Como funciona o tráfego pago nas redes sociais e quando aumentar a verba?
Compreender como funciona o tráfego pago nas redes sociais e definir o melhor momento para aumentar os investimentos nesse canal é a dúvida da maioria dos empreendedores.
Em qualquer projeto de marketing é preciso definir de maneira detalhada quais são os objetivos a serem alcançados.
Para alcançar o tão sonhado “aumento do faturamento” existem passos a serem dados, ou melhor, ações a serem tomadas, visando:
- desenvolver a gestão da marca,
- aumentar a visibilidade da empresa e dos produtos,
- construir boas relações,
- educar o mercado,
- engajar os colaboradores,
- fidelizar clientes,
- aumentar as vendas.
Esse conjunto de ações, quando planejado e realizado, levará o empreendimento a alcançar os seus objetivos, no entanto, é preciso estar atento aos passos a serem dados, mensurando e avaliando os resultados.
Existe um caminho a ser percorrido para se alcançar aquilo que se deseja, portanto, ignorar essas fases pode levar a falsas impressões e a falta de uma base sustentável de crescimento dos negócios.
Por isso, vamos apresentar detalhes do funcionamento do tráfego pago nas redes sociais e observações importantes para que você saiba o momento adequado para aumentar a verba de suas campanhas. Continue lendo nosso post e saiba mais sobre esse importante assunto.
Como funciona o tráfego pago nas redes sociais?
Antes de respondermos como funciona o tráfego pago nas redes sociais, é importante analisarmos os ensinamentos de Philip Kotler, considerado o “pai” da administração moderna.
Segundo Kotler, a gestão de qualquer empreendimento que tenha por objetivo a lucratividade, precisa ter seu foco direcionado aos clientes e ao mercado, portanto, o caminho definitivamente não é o de “vender a qualquer custo”.
É preciso que o centro das atenções seja direcionado ao consumidor, acompanhando e adaptando a gestão empresarial e de marketing às mudanças de comportamento da sociedade.
O marketing digital permite esse acompanhamento e, mais do que isso, consegue em tempo real mensurar se determinada ação está correspondendo aos resultados desejados.
Desse modo, o tráfego pago das redes sociais possibilita que campanhas sejam definidas e direcionadas a públicos específicos, ou seja, a assertividade em apresentar a sua marca para clientes potenciais é muito alta, bastando tão somente que os conteúdos chamem a atenção.
Observe que o trabalho é de muita pesquisa e identificação dos costumes, hábitos e gosto das pessoas ou empresas que podem se tornar bons clientes do seu empreendimento.
Qual o momento ideal para aumentar a verba para o tráfego pago?
Diante de tantas variáveis, para se descobrir como funciona o tráfego pago e quando aumentar a verba para essa ação, é preciso:
- criar uma estratégia,
- preparar materiais das campanhas,
- publicar,
- medir os resultados,
- adequar os conteúdos.
Lembrando mais uma vez que as redes sociais possuem objetivos diferenciados e voltados a determinados públicos, portanto, é preciso avaliar qual a preferência dos potenciais clientes da sua empresa, ou seja, quais plataformas costumam acessar:
- Instagram,
- Facebook,
- TikTok,
- LinkedIn,
- Pinterest, etc.
O ideal é que o aumento de verba ocorra a partir do atingimento dos objetivos, ou seja, é preciso definir um número a ser alcançado e acompanhá-lo diariamente, avaliando o que está acontecendo e adequando os materiais na medida necessária.
Para isso, é preciso verificar qual a quantidade de visualizações das campanhas e quantos visitantes foram transformados em leads.
Desses leads, quantos ficaram interessados em alguma oportunidade oferecida e finalmente, qual foi o número de negócios realizados e o faturamento obtido.
Orçamento recomendado
Possivelmente, você está se perguntando de que maneira irá realizar todos esses processos e como se dá esse monitoramento.
Não há outra maneira mais eficiente, rápida, segura e econômica para isso do que contar com uma agência de marketing especializada no assunto.
Especialistas, acostumados a trabalhar nos mais diversos canais e sendo conhecedores dos detalhes técnicos de cada rede social, podem, em conjunto com sua equipe comercial, definir o orçamento recomendado para se iniciar um projeto que venha a trazer os resultados esperados.
A partir da realidade de cada empreendimento, do setor em que atua e dos objetivos a serem atingidos (é preciso considerar capacidade de produção, particularidades dos produtos/serviços), um planejamento deverá ser desenvolvido.
Diante desse fato, é impossível recomendar um orçamento sem entender detalhes da operação, ou seja, o melhor caminho é estudar cada caso para se alcançar o que precisa ser feito em termos de investimentos.
Dicas para estruturar o aumento de verba
Sabendo como funciona o tráfego pago e a partir da amplitude das possibilidades existentes, alguns pontos podem ser considerados, independente da área em que sua empresa atue.
Para isso, seguem algumas perguntas que podem ajudar a estruturar o aumento de verba para suas operações, tais como:
- Atualmente, existe alguma verba definida para tráfego pago?
- Quais redes sociais são trabalhadas?
- Os clientes potenciais estão distribuídos por todo o país ou são locais?
- Como foram os resultados dos últimos 6 meses envolvendo as plataformas trabalhadas?
- Como foram elaboradas as estratégias de marketing (contemplam as diversas fases do processo de vendas)?
- Existem períodos de sazonalidade na operação da sua empresa?
Conforme as respostas, é possível identificar os erros, acertos, preferências do seu público e qual o melhor caminho a ser tomado para alavancar os negócios.
A Agência Orin é focada em resultados e voltada a maximizar o potencial dos seus negócios na internet!
Se sua empresa deseja desenvolver um bom projeto de tráfego pago nas redes sociais, estamos à disposição e aguardamos o seu contato para conversarmos a respeito!