O que é CTA e como defini-lo?
Dentro do marketing, principalmente no digital, existe uma série de termos que podem deixar algumas pessoas em dúvida, como a CTA, que aparece em muitos locais.
Seja você iniciante nesse segmento ou atuante há um tempo, não importa. Geralmente, surge um termo que nem sempre iremos saber, seja pela rapidez dessas mudanças ou pela falta de tempo para acompanhar tantas inovações em um espaço curto de tempo.
De fato, é quase impossível se manter atualizado sobre todas as mudanças do setor, mas existem alguns termos, como o CTA, importantes para aprender e poder usufruir dos seus benefícios.
Quando o assunto é marketing digital, o que pode parecer mero detalhe para algumas pessoas, como a cor de um botão, o layout de um site e até mesmo as chamadas usadas, na verdade, tem um longo planejamento e estratégia por trás dessa comunicação.
Por falar nisso, sabia que até mesmo as cores podem trazer sensações e induzirem a ações do consumidor, como, por exemplo, lembrar de uma empresa ou realizar alguma ação, como comprar algo ou solicitar um determinado produto?
Hoje em dia, com tantas ferramentas disponíveis e formas de encantar os usuários, bem como auxiliá-los a tomar uma determinada decisão, é importante saber quais passos dar para não perder nenhuma oportunidade.
Pensando em ajudar você a ficar ainda mais por dentro dos termos de marketing, fizemos este post sobre a CTA, a importância do uso dessa ferramenta e como ela pode ser fundamental para a sua empresa.
Continue por aqui e entenda porque essa pequena sigla cheia de potencial é tão famosa dentro do universo do digital.
O que é CTA?
Essa famosa sigla nada mais é que Call to Action, em português Chamada para Ação. Trata-se de uma frase pequena e marcada pela objetividade criada justamente para incentivar determinada ação do leitor.
As CTAs são grandes aliadas do marketing há anos e, quando as campanhas online surgiram, tornaram-se ainda mais presentes nas mais variadas ações.
São usadas para os mais variados fins, como impulsionar uma venda, assinar a newsletter, preencher um formulário, participar de uma promoção e muito mais.
No entanto, assim como falamos lá em cima, elas fazem parte de uma estratégia e as CTAs certas devem ser escolhidas de acordo com a ação que se deseja conseguir da audiência.
Como escolher a CTA correta para seu negócio?
Como você deve imaginar, existem centenas de chamadas para a ação e como cada uma possui um tipo de gatilho, elas devem ser usadas com critério.
Um texto com CTAs exageradas, ou seja, em quase todas as frases, pode se tornar cansativo e até mesmo confundir o leitor, que receberá tantos direcionamentos e ficará perdido e desistirá daquele conteúdo.
Para escolher a CTA ideal, você pode seguir alguns passos, confira:
- Análise de qual etapa do funil o usuário se encontra,
- Definição da persona que deverá ser atingida,
- Ter em mente o conhecimento da pessoa no assunto do conteúdo,
- Escolher o formato da CTA ideal (botões, pop-ups, textos laterais, etc),
- Definir o objetivo e o local da CTA.
Agora, é hora de pensar no layout e de que forma você irá apresentar essa chamada, para que ela realmente chame a atenção e alcance o leitor da melhor forma.
O ideal é que você escolha locais livres para que ela seja a verdadeira estrela daquela parte do conteúdo, bem como cores contrastantes em relação às cores da página.
Se quiser ir mais longe, você pode usar alguma imagem atraente e mudar a tipografia e o tamanho da fonte. A dica aqui é sempre testar o layout antes de colocar no ar, principalmente se for uma campanha com grande número de acessos.
Por falar nisso, as CTAs não precisam estar presentes apenas em textos de landing pages! Em blogs, redes sociais, e-mail marketing e até mesmo em campanhas de SMS, essas chamadas se tornam verdadeiras aliadas das empresas.
Qual o local correto de inserir os CTAs?
Agora que você sabe mais sobre essas chamadas tão usadas, é hora de entender onde colocá-las para que elas usem todo o seu potencial de engajamento.
Primeiramente, não existe um local específico para você colocar uma CTA, mas sim alguns pontos estratégicos que podem fazer toda a diferença.
Veja:
Blog: os textos de blog, principalmente aqueles que falam sobre assuntos direcionados ao objetivo da CTA, devem ter de duas a três chamadas ao decorrer do conteúdo.
Home do site: em forma de pop-up ou um botão no canto, ou no decorrer da home, são boas opções de locais para a sua chamada.
Anúncios: seja nas redes sociais ou no Google Ads, elas são fundamentais para conseguir cliques e demais ações.
Canais variados: e-mail marketing, posts nas redes sociais, landing pages, vídeos e ofertas são ótimos espaços para isso.
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Percebeu como as CTAs vão muito além de simples frases de efeito? O segredo por trás delas é uma estratégia bem definida e com especialistas para mensurar os seus resultados, principalmente quando falamos em anúncios.
Por esse e outros motivos é que você precisa contar com profissionais para realizar uma campanha de uso de chamadas! Somos uma agência focada no digital, com expertise e todas as ferramentas para ajudar a sua empresa da melhor forma.
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