Uptime: entenda porque essa métrica é essencial para o seu site
Uma das mais importantes métricas voltadas ao monitoramento da qualidade do site da sua empresa é conhecido como uptime.
Vivemos uma época em que mesmo que algum empreendimento não ofereça nenhuma possibilidade de negociação através dos canais digitais, a não disponibilidade de pelo menos uma página institucional na internet é certamente um sério problema.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google Brasil, 9 entre cada 10 consumidores em nosso país utilizam a internet para avaliar algum produto ou serviço que desejam adquirir ou contratar.
Outro número impressionante levantado no estudo é que 87% dos brasileiros entrevistados usaram o celular para buscar informações sobre suas possíveis aquisições no período que envolveu o Natal do ano de 2022.
Diante dessas informações, torna-se fácil de entender que a falta de um canal de comunicação digital pode ser fatal para a sobrevivência de qualquer empreendimento, afinal, não possuir um site pode ser comparado a montar a sua loja em um local deserto.
Neste post, apresentaremos o uptime, uma métrica fundamental para avaliar se o site da sua empresa está atendendo as expectativas e efetivamente contribuindo para o sucesso da sua operação. Continue lendo e conheça detalhes a esse respeito!
O que é uptime?
A palavra inglesa uptime significa “tempo de atividade”.
No mundo digital, trata-se do tempo em que o seu aplicativo está disponível para que as pessoas possam acessá-lo, portanto, o objetivo dessa métrica é medir se estão ativos os canais de comunicação da sua empresa, tais como:
- site,
- blog,
- fórum,
- páginas das redes sociais,
- e-commerce,
- sistemas corporativos, etc.
A métrica uptime é, então, aquela que aponta qual o tempo em que todos os seus pontos de contato com o mundo digital permanecem ativos e funcionais, afinal, pior do que não possuir um site é mantê-lo fora do ar.
Entenda como o uptime de um site é mensurado
Trabalhando com percentuais, a métrica uptime demonstra por quanto tempo o site da sua empresa esteve disponível para os seus usuários em determinado tempo.
Supondo que você queira avaliar essa métrica pelo espaço de 24 horas, o resultado apresentará um índice que demonstra essa informação.
Por exemplo, se o índice apresentado for de 70%, significa que no tempo avaliado o seu site esteve indisponível durante 30%, uma situação muito preocupante e que precisa de medidas urgentes para que seja corrigida essa situação.
Na prática, as pessoas que tentaram acessar o seu site durante o tempo em que ele deveria estar disponível simplesmente não conseguiram.
Essa situação acaba repercutindo no resultado da operação, pois muitos usuários podem não ter conseguido:
- solicitar um orçamento,
- avaliar o seu produto ou serviço,
- buscar por informações,
- realizar um pedido.
Possivelmente, essas pessoas buscaram imediatamente a empresa concorrente, após se sentirem frustradas com a impossibilidade do acesso.
Para que isso aconteça, basta que o usuário faça uma pesquisa e acesse o site desejado, uma situação de leva apenas alguns segundos.
Os benefícios de manter um alto uptime no seu site
Certamente, você já percebeu a respeito da importância em manter um alto uptime no seu site, no entanto, vale a pena avaliar os benefícios conquistados a partir de uma métrica positiva:
Aprimora a experiência do usuário
Um alto índice na métrica de uptime é fundamental para uma boa imagem, influência e experiência do usuário.
É preciso admitir que um site fora do ar é responsável por criar uma imagem negativa, onde facilmente a impressão que se tem é que não existe uma preocupação a esse respeito, o que significa desorganização e problemas estruturais da empresa.
Um bom site precisa estar sempre no ar, apresentar funcionalidades e ser de fácil navegação, oportunizando a satisfação de quem navega e contribuindo para o sucesso dos negócios.
Melhora o relacionamento entre cliente e empresa
Muitas pessoas gostam de utilizar os canais digitais como forma de comunicação, busca de informações e resolução de dúvidas.
Por isso, o site é uma poderosa ferramenta para melhorar relacionamentos, possibilitando que bons negócios possam ser desenvolvidos a partir do retorno às mensagens recebidas, portanto, um site fora do ar é um impeditivo para essa condição.
Garante a satisfação do cliente
A satisfação do cliente está diretamente relacionada ao retorno que a empresa oferece a partir das interações.
Não há como garantir a satisfação do cliente quando:
- as mensagens não são respondidas,
- as páginas do site não existem,
- o site está constantemente fora do ar.
Aumenta a credibilidade do negócio
A combinação dos itens anteriores levam os usuários a confiarem nas informações e no trabalho desenvolvido pela empresa, pois um bom índice de uptime leva a empresa a conquistar a credibilidade do mercado.
Uma empresa que não consegue manter as suas informações disponibilizadas em seus canais de comunicação provoca a desconfiança das pessoas e uma impressão bastante negativa.
Melhora a competitividade no mercado
Por fim, a disponibilidade das informações melhora substancialmente as oportunidades de sua empresa ser localizada e na realização de bons negócios.
Portanto, o sucesso dessa métrica também colabora e está envolvida com a melhora da competitividade do seu negócio junto ao mercado.
Agora que você conhece mais sobre esse assunto, conte com a Orin para que o uptime dos sites da sua empresa sempre estejam apresentando resultados positivos!