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Vendas omnichannel: conheça essa tendência de 2021

Vendas omnichannel: conheça essa tendência de 2021

Apesar do panorama mundial de instabilidade causado pela pandemia de Covid-19 e 2021 começar nesse período, muitas tendências mercadológicas e de tecnologia surgiram, como as vendas omnichannel.

Com a criação da vacina e os avanços da Medicina sobre o Coronavírus, esse novo ciclo começou com mais esperança e perspectivas positivas em vários nichos da sociedade, desde saúde até tecnologia.

Inclusive, o próprio distanciamento social e a necessidade de manter uma longa quarentena em quase todos os países trouxe insights para vencer as barreiras físicas e conseguir trabalhar, vender e fechar negócios mesmo a distância.

Um grande exemplo é a adoção do home office pelas empresas, que inclusive 94% alegam ter sido proveitoso.

Neste artigo iremos abordar as vendas omnichannel e por que essa é uma tendência para 2021. Continue a leitura.

O que é omnichannel?

Antes de compreender o que são vendas omnichannel, é essencial entender do que se trata essa palavra e o que ela significa, já que virou uma tendência no Brasil.

Trata-se da convergência entre os canais do meio digital e offline de uma empresa, de forma que em ambos atuem de maneira integrada e totalmente alinhada tanto na comunicação, resolução de problemas e vendas.

Deste modo, por exemplo, redes sociais, site, loja física, telefone e e-mail apresentam a mesma maneira de atender e trazer soluções, ao passo que se interligam e o cliente não sente perda de qualidade ao optar pelo atendimento presencial ou online.

Inclusive, grandes empresas do e-commerce, como a Netshoes, estão aderindo a essa forma de trabalhar, já que é possível retirar as compras feitas pela internet em unidades físicas da Magazine Luiza, por exemplo.

O que são vendas omnichannel?

Ao passo em que a pandemia iniciada em 2020 obrigou as pessoas e empresas a utilizarem mais da tecnologia para fazer compras essenciais, trabalhar e se comunicar, trouxe também insights para depois desse período.

É nesse contexto que as vendas omnichannel criaram espaço, pois unem canais digitais e offline para fechar vendas e atrair um número maior de consumidores, que muitas vezes só conseguem adquirir itens dessa forma, por exemplo.

Inclusive, esse tipo de venda está virando um sucesso, atingindo objetivos de companhias de diferentes setores no assunto de performance em vendas.

Um grande exemplo disso é quando o cliente visita a loja física e gosta muito de um calçado, mas não encontra seu tamanho ou a opção de cor preferida. 

Nesse caso, ele pode concluir a compra dentro do estabelecimento e receber em casa a encomenda, assim como pode fazer o oposto: fazer uma compra no e-commerce e retirá-lo em uma unidade da loja.

Quais são os benefícios dessa estratégia?

Além de trazer novas possibilidades, esse modelo de vendas é essencial para momentos como este, em que se adaptar e inovar é extremamente essencial. 

Confira as 2 maiores qualidades das vendas omnichannel.

Adaptar-se às novas necessidades do mercado

Muitos clientes se sentem mais seguros quando podem ver, provar e até mesmo testar algum produto ou serviço, mas plataformas de venda apenas digitais não permitem a experiência completa.

Inclusive, o comportamento de compra das pessoas mudou, uma vez que elas se informam mais antes de comprar, pesquisam e, claro, fazem mais críticas. 

Por isso, a disponibilização do máximo de informações possíveis e também de diferenciais, como a possibilidade das vendas omnichannel, são decisivas para fechar vendas.

Fidelizar o cliente

Ao passo que o público está mais crítico em relação a comprar, fidelizá-lo é outro desafio.

Por isso, manter a convergência de canais digitais e offline, prestando atendimento de qualidade e oferecendo informações de forma rápida e clara, é uma das formas de tornar esses consumidores verdadeiros fãs da marca.

Muitas vezes, uma simples resolução de problemas, a facilidade de fazer uma troca ou trazer um dado técnico pode transformar uma pessoa em um cliente fiel.

Como implementar as vendas omnichannel no seu negócio? 

Implementar as vendas omnichannel é mais que uma tendência, é uma necessidade para empresas de diferentes setores se encaixarem nos novos padrões de consumo tanto na pandemia, como após esse período.

Mas antes disso, transforme sua empresa em omnichannel. Integre o atendimento tanto offline como digital, de forma que os responsáveis pelo atendimento tenham preparo e informações que permitam que em qualquer canal o cliente possa ser atendido rapidamente e sem impasses.

Outra dica é permitir que compras feitas online possam ser retiradas na loja e vice-versa. Isso traz facilidade para o consumidor, assim como caso ele precise fazer uma troca, seja mais fácil.

De forma geral, para fazer essa implementação, é preciso ter estrutura tecnológica e conhecimento, para que não tenha efeito contrário.

Porém, depois de introduzida, fica mais fácil mensurar resultados, problemas, nível de satisfação, dentre muitos outros fatores.

Agora que você já sabe a importância dessa integração e quais são os benefícios dessa nova tendência para 2021, aproveite para pensar sobre introduzir as vendas omnichannel em sua empresa. 

Entre em contato para tirar todas as suas dúvidas e entender mais sobre essa nova forma de vender em todos os canais.

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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