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Instagram Business: como usá-lo no seu negócio

Instagram Business: como usá-lo no seu negócio

Recorrentes na atualidade, termos como transformação digital nas empresas, consumidor 4.0 e internet das coisas têm, cada vez mais, se tornado presentes no dia a dia das pessoas e do mundo corporativo, em que, ambos os lados tiveram que aprender e se adaptar à velocidade com a qual o mercado tem se transformado em função das novas tecnologias.

Um grande exemplo desta transformação e que já faz parte da nossa rotina, não apenas para lazer, mas, principalmente para os negócios, são as redes sociais, em que, disparadamente, o Instagram tem se destacado como uma das mais importantes para aqueles que visam crescimento de mercado e resultados, bem como a construção de uma imagem digital sólida.

Pensando neste novo cenário, fruto da aceleração digital, o próprio Instagram, desde 2016, tem desenvolvido ferramentas específicas para as empresas, como o lançamento do Instagram Business ou Instagram para empresa, em português, cujo objetivo é permitir a criação de perfis comerciais, facilitando a negociação, a criação de anúncios e monitoramento das ações.

 

Mas, afinal, o que é o Instagram para empresas?

O Instagram para empresas nada mais é do que um perfil empresarial/profissional, em que é possível realizar a veiculação de anúncios de produtos e serviços, com acesso a dados como impressão, alcance e engajamento das publicações – métricas essenciais para o desenvolvimento de um planejamento estratégico eficiente de vendas.

Além disso, o lançamento do Instagram para empresas deu às marcas a possibilidade e a liberdade para se reinventarem no mercado e, assim, atingir um número maior de público interessado em seus produtos/prestação de serviços, ampliando as conexões comerciais e aproximando as relações entre marca e consumidor.

Deste modo, diferentemente de um perfil social, o empresarial apresenta alguns recursos com informações básicas e que ficam localizados na “página inicial”, como telefone, endereço e e-mail direto, favorecendo assim o aumento nas chances de conversão de clientes.

 

Como usar o Instagram Business no seu negócio?

Embora muitas empresas ainda têm em mente que o Instagram para empresas consiste apenas em fazer publicações sobre produtos e serviços, a sua funcionalidade não é exatamente, em sua totalidade, esta. Muito além do que publicar fotos e informações, o público consumidor está interessado em conteúdo com o qual ele se identifique, gerando uma empatia com o negócio.

Neste sentido, é de total relevância que as empresas enxerguem o Instagram Business como uma verdadeira revista ou catálogo, publicando informações relevantes para seu perfil de cliente, obedecendo um cronograma e um conjunto de estratégias para promover os negócios e fidelizar o seu público.

 

Confira algumas dicas que preparamos para que o seu negócio se destaque no Instagram

  • Faça do Instagram uma revista online do seu negócio: ou seja, planeje as publicações, conte uma história, gere identificação;
  • Utilize um nome de perfil que seja facilmente reconhecido pelo seu cliente;
  • Procure utilizar hastags ligadas ao seu negócio;
  • Invista em fotos com boa qualidade;
  • Crie um elo com os seus seguidores, seja respondendo comentários ou interagindo com as publicações deles também;
  • Seja autêntico, pois, a criatividade conta muito para alavancar as ações do seu negócio;
  • Faça parcerias com digitais influencers, a fim de divulgar o seu produto/serviço para um público maior, visando conquistar mais seguidores também;
  • Crie personas dos seus clientes, isso o ajudará a produzir conteúdos mais assertivos e relevantes.

Além do mais, com uma conta comercial você pode acessar diferentes métricas e indicadores de performance, entre eles:

  • O alcance de número de contas únicas que viram as suas publicações;
  • O número de impressões, ou seja, o total de vezes que as publicações foram vistas;
  • Quantas vezes o seu perfil foi visto;
  • Cliques no site, indicando quantas pessoas foram direcionadas para a site por meio do Instagram;
  • Principais publicações;
  • Seguidores, tendo como foco uma análise para escolher os melhores horários para postar;
  • Realizar anúncios, tanto no Feed de notícias quanto nos Stories.

 

Instagram Business em tempos de Covid-19

Mais uma vez à frente de ações transformadoras, o Instagram Business lançou novos recursos para apoiar os negócios locais em meio à pandemia causada pela Covid-19, podendo, em alguns casos, gerar a divulgação espontânea das empresas.

Para isso, a ferramenta lançou três figurinhas em apoio ao momento pelo qual o Brasil e o resto do mundo ainda estão enfrentando. Uma delas consiste nos dizeres “Em Casa” para incentivar os usuários a importância de ficar em casa e cumprir com as regras da quarentena.

Já a segunda figurinha vem com a palavra “Agradeço”, que homenageia os profissionais da área da saúde e que estão fazendo a linha de frente ao combate do vírus. E a terceira, e a mais recente delas, menciona “Apoie as Pequenas Empresas”, que serve para divulgar negócios locais, ou seja, aqueles que estão cadastrados na rede social como um perfil comercial.

Gostou deste artigo? Aliás, você já utiliza o Instagram Business no seu negócio? Quer saber mais sobre como utilizar o recurso “Apoie as Pequenas Empresa”? Entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudá-lo a melhorar a sua reputação e a sua presença digital por meio de ações específicas para o seu negócio, com foco em resultados.

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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