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Uptime: entenda porque essa métrica é essencial para o seu site

Uptime: entenda porque essa métrica é essencial para o seu site

Uptime: entenda porque essa métrica é essencial para o seu site

Uma das mais importantes métricas voltadas ao monitoramento da qualidade do site da sua empresa é conhecido como uptime.

Vivemos uma época em que mesmo que algum empreendimento não ofereça nenhuma possibilidade de negociação através dos canais digitais, a não disponibilidade de pelo menos uma página institucional na internet é certamente um sério problema.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google Brasil, 9 entre cada 10 consumidores em nosso país utilizam a internet para avaliar algum produto ou serviço que desejam adquirir ou contratar.

Outro número impressionante levantado no estudo é que 87% dos brasileiros entrevistados usaram o celular para buscar informações sobre suas possíveis aquisições no período que envolveu o Natal do ano de 2022.

Diante dessas informações, torna-se fácil de entender que a falta de um canal de comunicação digital pode ser fatal para a sobrevivência de qualquer empreendimento, afinal, não possuir um site pode ser comparado a montar a sua loja em um local deserto.

Neste post, apresentaremos o uptime, uma métrica fundamental para avaliar se o site da sua empresa está atendendo as expectativas e efetivamente contribuindo para o sucesso da sua operação. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!

O que é uptime?

A palavra inglesa uptime significa “tempo de atividade”.

No mundo digital, trata-se do tempo em que o seu aplicativo está disponível para que as pessoas possam acessá-lo, portanto, o objetivo dessa métrica é medir se estão ativos os canais de comunicação da sua empresa, tais como:

  • site,
  • blog,
  • fórum,
  • páginas das redes sociais,
  • e-commerce,
  • sistemas corporativos, etc.

A métrica uptime é, então, aquela que aponta qual o tempo em que todos os seus pontos de contato com o mundo digital permanecem ativos e funcionais, afinal, pior do que não possuir um site é mantê-lo fora do ar.

Entenda como o uptime de um site é mensurado

Trabalhando com percentuais, a métrica uptime demonstra por quanto tempo o site da sua empresa esteve disponível para os seus usuários em determinado tempo.

Supondo que você queira avaliar essa métrica pelo espaço de 24 horas, o resultado apresentará um índice que demonstra essa informação.

Por exemplo, se o índice apresentado for de 70%, significa que no tempo avaliado o seu site esteve indisponível durante 30%, uma situação muito preocupante e que precisa de medidas urgentes para que seja corrigida essa situação.

Na prática, as pessoas que tentaram acessar o seu site durante o tempo em que ele deveria estar disponível simplesmente não conseguiram.

Essa situação acaba repercutindo no resultado da operação, pois muitos usuários podem não ter conseguido:

  • solicitar um orçamento,
  • avaliar o seu produto ou serviço,
  • buscar por informações,
  • realizar um pedido.

Possivelmente, essas pessoas buscaram imediatamente a empresa concorrente, após se sentirem frustradas com a impossibilidade do acesso.

Para que isso aconteça, basta que o usuário faça uma pesquisa e acesse o site desejado, uma situação de leva apenas alguns segundos.

Os benefícios de manter um alto uptime no seu site

Certamente, você já percebeu a respeito da importância em manter um alto uptime no seu site, no entanto, vale a pena avaliar os benefícios conquistados a partir de uma métrica positiva:

Aprimora a experiência do usuário

Um alto índice na métrica de uptime é fundamental para uma boa imagem, influência e experiência do usuário.

É preciso admitir que um site fora do ar é responsável por criar uma imagem negativa, onde facilmente a impressão que se tem é que não existe uma preocupação a esse respeito, o que significa desorganização e problemas estruturais da empresa.

Um bom site precisa estar sempre no ar, apresentar funcionalidades e ser de fácil navegação, oportunizando a satisfação de quem navega e contribuindo para o sucesso dos negócios.

Melhora o relacionamento entre cliente e empresa

Muitas pessoas gostam de utilizar os canais digitais como forma de comunicação, busca de informações e resolução de dúvidas.

Por isso, o site é uma poderosa ferramenta para melhorar relacionamentos, possibilitando que bons negócios possam ser desenvolvidos a partir do retorno às mensagens recebidas, portanto, um site fora do ar é um impeditivo para essa condição.

Garante a satisfação do cliente

A satisfação do cliente está diretamente relacionada ao retorno que a empresa oferece a partir das interações.

Não há como garantir a satisfação do cliente quando:

  • as mensagens não são respondidas,
  • as páginas do site não existem,
  • o site está constantemente fora do ar.

Aumenta a credibilidade do negócio

A combinação dos itens anteriores levam os usuários a confiarem nas informações e no trabalho desenvolvido pela empresa, pois um bom índice de uptime leva a empresa a conquistar a credibilidade do mercado.

Uma empresa que não consegue manter as suas informações disponibilizadas em seus canais de comunicação provoca a desconfiança das pessoas e uma impressão bastante negativa.

Melhora a competitividade no mercado

Por fim, a disponibilidade das informações melhora substancialmente as oportunidades de sua empresa ser localizada e na realização de bons negócios.

Portanto, o sucesso dessa métrica também colabora e está envolvida com a melhora da competitividade do seu negócio junto ao mercado.

Agora que você conhece mais sobre esse assunto, conte com a Orin para que o uptime dos sites da sua empresa sempre estejam apresentando resultados positivos!

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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