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Como usar Instagram Business nos seus negócios?

Como usar Instagram Business nos seus negócios?

Como usar Instagram Business nos seus negócios?

O Instagram Business é a ferramenta ideal para empresas que desejam se comunicar com seu público e anunciar seus produtos e serviços, afinal é a plataforma digital que mais cresce entre as redes sociais e que mais influencia nas intenções de compras.

No Brasil já são 110 milhões de usuários e segundo a página do Instagram:

  • 90% desse público seguem uma empresa,
  • 2 a cada 3 usuários dizem que a rede social favorece a integração com as marcas,
  • 50% ficam mais interessados na marca quando elas anunciam nessa plataforma.

Os dados são bem atrativos e nesse sentido o Instagram Business é solução que você precisa para ampliar a sua marca, estar junto do seu público e melhorar seus resultados. 

Quer saber como usar essa ferramenta? Confira nossas dicas.

Mas, afinal, o que é o Instagram Business?

O Instagram Business ou para empresas é uma ferramenta criada pela própria plataforma que possibilita que os negócios tenham seu próprio perfil na rede social.

Usando da ferramenta a empresa pode trabalhar estratégias para:

  • divulgar a marca,
  • promover engajamento,
  • captar leads,
  • aumentar as vendas.

Também é possível acessar dados como impressão, alcance e engajamento das publicações. Essas métricas são essenciais para o desenvolvimento de um planejamento estratégico eficiente de vendas.

Além disso, o Instagram para empresas possibilita às marcas a liberdade para se reinventarem no mercado e, assim, atingirem um número maior de público interessado em seus produtos/prestação de serviços, ampliando as conexões comerciais e aproximando as relações entre marca e consumidor.

Diferentemente de um perfil social, o empresarial apresenta alguns recursos com informações básicas e que ficam localizadas na “página inicial”, como telefone, endereço e e-mail direto, favorecendo assim o aumento nas chances de conversão de clientes.

Como converter o perfil pessoal em perfil comercial no Instagram? 

Todo empreendedor pode transformar o seu perfil pessoal do Instagram em um comercial ou criar um. Atualmente a plataforma já conta com 200 milhões de contas empresariais.

Dois pontos bem importantes: a criação de uma conta no Instagram Business é gratuita e o jeito mais prático é por meio de um login com um perfil do Facebook, já que as essas redes sociais são sincronizadas, ou você pode fazer o cadastro.

Nesse link você encontra um passo a passo bem fácil para configurar uma conta empresarial no Instagram.

De forma geral você precisa:

  • baixar o aplicativo,
  • criar a conta,
  • configurar o perfil.

Fazendo isso você pode começar a usar todas as funcionalidades e usar de estratégias para usufruir dos benefícios que a plataforma pode gerar ao seu negócio.

Confira algumas dicas que preparamos para que o seu negócio se destaque no Instagram

Muitos empreendedores ainda têm em mente que o Instagram Business consiste apenas em fazer publicações sobre produtos e serviços. 

Muito além do que publicar fotos e informações, o público consumidor está interessado em um conteúdo com o qual ele se identifique, gerando uma empatia com o negócio.

Neste sentido, é de total relevância que as empresas enxerguem o Instagram Business como uma verdadeira revista ou catálogo, publicando informações relevantes, obedecendo um cronograma e um conjunto de estratégias para promover os negócios e fidelizar o seu público.

Siga algumas estratégias simples que ajudarão a destacar o seu negócio no Instagram.

São elas:

Utilize um nome de perfil facilmente encontrado e tenha uma boa bio

Para que as pessoas encontrem o perfil da sua empresa, ele precisa ter um nome fácil para pesquisar e uma bio que auxilie na identificação.

Um exemplo pode auxiliar você a entender melhor a primeira dica. Se você quiser buscar o nosso Instagram, pesquisará “Agência Orin” na barra de busca, certo? Como o nosso perfil é @agenciaorin você encontrará rapidamente.

Agora pense que o nosso nome nessa rede social é “Ideias de marketing”, você jamais conseguiria chegar nele a partir dessa pesquisa.

Por isso, recomendamos que você utilize um nome que tenha relação com sua empresa e uma bio que mostre onde a loja está, o que vende, horário de funcionamento e um link para entrar em contato.

Utilize hashtags

A plataforma também utiliza de recursos para descobrir a relevância dos conteúdos publicados e para facilitar as buscas do usuário no aplicativo.

As famosas hashtags têm essas duas funções: aumentar o alcance da publicação e facilitar a busca. 

Hashtags nada mais são que palavras-chave que viram hiperlink e ajudam para que mais usuários visualizem as suas publicações e visitem a sua página.

Use fotos com boa qualidade

Segundo uma recente pesquisa realizada pela Opinion Box, 59% dos usuários já compraram algum produto ou serviço publicados na plataforma. 

Uma boa imagem tem grande influência no poder de compra nos meios digitais. 

Por isso, utilize a sua página do Instagram Business para publicar fotos inteligentes e com boa qualidade dos seus produtos, do dia a dia da sua empresa, da equipe, para cativar e atrair o seu público.

Seja autêntico

Se inspirar em marcas e seguir tendências no Instagram Business é necessário, no entanto, não deixe a autenticidade do seu negócio se perder.

Use de estratégias inteligentes e de criatividade para se posicionar, se comunicar e mostrar os valores da sua empresa para o seu público. 

É exatamente esse comportamento que ajudará ele a se identificar com a sua marca.

Faça parcerias com digital influencers

A pesquisa Opinion Box traz dados interessantes sobre a força do marketing de influência no Instagram. 

Alguns desses dados são:

  • 71% dos usuários da plataforma seguem influenciadores digitais,
  • 16% se reconhecem muito influenciados por eles na decisão da compra,
  • 58% já compraram algum produto indicado ou usados por um deles.

Logo, fazer parcerias com digital influencers é uma boa estratégia para o seu negócio, especialmente se tratando do Instagram Business.

Acompanhe métricas e indicadores de performance

Se você seguir todas as dicas acima, terá mais resultados no Instagram Business. Para saber exatamente quais resultados foram alcançados, utilize as métricas e indicadores de performance.

Isso pode ser achado no Instagram Insights, ferramenta da própria rede que mostra:

  • o alcance das publicações,
  • engajamento,
  • dados sobre a sua audiência,
  • ações realizadas no seu perfil.

Coloque todas as dicas em prática e melhore seus resultados com marketing digital.

Agora que você já sabe como usar Instagram Business, continue lendo no nosso site e confira 10 motivos para escolher a Gestão de Redes Sociais da Orin.

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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