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6 passos fundamentais para lançar um novo site

6 passos fundamentais para lançar um novo site

6 passos fundamentais para lançar um novo site

Hoje vamos falar sobre o que é preciso ser feito para lançar um novo site.

Entender esse passo a passo é fundamental para você sair do zero e alcançar o sucesso quando do lançamento de um novo projeto: completo e bem estruturado.

Como trabalhamos com isso todos os dias, percebemos que escalar uma montanha e fazer um site de sucesso são duas coisas muito parecidas, afinal, as duas ações precisam de:

  • esforço, 
  • dedicação,
  • um passo de cada vez.

É claro que lançar novas páginas na internet não precisa ser tão doloroso se todos os envolvidos fizerem o dever de casa e seguirem os passos que precisam acontecer para que o resultado atinja os objetivos desejados.

Neste post, apresentaremos 6 passos fundamentais para o lançamento de um novo site. Continue lendo e saiba o que fazer para que o projeto tenha êxito e nada passe despercebido!

Quais os passos para lançar um novo site?

Como tudo na vida, para lançar um novo site e obter sucesso, é necessário que um planejamento seja desenvolvido.

Para isso, dividimos esse processo em 6 passos que irão ajudá-lo a organizar e observar detalhes importantes e indispensáveis nesta tarefa. Vamos conhecê-los:

1) O site precisa de um lugar para morar (também conhecido como hospedagem)

Sem um domínio e hospedagem não existe website.

Assim como você e sua família possuem um endereço onde residem, o site também tem a mesma necessidade.

Para isso, ele precisa ter um domínio e estar hospedado em algum servidor, para que possa ser acessado e visualizado.

Para compreender melhor, vamos aos detalhes:

Domínio

Domínio é o endereço ou link que as pessoas irão digitar no navegador para chegar até seu site. Em geral, é o nome de sua empresa ou marca, terminado com “.br” no Brasil.

Como exemplo, o site da nossa agência é: agenciaorin.com.br

Segundo dados apresentados pela vpnMentor, no mundo existem 1,84 bilhões de sites, isso significa que o seu domínio não poderá ser idêntico a algum que já esteja registrado.

Para descobrir se o domínio que você pretende utilizar está disponível, faça uma busca no https://registro.br/.

Fique tranquilo, pois são muitas as possibilidades existentes para que você consiga achar a melhor opção para o seu negócio.

Você precisa apenas cuidar para que o endereço não fique muito confuso, impronunciável ou quase impossível de ser escrito.

Encontrou o domínio ideal? Então agora é a hora de registrar seu novo site.

Hospedagem

A hospedagem é um espaço específico na internet para “guardar” o seu site, ou seja, ele precisará estar armazenado em um servidor que pode estar localizado em qualquer lugar do planeta.

Para isso, será preciso pagar uma espécie de “aluguel” para a empresa especializada que disponibilizará as páginas do seu negócio para o mundo.

Existem muitas opções no mercado, no entanto, é importante contar com uma hospedagem que garanta:

  • bom custo-benefício,
  • suporte técnico,
  • performance,
  • contas de e-mails,
  • segurança dos dados.

Dependendo do tamanho do site e número de acessos que ele terá, a hospedagem precisará de ajustes e adaptações para poder oferecer rapidez e qualidade.

2) Estabeleça o objetivo de lançar um novo site

Tudo tem um porquê na nossa vida e para lançar um novo site não é diferente.

Então pense na razão para desenvolvê-lo e como ele será útil para conquistar os resultados que você espera.

Nosso papel como agência é aconselhar as empresas e profissionais a irem pelo melhor caminho.

Por isso, vamos sempre bater nesta tecla, portanto, defina seus objetivos:

  • Quer vender seus produtos?
  • fortalecer a marca?
  • comunicar-se com seu cliente?
  • informar sobre notícias do seu segmento?
  • apresentar seu portfólio?

Enfim, tenha isso em mente antes de pedir um orçamento de site ou começar a construí-lo.

Assim será bem mais fácil desenvolver suas páginas com a qualidade que elas merecem.

