Facebook para negócios locais: 6 maneiras de se destacar

Facebook para Negócios Locais: 6 maneiras de se destacar

Facebook para negócios locais: 6 maneiras de se destacar

Um negócio local precisa de divulgação na medida certa para suas necessidades. O público-alvo é restrito, precisando ser de bairros ou cidades próximas e, muitas vezes, o gestor se perde na hora de fazer o marketing.

O Facebook é a plataforma ideal para divulgar sua empresa mesmo quando os clientes desejados são locais. Tudo depende da utilização da rede social.

Trabalhar com marketing no Facebook significa entender todas as possibilidades que essa rede social oferece para seu negócio.

São muitas vantagens para empresas locais, incluindo sistema de anúncios direcionados e check-in na página. Basta que o gestor saiba como usar essas ferramentas para melhorar muito sua estratégia de divulgação.

Quer usar o Facebook para negócios locais e conquistar mais clientes? Separamos dicas essenciais para se destacar usando a rede social e finalmente chamar a atenção.

1. Aproveite suas curtidas

Alguns negócios locais possuem muitas curtidas, mas não sabem aproveitá-las.

Os seguidores da página são seu público e estão ali porque tem interesse naquilo que você oferece. Talvez, as pessoas curtam a página de um restaurante local porque tiveram uma boa experiência uma vez, mas será que o restaurante aproveitou essa curtida para manter o cliente? Provavelmente não.

Pessoas que seguem sua página recebem seu conteúdo e são uma oportunidades de conseguir manter ou adquirir novos clientes. Aproveite que eles já estão interessados e ofereça conteúdo, essa é a melhor maneira de cativar sua audiência.

Faça posts algumas vezes por semana com novidades, dicas e ideias relacionadas ao seu negócio.

Uma promoção de vez em quando também não machuca e pode atrair muitas pessoas.

O importante é criar conteúdo que se conecte com sua audiência e os faça ter vontade de compartilhar com família e amigos.

2. Use anúncios direcionados

Usar o Facebook para negócios locais te dá uma grande vantagem: a possibilidade de direcionar anúncios para pessoas próximas.

Ao preparar uma promoção ou post patrocinado você pode escolher a opção “promover negócio local”, existente no Facebook. Através dela a própria plataforma seleciona pessoas que moram na cidade ou estejam no raio de alcance do seu negócio.

Estava em dúvida se deveria escolher propagandas mais tradicionais ou nas redes sociais para seu negócio? Então considere bem o Facebook para negócios locais.

Um público mais segmentado possui maiores chances de se interessar pelo que você está oferecendo.

Mostrando a propaganda para a pessoa certa, no lugar certo, você consegue um número maior de conversões a um custo mais baixo. Isso é impossível nos anúncios tradicionais, como os que aparecem em revistas e jornais. Neles qualquer um que ler será atingido e a maioria dessas pessoas não faz parte do seu público-alvo local.

3. Use grupos locais

Quase todas as cidades possuem grupos no Facebook, algumas vezes até bairros e condomínios têm grupos específicos para trocar experiências entre os moradores. Como esses grupos são extremamente segmentados (só com pessoas que moram na localização), eles se tornam a forma ideal de usar o Facebook para negócios locais.

Em um grupo local os membros sempre estão em busca de sugestões e indicações. Voltando ao exemplo do restaurante anterior, é possível que alguém esteja procurando um lugar para levar a família numa data especial, mas gostaria que fosse perto de casa.

Dependendo das regras do grupo também é possível fazer propagandas e promoções que são muito eficientes porque atingem pessoas próximas. Esses também são locais excelentes para uma boa propaganda boca a boca.

A maioria das pessoas têm maior probabilidade de comprar ou visitar um negócio quando é recomendado por uma fonte confiável. Então aproveite essas interações e incentive seus clientes a falar do seu negócio!

4. Aproveite os check-ins no negócio

Sabia que o Facebook permite que seus clientes façam check-in quando estão no seu negócio?

Essa é uma maneira de mostrar para os amigos da rede social que a pessoa esteve ali. O melhor de tudo é que cada check-in serve como uma recomendação e desperta interesse. Quem vê que seu amigo esteve em certo lugar tem maiores probabilidades de se interessar por ele.

Existe uma forma simples de incentivar seus clientes a fazer check-in através do Facebook: oferecendo WiFi gratuita. Alguns roteadores são compatíveis com a WiFi do Facebook e exigem que o cliente faça o check-in e compartilhe no seu perfil para se conectar. Ninguém resiste a um pouco de internet gratuita, então sua visibilidade aumentará bastante.

5. Deixe sua identidade visual clara na foto de perfil e capa

Quando alguém busca seu negócio no Facebook ou vê um post patrocinado na linha do tempo precisa reconhecer imediatamente seu negócio. Caso contrário, a pessoa terá dificuldades para relacionar a publicação com sua empresa local.

Evite utilizar imagens de perfil com pouca qualidade ou que não representam seu negócio. Sabe uma opção bem simples que funciona para todos? O logo da empresa. Isso te dá uma imagem simples, mas que é fácil de entender e que todos que já conhecem o negócio vão reconhecer.

6. Seja completamente profissional com a página

Um dos grandes erros que negócios locais cometem é usar a página da empresa para posts pessoais. Você tem uma opinião política? Compartilhe na sua página pessoal, nada de compartilhar na página do negócio.

Posts não relacionados a seu produto ou serviço têm o efeito oposto do desejado no Facebook, eles tiram o engajamento da sua audiência.

Uma frequência muito grande de postagens pessoais, aleatórias e pouco relacionadas talvez até faça a página perder curtidas e seguidores.

Quem deseja se destacar usando o Facebook para negócios locais precisa aprender a trabalhar com redes sociais profissionalmente.

Seus posts precisam servir como incentivos para visitar seu negócio e não para afastar possíveis clientes. Se estiver na dúvida é possível contratar profissionais ou agências especializados para planejar as postagens de redes sociais para sua empresa.

Usando as estratégia que mostramos nesse artigo, seu negócio local está pronto para se tornar uma sensação online. Comece a aplicá-las para ver os resultados que o marketing digital traz para a empresa.

Principais mídias sociais - Facebook para Negócios Locais

Pâmela Pelizzaro

Formada em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela UCS, especialista em criação de conteúdo para diferentes plataformas, também tem formação em Social Media pela Petit Escola de Mídias Sociais.

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