Vale a pena investir em marketing local?
A cada dia que passa, a tecnologia toma novas proporções e auxilia não só no mundo offline, mas também nas estratégias digitais. Um grande exemplo é o marketing local, que é muito usado em campanhas online, trazendo resultados significativos.
Esse conjunto de estratégias ganha esse nome porque utiliza da geolocalização como maneira de segmentação.
Com esse fator a favor, é possível criar campanhas específicas para o público-alvo do local e conseguir clientes novos.
Por conta disso, o marketing local é muito usado para trazer resultados para lojas físicas e atrair clientes, bem como para conseguir visibilidade e divulgar não só o local, como seus produtos e soluções.
Provavelmente você já deve ter sido impactado por alguma das ações desse tipo de marketing, que envolve postagens específicas sobre uma região e, até mesmo, pelo Ads, ao pesquisar sobre um bairro ou rua.
Entenda nesse artigo se vale a pena investir no marketing local e como aplicá-lo da melhor maneira!
Vale a pena investir em marketing local?
Por ser uma novidade para muitas pessoas, a principal dúvida que beira o marketing local é se vale a pena investir nessa maneira de divulgar a empresa.
Confira alguns fatores a serem levados em conta na hora de pensar sobre esse conjunto de estratégias:
Segmentação mais eficiente
A segmentação eficiente é o maior diferencial do marketing local, pois ele atende regiões específicas.
Além do fator regional, para aproveitar ao máximo este benefício, é muito importante que você tenha um público-alvo bem definido, pois é ele que será atingido pelas estratégias.
Apesar de o local ser o foco, em um bairro ou cidade, por exemplo, existem muitos tipos de públicos e é incorreto apenas criar anúncios ou campanhas pensando unicamente onde serão veiculados e vistos, e não nas pessoas que irão ser impactadas.
Imagine, por exemplo, que você tem uma loja de brinquedos que tem por público mulheres de 30 a 40 anos. De nada vale anunciar para adolescentes.
Lembre-se ainda que é preciso criar conteúdos e campanhas com tom de voz adequado, design, texto e outros elementos que chamem a atenção.
Além disso, cada pessoa tem suas necessidades, objetivos, dores e, até mesmo, metas que querem atingir. É imprudente criar qualquer anúncio de maneira genérica.
De fato, é muito importante impactar quem está perto da loja física, mas não é estratégico levar em conta que qualquer pessoa do ambiente possa ser um cliente.
Geração de oportunidades
Com o avanço da internet, muitas oportunidades surgiram, como a possibilidade de vender seus produtos digitalmente por meio de uma loja online e divulgar seus serviços autônomos para conseguir oportunidades por meio de redes sociais, buscadores e sites.
Existe também o marketing de afiliados (indicação), dentre outras novidades.
Perceba que todas essas novas formas de trabalhar na internet precisam de chamar a atenção das pessoas certas, gerar interesse e desejo, por fim causando a ação desejada, que nem sempre é apenas comprar e pode ser o preenchimento de um formulário de landing page, curtir página nas redes sociais, dentre outros.
Dessa forma, o marketing local está sendo cada dia mais usado, tanto pela sua versatilidade, como para atender novos negócios que possuem necessidades específicas.
Atrair pessoas que podem realmente ser compradoras da sua marca é garantia de mais oportunidades de negócios.
Como começar uma estratégia de marketing local?
Agora que você já sabe o quanto esse conjunto de estratégias, que podem ser criadas tanto no digital como offline, é importante para vender mais e obter visibilidade, saiba como dar os primeiros passos no marketing local:
De forma offline
Ao falar em novidades no marketing, muitas pessoas acreditam que elas envolvem apenas a internet, mas isso não é verdade.
O marketing local é focado na geolocalização, isso quer dizer que ele também tem ações offline!
Entre elas pode-se citar:
- entrega de impressos, como panfletos, jornais, vouchers, dentre outros,
- propagandas OOH,
- e até os famosos carros de som.
Em determinados locais, dependendo da legislação, é possível ir mais longe e investir em outdoors e busdoors.
Apesar da mensuração de ações offline como estas ser um desafio um pouco maior, muitas pessoas serão impactadas e os resultados poderão ser vistos.
De forma online
O marketing local também traz muitas possibilidades e ações digitais que podem começar a ser implementadas hoje mesmo.
Entre elas pode-se citar os anúncios pagos nas redes sociais com limitação geográfica, anúncios no Ads de acordo com palavras-chave do seu local, hashtags locais, parcerias com influenciadores locais, entre várias outras possibilidades.
Não se esqueça que de maneira online você tem maior poder de mensuração dos resultados, de forma a verificar a quantidade de cliques, visualizações, taxa de engajamento e muitos outros dados sobre cada ação realizada.
Percebeu como o marketing local pode ser interessante para sua empresa? Agregue-o às suas estratégias atuais e vá mais longe.
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