Por exemplo, se você quer atrair um público qualificado para seu site o ideal será construir autoridade com estratégias de SEO e conteúdos relevantes em um blog corporativo. 

Para isso existem diferentes estruturas de site, possibilitando que os objetivos sejam alcançados.

3) Facilite a construção e a edição do seu site com um CMS

Chegamos no desenvolvimento das páginas, ou seja, o conteúdo que deverá fazer parte do seu site.

Para isso, é necessário adotar uma linguagem de programação, permitindo que o computador entenda o que deseja-se apresentar nas telas de micros, tablets e smartphones dos usuários que venham a acessar as páginas da sua empresa.

Algo nesse formato:

<!DOCTYPE HTML>

<html>

    <head>

        <title>Exemplo</title>

    </head>

    <body>

        <?php

            echo “Olá, eu sou um exemplo de programação PHP!”;

        ?>

    </body>

</html>

Acalme-se, pois existe uma outra alternativa para se possa “escrever” as suas páginas, trata-se do CMS.

O que é CMS?

CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) é uma plataforma desenvolvida para facilitar a gestão e edição de um site, sempre que for necessário.

Ele é acessado pelo navegador e possui uma linguagem visual prática e intuitiva, permitindo flexibilidade e agilidade para o desenvolvimento.

As vantagens de utilizar um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo são:

  • facilidade para atualização e edição do conteúdo,
  • praticidade para acrescentar novas áreas ao site,
  • facilidade de posicionamento nos mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo…),
  • flexibilidade no desenvolvimento de projetos de diferentes portes,
  • velocidade de carregamento,
  • baixo custo de atualização e manutenção,
  • gestão de níveis de usuários (administradores, desenvolvedores, autores de conteúdo…),
  • aumento de autonomia.

A adoção de um CMS significa facilidades na hora da programação, pois não será preciso fazer um curso para conhecer as diversas linguagens existentes no mercado, como, por exemplo, a PHP, utilizada no exemplo apresentado anteriormente.

Como fazer essa escolha?

Apesar de não requerer conhecimento em linguagem de programação, um CMS exige cuidado com sua usabilidade. 

Qualquer erro de estruturação pode afetar todo o projeto.

Seu uso é fácil até certo ponto. Quando o site exige algumas especificidades, é necessário ter um nível de conhecimento mais técnico.

Neste caso, existem três opções:

  1. Você fazer o site o que não indicamos, pois seu foco deve ser voltado ao seu negócio e alcance do core business da sua empresa,
  2. contratar um desenvolvedor de site – também não indicamos, pois uma única pessoa pode demorar muito para construir seu site, falhar no suporte e não pensar na estratégia para o seu lançamento,
  3. contratar uma agência – indicada para prestar o suporte necessário, unindo técnicas de usabilidade do site às estratégias de marketing e vendas para o crescimento do seu negócio.

O fato é que, independente da sua escolha, optar por um CMS irá facilitar muito o desenvolvimento das páginas e futuras manutenções.

4) Mãos a obra: agora é hora da construção do site

Essa etapa é subdividida em fases, facilitando a construção e desenvolvendo um cronograma para que os prazos sejam efetivamente cumpridos.

Com um briefing bem detalhado, crie o escopo do site alinhado às expectativas.

No escopo você vai literalmente desenhar página por página, definir textos e imagens que irão compor cada uma e separar as informações que não podem faltar.

Quando o projeto envolve uma agência é natural existirem, de forma organizada, as seguintes fases:

  • configuração do site, 
  • design, 
  • redação. 

Tudo isso só é possível com uma perfeita comunicação e interação entre agência e cliente.

É aqui que o site começa a tomar forma.

Costumamos investir o maior tempo possível no planejamento antes de lançar o site novo.

Isso nos permite errar, alinhar a comunicação, compreender o tom de voz que o site deve ter e nos aprofundarmos na estratégia estabelecida por sua empresa.

Ao definir e estabelecer os conteúdos e configurações, o próximo passo é tirar o projeto do papel, seguindo o cronograma e planejamento.

