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Qual a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago?

Qual a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago?

Qual a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago?

O tráfego orgânico e pago são estratégias fundamentais para se alcançar os resultados desejados a partir das publicações de suas postagens.

Quando pretende-se buscar alguma informação, localizar uma empresa ou saber qual é o preço de determinado produto, o caminho natural da maioria das pessoas é acessar a internet e fazer a busca sobre aquilo que se pretende conhecer.

Para isso, acessa-se um site de busca e digita-se a palavra-chave que se deseja pesquisar.

Esses sites, a partir dessa palavra, buscam nos servidores espalhados pelo mundo os conteúdos que dizem respeito ao assunto, apresentando na maioria das vezes milhares de opções.

Supondo que sua empresa desenvolva conteúdo a respeito de produtos, soluções, curiosidades e dicas sobre o assunto pesquisado, esse estará na relação apresentada pelos sistemas de busca existentes no mercado, tais como:

  • Google,
  • Yahoo,
  • AOL.com,
  • Bing, 
  • etc.

O grande problema é saber em qual página o seu post estará sendo apresentado, uma vez que na maioria das vezes, são milhares de conteúdos acessados por esses sistemas de busca.

Neste post, apresentaremos como melhorar a participação dos conteúdos da sua empresa nos sites de busca utilizando estratégias que envolvem o tráfego orgânico e o pago. Continue lendo e saiba mais a respeito desse interessante assunto!

Existe diferença entre tráfego orgânico e pago?

Sim! Existe uma grande diferença entre o tráfego orgânico e pago, porém, os dois modelos são fundamentais para o sucesso das suas postagens, colaborando para que cheguem a milhares de usuários a partir da sua publicação.

Conforme mencionamos anteriormente, os sites de busca são as ferramentas responsáveis pela apresentação dos conteúdos que se deseja acessar quando o usuário realiza uma pesquisa.

Além do conteúdo que precisa apresentar qualidade, existem possibilidades que agilizam e priorizam a apresentação dos conteúdos na longa lista de pesquisa. 

Para isso, são necessárias ações envolvendo estratégias de marketing, onde duas possibilidades devem fazer parte desse planejamento.

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico é uma estratégia onde se consegue alcançar bons resultados na apresentação das pesquisas, quando o seu post aparece nas primeiras páginas de um site de busca.

Isso ocorre em função do cumprimento das regras estabelecidas por essas plataformas de pesquisas, considerando como mais relevantes aqueles que atendem as especificações determinadas por essas ferramentas.

O mais interessante do tráfego orgânico é que sua empresa não paga para aparecer na primeira página de uma busca.

A título de curiosidade, segundo o portal Internet Live Stats, todos os dias são realizadas 3,5 bilhões de pesquisas no Google.

Para que uma postagem possa aparecer nas primeiras páginas deste portal, algumas regras, conhecidas como SEO (Search Engine Optimization), precisam ser atendidas, tais como:

  • links internos e externos,
  • conteúdos originais e de qualidade,
  • utilização de palavra-chave,
  • velocidade de carregamento da página,
  • design responsivo.

A partir da análise realizada pelos softwares dessas plataformas, é estabelecida uma ordem de prioridade que será apresentada ao usuário que está fazendo a pesquisa.

Se sua empresa se preocupa com esses detalhes, tudo isso acontecerá sem você ter que pagar um único centavo para estar em uma boa posição quando ocorre uma pesquisa.

Vantagens

A maior das vantagens oferecidas pelo tráfego orgânico está em sua gratuidade, ou seja, as despesas no desenvolvimento do post consistem apenas em sua elaboração.

Esse fato gera credibilidade junto ao público, pois muitos pesquisadores sabem identificar as postagens pagas daquelas que estão bem ranqueadas em função da qualidade do conteúdo.

É importante saber que um post bem ranqueado alcança essa posição na medida em que recebe visitas e atende às exigências do SEO, portanto, existe um tempo entre sua publicação e o seu bom posicionamento nas pesquisas realizadas.

Diferente do tráfego pago, o orgânico continuará sendo prestigiado pelo site de busca enquanto estiver sendo acessado e mantido atualizado pelos seus responsáveis, portanto, continuará por muito tempo entre as primeiras pesquisas apresentadas.

Tráfego pago

O tráfego pago é aquele em que a empresa desembolsa valores para que a postagem apareça na primeira página de um sistema de busca e nas redes sociais, ou ainda, seja direcionado para um público específico que possa ter interesse no assunto.

Nesse caso, independente do SEO, ele estará sendo apresentado enquanto o contrato estiver vigorando, desde que não esteja em desacordo com a legislação do local onde será publicado.

Vantagens

As vantagens do tráfego pago está em agilizar o processo de divulgação de um produto ou serviço, atendendo a alguma promoção específica e que precisa ser vinculada em determinada data.

Boas campanhas e publicações trazem ótimos resultados, portanto, é uma excelente opção para empresas que desejam agilizar alguma promoção.

Em qual dos dois investir?

Como se observa, tanto o tráfego orgânico quanto o pago possuem vantagens, por isso são ótimas opções para a divulgação de conteúdos.

Enquanto o pago possibilita resultados mais rápidos, o orgânico permite que sua empresa ganhe autoridade no segmento em que atua e esteja sempre presente nas pesquisas envolvendo temas associados às atividades do seu empreendimento.

Contar com uma agência de marketing especialista no assunto é um grande facilitador para obter sucesso nas duas frentes.

Com um planejamento estratégico, é possível definir campanhas específicas que precisam ser aplicadas com a utilização de investimentos financeiros e conteúdos relevantes que servirão para garantir a presença da sua marca na internet, através do tráfego orgânico.

Agora que você conhece mais a respeito desse importante assunto, continue conosco e leia nosso post que mostra em que situações deve-se trocar a identidade visual da empresa!

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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