns benefícios, mas também desvantagens, que caso seja feito diariamente, pode trazer prejuízos para o engajamento e a interação dos usuários em relação a sua marca.

Como principais vantagens, o cross posting é fundamental para economizar tempo na hora de fazer as postagens e também para aumentar a visibilidade de seus conteúdos, já que alguns de seus seguidores podem seguir em apenas uma rede social.

Dessa forma, se a pessoa não tem Instagram, pode encontrar os seus conteúdos no Facebook e vice-versa.

No entanto, o cross posting pode ser “traiçoeiro” em alguns pontos. Apesar das redes sociais aceitarem os posts iguais, nem sempre eles irão performar de forma igual.

Isso ocorre por causa das peculiaridades tanto das redes como do perfil dos usuários que usam cada uma.

Dessa forma, nem sempre as hashtags usadas no Instagram terão o mesmo resultado em outra plataforma, bem como o formato dos vídeos, que tende a ser retangular, de forma que o quadrado é o formato mais bem aceito pelo Facebook.

Além disso, o mesmo conteúdo em todas as redes sociais pode deixar a comunicação da sua empresa muito generalista, já que quem usa o LinkedIn, por exemplo, espera panoramas mais específicos sobre o setor de negócios.

Como fazer cross posting sem erros?

O cross posting pode ser um grande aliado da sua marca, desde que você evite alguns erros, como:

Não fazer qualquer otimização: no Instagram, por exemplo, links nos posts não funcionam, ao passo que marcar pessoas com o “@” no Facebook também não funciona. A dica aqui é que mesmo que se use o mesmo conteúdo, você faça essas otimizações.

Não pensar nos formatos: o Instagram usa majoritariamente vídeos em formato retangular, ao passo que no Facebook e LinkedIn os quadrados são mais usados.

Comprimento da legenda: no Instagram, por exemplo, o foco é nas imagens e vídeos, de forma que as legendas tendem a ser menores e mais enxutas. Já no Facebook, você pode pensar em uma legenda um pouco mais completa.

Não olhar as métricas: as métricas são um dos principais indicativos de que o cross posting está ou não dando certo. A dica aqui é observar o engajamento, curtidas, comentários e demais pontos que definem o sucesso de um post.

E aí, pronto para usar o cross posting sem errar? Aproveite para ficar ainda mais por dentro do universo das redes sociais e leia também sobre as 10 dicas para ter sucesso com elas.

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

Sem comentários

Deixe um comentário