Lembre-se que enquanto seu site está sendo construído ele não pode ficar visível aos visitantes.

O ideal é deixar uma única página pública a qual chamamos de “Coming Soon”, ou seja, “Site em Construção” ou ainda “Em breve Site Novo” com informações básicas de contato.

5) Antes de lançar faça uma auditoria de SEO e usabilidade

Antes de colocar no ar o seu novo site, faça uma avaliação completa, realizando testes em diferentes navegadores e dispositivos até a definição de palavras-chave para cada página.

Este é o passo onde você precisará conferir se todos os requisitos do site estão corretos.

Os buscadores como Google e Bing tem uma lógica que envolve a experiência dos internautas com um site.

Essa lógica norteia todas as técnicas e especificações necessárias para que suas páginas sejam apresentadas entre os principais resultados.

Para isso, será necessário ter conhecimento em otimização de sites (SEO) e aplicá-las de maneira eficaz.

Ao lançar um novo site é compreensível que os buscadores demorem um tempo até compreenderem que ele existe e que é relevante.

Ele pode levar certo tempo até ser propagado e apresentado quando alguém buscar pelas palavras-chaves mais importantes para sua empresa.

Observe que os esforços são contínuos mesmo depois que o website estiver no ar, portanto, fazer o dever de casa vai agilizar essa propagação e os buscadores irão se familiarizar com ele.

Não se iluda! É preciso um trabalho constante para torná-lo relevante, aplicando conhecimentos de marketing de conteúdo, usabilidade e expertise em vendas.

6) É dia de lançar seu site

Tudo aprovado e funcionando bem? Está na hora de lançar o novo site definitivamente.

Instale códigos de monitoramento para acompanhar o tráfego e o comportamento das pessoas que o visitam.

Ter o Google Analytics implementado é um passo básico para compreender como se comportam os usuários que acessam suas páginas.

Use esses dados para otimizar seu site continuamente.

Depois que você publicá-lo, faça novamente todos os testes necessários em diferentes navegadores e dispositivos.

Siga monitorando esse comportamento e mantenha o dinamismo do seu site adicionando conteúdos como blog posts.

Atraindo tráfego qualificado para o seu site

Agora que sua empresa está presente na internet, é hora de atrair tráfego qualificado, ou seja, buscar seus potenciais clientes e oferecer conteúdos diferenciados para que eles naveguem e queiram conhecer detalhes dos seus produtos e serviços.

Para isso, envolva outros canais de marketing digital, divulgando sua empresa e apresentando informações que interessam ao seu público-alvo. 

Essa é uma forma de tornar seu site relevante.

Contar com uma boa agência de marketing digital irá facilitar o processo, pois não basta estar com o novo site no ar, é necessário divulgá-lo e transformá-lo em uma referência no segmento em que sua empresa atua.

Para isso, será necessário abrir contas nas principais redes sociais na qual o seu público interage, como, por exemplo:

  • Facebook,
  • Instagram,
  • YouTube,
  • TikTok,
  • Messenger,
  • LinkedIn,
  • Twitter, etc.

A partir da abertura dessas contas, será necessário publicações que possam chamar a atenção e direcionar seus visitantes para o site da sua empresa, preferencialmente para postagens com conteúdos que atendam as dúvidas e curiosidades dessas pessoas.

Essa estratégia, conhecida como marketing de conteúdo, é um grande alavancador de negócios, pois é a partir de informações bem direcionadas e que resolvam problemas e desejos dos potenciais clientes que as vendas são realizadas.

Essas ações possibilitam que sua empresa seja vista como uma “autoridade” no segmento, o que a transforma em uma fonte de informações e de busca por parte daqueles que querem ou precisam de detalhes a respeito dos assuntos relacionados ao seu segmento de atuação.

Agora que você já conhece os 6 passos fundamentais para lançar um novo site, no entanto, precisa de ajuda para obter sucesso nessa empreitada, contate a Orin27, uma agência digital full service, voltada a resultados. Será uma satisfação conhecer a sua estratégia e ajudar sua empresa a alcançá-la!

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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