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Por que aplicar o posicionamento estratégico na empresa?

Por que aplicar o posicionamento estratégico na empresa?

Por que aplicar o posicionamento estratégico na empresa?

Provavelmente um dos fatores mais importantes que fazem você lembrar com carinho de determinada marca é o seu posicionamento estratégico, feito justamente para isso.

Se você acha que gigantes do mercado, como a Netflix, Mcdonald’s e até mesmo a Coca-Cola possuem toda essa fama apenas por causa dos seus produtos, saiba que muitos fatores estão envolvidos, como, por exemplo, a forma que elas se apresentam ao público.

Por exemplo, mesmo sem ver o logo dessas empresas, provavelmente você reconhecerá alguma frase escrita pelos criativos deles, assim como já deve ter decorado o seu slogan, as cores que usam e até mesmo a forma de se comunicar em uma publicidade.

Esse conjunto de fatores que fazem com que você sempre se lembre de determinada marca não são escolhidos por acaso e passam por um grande planejamento estratégico, que faz com que até quem não costuma comprar dessas marcas, ao menos as conheça.

Quando o assunto é marketing, nada é em vão. Desde a escolha das cores do logo, a tipografia e até mesmo o tom de voz que você pode ver nas propagandas e materiais da marca estão perfeitamente costurados para criar a identidade daquela empresa.

A frase “o marketing é a alma do negócio” é uma grande verdade, já que em meio a tanta informação e facilidade de encontrar concorrentes, é necessário apresentar a organização de forma que em poucos segundos o usuário considere ela como a melhor dentre as outras.

De fato, não se trata de um percurso fácil, até porque não são muitas as empresas que conseguem ser conhecidas mundialmente. No entanto, a trajetória pode ser mais linear se você conhecer um pouco mais sobre as estratégias e passos para o sucesso.

Apesar de não existir uma receita pronta para o sucesso, entender mais sobre o posicionamento estratégico, por exemplo, pode ser um grande avanço para você tomar as melhores decisões em prol da sua empresa.

Com a intenção de deixar você por dentro do que se trata esse posicionamento, bem como saber como ele pode ajudar na sua empresa e como dar os primeiros passos para criar o seu, fizemos esse conteúdo.

Continue a leitura e entenda como algo considerado um detalhe para algumas pessoas, pode ser, na verdade, a alma do sucesso da sua empresa, afinal, até nós pessoas temos algumas características e pontos únicos, que as empresas precisam ter também.

No que consiste o posicionamento estratégico?

Como uma forma de tornar determinada marca diferente de todas as outras, inclusive as concorrentes do mesmo setor, existe o posicionamento estratégico.

Trata-se de um conjunto de ações com o objetivo de reforçar a identidade daquela empresa, de forma a trazer alguns elementos que a tornam lembrada e querida. 

A Apple, por exemplo, não é lembrada por ser inovadora e surpreende apenas pelos seus produtos de qualidade, é também pela forma que se apresenta ao mercado e para as pessoas, o que envolve desde o uso das cores até a linguagem dos materiais.

Sendo assim, o posicionamento estratégico é uma forma de passar a mensagem de que a sua empresa é, por exemplo, a melhor, a mais moderna, a mais barata, a mais inteligente, dentre outros atributos que você desejar focar, conforme o seu nicho de atuação.

Quais as suas vantagens?

Como você deve estar imaginando, o posicionamento estratégico é mais uma forma de conseguir bons resultados para a sua organização e consequentemente possui benefícios que tornam a sua execução uma necessidade.

Como principal vantagem dessa forma de se posicionar, faz com que as pessoas tenham mais facilidade em preferir a sua empresa.

Além disso, o posicionamento deixa claro em poucos segundos sobre o que a sua empresa atua e quais são os seus maiores diferenciais, que podem ser o que faltava para aquele cliente em potencial fechar uma venda, por exemplo.

Outra vantagem bastante importante em relação a essa estratégia é o fato de que quando bem consolidada fará com que as pessoas se lembrem da empresa mesmo sem serem impactadas a todo momento por uma publicidade.

Por exemplo, quando alguém fala em refrigerante de laranja, você provavelmente irá lembrar da Fanta, mesmo sem ter uma garrafa por perto.

Como aplicar esse posicionamento estratégico?

Agora que você sabe porque ele é tão importante, é hora de saber os caminhos para colocar essas ações em prática.

Em primeiro lugar, entenda que conhecer o seu público-alvo e fazer um planejamento completo é fundamental para que o projeto comece nos eixos.

Depois, é hora de pensar nos objetivos da sua empresa com esse posicionamento, bem como os diferenciais que serão mostrados e de que forma irão fazer a diferença para o cliente.

De fato, não se trata de uma jornada fácil, mas que quando concluída, poderá trazer uma grande quantidade de benefícios.

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Para ter um bom posicionamento estratégico, você não precisa fazer tudo sozinho e nem pode, principalmente se estiver diretamente relacionado à gestão da empresa ou de determinadas equipes.

Por isso que convidamos você a nos conhecer, assim como os nossos trabalhos, que já mudaram a realidade de dezenas de empresas ao redor do Brasil.

Aproveite para entrar em contato e contar um pouco mais sobre as suas expectativas e necessidades. Esperamos você!

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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