Marketing humanizado: vale a pena investir?
Ao passo que a evolução impacta os meios de produção, consumo, comunicação e trabalho, também atinge a publicidade, de forma que o marketing humanizado nasceu.
Muitas pessoas pensam que as verdadeiras evoluções acontecem apenas no setor tecnológico, quando um novo celular é lançado ou um software consegue feitos nunca antes vistos.
De fato, a tecnologia apresenta inúmeras mudanças, que são notificadas principalmente pelos noticiários, imprensa e demais meios de comunicação, como as redes sociais.
No entanto, de forma relativamente silenciosa e gradativa, a forma de comprar, consumir conteúdo, usar as redes sociais e até mesmo consumir a publicidade também mudaram ao passar dos anos, sendo essencial entender essas evoluções.
Pense que o Instagram, por exemplo, é uma rede social relativamente nova, criada em 2010, mas que nesse curto tempo conseguiu revolucionar a forma de postar fotos, vídeos, fazer publicidade, comunicar-se e, claro, vender.
Você sabia que os stories possuem apenas seis anos de existência? Criado em 2016, como uma forma de bater a concorrência, que era o Snapchat, agora é uma das principais formas das pessoas postarem no Instagram.
Perceba que mesmo sem ser tão notificado, de um ano para outro as inovações no digital podem fazer grandes mudanças na vida dos brasileiros.
É claro que o marketing não poderia deixar de acompanhar essa evolução, transformando-se junto. É aí que nasceram novas formas de divulgar empresas, vender e relacionar-se com o público-alvo.
Entenda nesse conteúdo do que se trata o marketing humanizado e porque ele pode ser fundamental para a sua empresa conseguir resultados realmente positivos e o melhor, a fidelização dos clientes. Continue a leitura.
No que consiste o marketing humanizado?
Já se foi o tempo onde a publicidade era resumida a anúncios em massa, ou seja, dedicados a atrair a população de forma geral, sem conhecer exatamente as suas necessidades, sonhos, dores e desejos.
Anúncios na TV, por exemplo, fazem uma pequena segmentação, como o horário e as cidades em que serão divulgadas as propagandas, o que atualmente de forma isolada não tem mais a resposta esperada do consumidor.
Inclusive, sabia que 80% dos compradores preferem marcas que personalizam a experiência e tornam-se mais próximas?
Além disso, eles se sentem mais seguros em disponibilizar os seus dados para cadastros em organizações que demonstram maior humanização.
O marketing humanizado nasceu na necessidade das empresas se tornarem mais próximas dos consumidores, de forma gradativa e natural, atentando-se de forma mais refinada às necessidades, personalidade, desejos, vontades e muitos outros aspectos deles.
Quanto mais conhecer o público-alvo, melhor. Principalmente nos dias de hoje, que o uso de dados para a tomada de decisão nunca esteve tão alto. Além disso, com essas informações é possível fazer ações de mais sucesso, com segmentação assertiva.
Falando nisso, as pessoas tendem a converter mais, comprar e até mesmo abrir e-mails quando são personalizados e dedicados a elas, por exemplo.
O marketing humanizado usa da empatia, ética e emoção para conseguir chegar mais perto das pessoas e assim entender mais sobre elas e entregar soluções cada dia mais adequadas.
Quais as suas vantagens?
Em um mundo cada dia mais competitivo, conseguir vantagens perante a concorrência é fundamental. O marketing humanizado vem como uma solução bastante efetiva para entender mais sobre o mercado e a personalidade dos clientes.
Além disso, por priorizar uma comunicação mais próxima e personalizada, aumenta as taxas de conversão, vendas e fidelidade, o que é muito importante para manter a receita e uma boa base de clientes satisfeitos.
Por falar nisso, a humanização também faz com que os usuários se sintam representados, aumentando ainda mais a identificação com a marca, o que pode fazer com que eles façam o famoso marketing boca a boca e defendam a marca sempre que puderem.
Como construir esse tipo de marketing?
Agora que você sabe que o marketing humanizado é uma tendência forte e é repleto de benefícios, precisa entender como implementar esse tipo de estratégia em sua organização.
Lembre-se: os seus esforços devem começar desde a cultura da empresa até a ponta final do atendimento, pois se a mudança for fajuta, apenas para conseguir mais clientes, facilmente será desmentida. Sendo assim, siga alguns passos:
Redefina os valores da empresa
O primeiro passo que deve ser seguido corretamente e jamais pulado é o de alinhar os valores da empresa com os desse tipo de marketing.
Empatia, escuta ativa, ética e comunicação de qualidade devem ser o foco maior da empresa, tanto entre as equipes quanto para o consumidor.
Dessa forma, quando a estratégia for implementada, será linear e mais fácil de ser aplicada, já que todos estarão alinhados com o novo direcionamento organizacional.
Invista no conteúdo
Desde os posts das redes sociais até os maiores textos de blog devem ser de qualidade, trazendo linguagem, temas e gatilhos que se adequem com o público-alvo, de forma a se aproximar deles da melhor forma.
Se, por exemplo, a sua audiência gosta bastante de música brasileira, por que não trazer notícias do setor ou indicar sons que eles possam gostar?
Nem toda comunicação deve ser focada em vender. É importante criar uma relação de confiança e proximidade com as pessoas.
Mantenha os clientes engajados
Manter os clientes engajados é muito importante para que eles interajam com a marca e nunca esqueçam porque seguem você nas redes sociais e assinam a newsletter.
Faça posts interativos, enquetes, concursos culturais e até mesmo caixinhas de perguntas para entender o que eles gostariam de ver mais na empresa e o que poderia melhorar.
Interessante como o marketing humanizado pode fazer toda a diferença na sua empresa, não é mesmo? Continue por dentro desse universo e leia também em nosso blog sobre de que forma os usuários podem ajudar na produção de conteúdo da sua empresa.