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Como funciona o algoritmo do Google?

Como funciona o algoritmo do Google?

Como funciona o algoritmo do Google?

Muitas pessoas ao fazer uma pesquisa no maior buscador do mundo não fazem ideia dos mecanismos complexos por trás de cada resultado. É aí que entra o algoritmo do Google.

Se você acha que os resultados de pesquisa aparecem em determinada ordem por puro acaso, saiba que dezenas de requisitos precisam ser cumpridos para um texto estar nas primeiras páginas do buscador de forma orgânica, ou seja, sem investir no Ads.

Desde o nascimento do site de pesquisas mais usado no planeta, milhares de otimizações foram desenvolvidas pelos criadores, de forma a permitir a realização de pesquisas com resultados cada vez mais específicos e com as respostas que as pessoas procuravam.

No entanto, como as pessoas poderiam ler bilhões de textos para avaliá-los em tempo hábil, assim como ranqueá-los de acordo com a sua qualidade, relevância, originalidade, além de ver se possui qualquer tipo de plágio ou golpe em links?

A resposta é que o Google não é formado por super-humanos. Eles criaram e continuam criando robôs e algoritmos altamente específicos para avaliarem milhões de conteúdos todos os dias, de forma a entregar de forma rápida e eficiente os melhores links.

Engana-se quem pensa que basta criar um site e fazer um texto para o blog que ele irá aparecer magicamente no primeiro lugar dos orgânicos no Google. Apesar disso ser um sonho, está longe de ser como a realidade funciona.

De fato, está longe de ser impossível conseguir ranquear o seu site na página mais desejada pelas empresas do mundo, mas é importante saber que assim como a sua marca, outros milhares estão fazendo o mesmo a todo instante.

Por isso é importante lembrar que o SEO e a produção de conteúdo devem ser criados com foco em trazer informações ricas, com credibilidade, foco no cliente e em responder às suas questões.

Não é de um dia para o outro que o algoritmo do Google irá considerar o seu site relevante o suficiente para passar na frente de domínios altamente consolidados e presentes há anos no site.

Alguns sites precisam criar conteúdos de forma frequente e atendendo os requisitos de indexação por meses, no entanto, o retorno pode ser muito maior do que o esperado, tanto em questão de leads quanto de contatos, inscrições na newsletter e nas vendas em si.

Pensando em ajudar você a otimizar ainda mais a sua presença no buscador, fizemos esse artigo que fala sobre como funcionam os algoritmos da plataforma, a importância de conhecê-los, assim como usar estratégias para ter melhores resultados.

Continue a leitura e perceba de uma vez por todas que o Google não é um bicho de sete cabeças e que é possível obter bons resultados organicamente, desde que a sua marca tenha persistência, trabalhe constantemente e, claro, construa uma boa estratégia.

O que é o algoritmo do Google?

Para que as milhões de pesquisas feitas a cada instante apresentem resultados adequados de acordo com a expectativa dos usuários, o Google precisa contar com diversos robôs, programados para seguirem uma série de regras para ranquear os links.

Existem uma série de algoritmos que nem mesmo os maiores especialistas de marketing conhecem todos, já que eles passam por atualizações frequentes e nem sempre são avisadas ao público em geral.

No entanto, alguns fatores possuem um peso maior do que outros na hora do algoritmo do Google classificar determinado site, conteúdo ou página.

Os cinco com mais peso para o buscador são escolha das palavras-chave, correspondência de pesquisa, classificação de páginas úteis, exibição dos melhores resultados e interpretação do contexto.

Perceba que não basta usar uma mesma palavra centenas de vezes em uma página, de forma que esse artigo não chegará nem perto de responder à pesquisa de um usuário, por exemplo.

Qual a sua importância?

É praticamente impossível falar do Google sem citar os seus robôs, que aumentam a cada dia a qualidade do buscador, que permite que muitas pessoas encontrem em segundos o que procuram.

O algoritmo do Google é muito importante e fundamental para que o buscador funcione e continue indexando milhares de páginas todos os dias, o que facilita empresas de todos os segmentos a crescerem, ao passo que as pessoas a encontrarem respostas diversas.

Afinal, como funciona esse algoritmo?

Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é o algoritmo e a sua importância, é hora de entender como esse mecanismo extremamente complexo, e em partes secreto, funciona.

O algoritmo do Google, em primeiro lugar, irá ler as palavras digitadas na barra de pesquisa e irá atrelar links que tenham determinada quantidade delas para que apareçam para o usuário.

Em cerca de milésimos de segundo, é possível ter acesso a milhões de links. Depois, o robô irá levar em conta a correspondência de pesquisa, de forma que uma página que escreveu apenas muitas vezes o termo sem qualquer contexto, será penalizada.

Agora, o robô irá considerar também a utilidade daquele link, de forma a analisar a quantidade de vezes que a palavra-chave repete, a qualidade de navegação de outros usuários, a data de criação e otimização de posts e a originalidade deles, por exemplo.

Chegando ao final do trabalho complexo dos algoritmos, é hora de analisar o contexto do texto, e se de fato ele responde à questão dos usuários.

Por fim, é hora de ranquear os melhores links dentro dessas diversas análises. Ele leva em conta a idade do site, o uso de links internos e externos, responsividade, urls amigáveis e a quantidade de outros tópicos em um mesmo texto.

Como usar o algoritmo do Google?

Assim como o algoritmo foi criado para tornar a experiência de navegação no site do Google cada dia melhor, ele também é um aliado dos criadores de conteúdo, que podem usar as métricas do Google para criar materiais de qualidade.

Esses materiais, por sua vez, irão tanto atender bem as pesquisas dos usuários, como tornar a empresa mais visível no mercado e também ter uma boa reputação nas pesquisas.

As melhores formas de usar os algoritmos do Google ao seu favor é entender um pouco mais sobre SEO e as suas táticas, evitar de qualquer forma as penalizações por black hat, que podem ser o uso indiscriminado de palavras-chave e até mesmo o plágio.

Por último, sempre fique atento a novidades da plataforma, atualize conteúdos já feitos com dados mais novos e se importe em melhorar cada dia mais a qualidade dos conteúdos e a forma que são apresentados para as pessoas.

Agora, que tal aprender ainda mais sobre o Google e as formas de brilhar por lá? Leia também sobre como promover um blog e ter mais sucesso.

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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