Por que utilizar o marketing social na estratégia da empresa?

Por que utilizar o marketing social na estratégia da empresa?

Tanto por conta dos novos comportamentos de compra, como pela nova forma da sociedade de enxergar o mundo, cada vez mais humanizada e preocupada com questões sociais e de cunho ambiental, surgiu o marketing social.

Trata-se de uma estratégia que está em evidência e conseguindo ótimos resultados ao redor do mundo, de forma a mostrar que vender é importante, mas não é tudo para uma empresa. E que, para obter sucesso de verdade, tem que fazer a diferença no local em que está inserida.

Dessa forma, é normal que as campanhas tanto offline como digitais, assim como o posicionamento das marcas sobre questões variadas, sejam cada dia mais pautadas em tornar o mundo um lugar melhor.

No entanto, muitas pessoas se questionam se o marketing social realmente dá resultados quando o assunto é receita, e a resposta é sim!

Continue a leitura e descubra por que essa estratégia é um grande sucesso em diversos fatores.

O que é marketing social?

Semelhante a outras estratégias de marketing, nas quais o objetivo é fazer a empresa ser lembrada de maneira positiva e torná-la referência em determinado setor, o social trabalha de modo a melhorar a imagem da organização perante a sociedade.

Dessa forma, não se trabalha de modo a vender produtos diretamente, mas em mostrar o quanto aquela organização está engajada em tornar o mundo um lugar melhor, assim como o ambiente em que ela está inserida.

O marketing social é, portanto, um conjunto de estratégias que faz com que as empresas se engajem em causas sociais e ambientais e informem isso da melhor maneira, não só para se promover, mas também para incentivar o público-alvo e a população a tomar atitudes positivas.

Lembra que falamos no começo do texto sobre o novo comportamento do consumidor? Muito mais informado, crítico e antenado nas causas sociais, o público também quer que isso venha das empresas que estão comprando.

Atualmente, as pessoas não compram apenas produtos, mas também experiências e engajamento. Inclusive, as empresas que são conhecidas pela poluição ambiental ou tratamento inadequado dos colaboradores estão cada dia mais para trás, mesmo oferecendo bons produtos.

Qual é a importância desse tipo de marketing?

Muitas pessoas, já cientes do que se trata esse tipo de marketing, se perguntam sobre a sua importância e os resultados que pode trazer, já que sua intenção não é promover produtos e sim posicionamentos.

Engana-se, no entanto, quem pensa que um bom posicionamento social não auxilia nas vendas, já que, segundo uma pesquisa realizada pelo Sistema FIEP, 87% dos brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis, sendo que 70% não se importa se isso pode custar mais.

Após entender a importância comercial, é interessante lembrar do que realmente importa quando se fala de marketing social, que é a diferença que se pode fazer tanto para a sociedade como para o ambiente em que se está atuando.

É uma tendência mundial que as empresas comecem a se importar mais com o meio ambiente, com os animais, bem como com as relações de trabalho e a sustentabilidade.

Sendo assim, além de ser rentável, essa nova visão das empresas está de fato fazendo a sociedade se conscientizar a respeito de muitos temas, tornando a população mais engajada em questões importantes.

Como aplicar o marketing social como estratégia?

Agora que você conhece esse conjunto de informações, saiba como implementar em sua organização e aproveitar seus benefícios, comprovados por dados.

Defina uma causa

Essa fase é realmente muito importante, pois existem diversas causas, como raciais, LGBT+, ambientais, dentre outras, na qual todas são válidas, desde que levadas a sério.

Escolha uma que você e sua empresa tenham realmente afinidade e que esteja de acordo com os seus valores.

Promova a mudança

O marketing social está longe de existir apenas por aparência ou fachada. As pessoas estão cada dia mais informadas e investigam as empresas!

Sendo assim, ao se propor a participar de uma causa, tenha certeza de que você irá até o final e promoverá a mudança de fato, agindo diariamente em prol dela. Nessa fase, tenha em mente todas as estratégias que você usará para promovê-la e os melhores métodos para isso.

Agora é hora de se unir tanto com sua equipe quanto com outras empresas e divulgar essa nova empreitada o máximo que puder.

Defina o segmento

Agora que você já sabe a causa escolhida e as estratégias para promovê-la, é hora de pensar nos públicos e segmentos que mais serão atingidos por essas ações.

Lembre de adequar o tom do discurso, já que as pessoas precisam se identificar!

Aplique as estratégias

Depois de muito trabalho e organização nas fases anteriores, vem a fase de começar a agir!

Aproveite para permitir que seu público acompanhe todo o processo desde o início, de maneira totalmente transparente.

3 vantagens do marketing social como estratégia

Já parou para pensar nos frutos que sua empresa conseguirá com essas estratégias? Veja a seguir.

Fortalece a credibilidade

50% das pessoas compram de acordo com suas crenças, de modo que sua empresa começará a ser vista com maior credibilidade por estar engajada a fazer mudanças no mundo.

Além disso, se você fizer tudo corretamente, será recompensado por isso, já que as pessoas irão observar e, muitas vezes, sentir as mudanças.

Aumenta a visibilidade da marca

Um dos maiores focos das empresas atualmente é obter maior visibilidade, conseguindo assim mais clientes, parceiros e oportunidades no mercado.

Ao estar engajado em fazer a diferença no âmbito social ou ambiental, sua empresa automaticamente obterá maior visibilidade de pessoas que seguem a sua causa, assim como de outras empresas e da sociedade em geral.

Não é raro que empresas engajadas virem boas notícias nos principais canais de comunicação, como o Mc Dia Feliz.

Aumenta a rentabilidade

Se as pessoas preferem comprar de empresas que realmente fazem o certo, logo a sua marca começará a vender mais.

Mesmo que de modo indireto, as vendas começarão a aumentar, já que, com maior credibilidade e visibilidade, a sua empresa começará a atingir novos ambientes e públicos.

Muito interessante como o marketing social age, não é mesmo? Aproveite para continuar por dentro das tendências de vendas e continue em nosso blog. Leia também sobre como aproveitar o aumento do e-commerce para vender mais.

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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