Como usar Instagram Business nos seus negócios?
O Instagram Business é a ferramenta ideal para empresas que desejam se comunicar com seu público e anunciar seus produtos e serviços, afinal é a plataforma digital que mais cresce entre as redes sociais e que mais influencia nas intenções de compras.
No Brasil já são 110 milhões de usuários e segundo a página do Instagram:
- 90% desse público seguem uma empresa,
- 2 a cada 3 usuários dizem que a rede social favorece a integração com as marcas,
- 50% ficam mais interessados na marca quando elas anunciam nessa plataforma.
Os dados são bem atrativos e nesse sentido o Instagram Business é solução que você precisa para ampliar a sua marca, estar junto do seu público e melhorar seus resultados.
Quer saber como usar essa ferramenta? Confira nossas dicas.
Mas, afinal, o que é o Instagram Business?
O Instagram Business ou para empresas é uma ferramenta criada pela própria plataforma que possibilita que os negócios tenham seu próprio perfil na rede social.
Usando da ferramenta a empresa pode trabalhar estratégias para:
- divulgar a marca,
- promover engajamento,
- captar leads,
- aumentar as vendas.
Também é possível acessar dados como impressão, alcance e engajamento das publicações. Essas métricas são essenciais para o desenvolvimento de um planejamento estratégico eficiente de vendas.
Além disso, o Instagram para empresas possibilita às marcas a liberdade para se reinventarem no mercado e, assim, atingirem um número maior de público interessado em seus produtos/prestação de serviços, ampliando as conexões comerciais e aproximando as relações entre marca e consumidor.
Diferentemente de um perfil social, o empresarial apresenta alguns recursos com informações básicas e que ficam localizadas na “página inicial”, como telefone, endereço e e-mail direto, favorecendo assim o aumento nas chances de conversão de clientes.
Como converter o perfil pessoal em perfil comercial no Instagram?
Todo empreendedor pode transformar o seu perfil pessoal do Instagram em um comercial ou criar um. Atualmente a plataforma já conta com 200 milhões de contas empresariais.
Dois pontos bem importantes: a criação de uma conta no Instagram Business é gratuita e o jeito mais prático é por meio de um login com um perfil do Facebook, já que as essas redes sociais são sincronizadas, ou você pode fazer o cadastro.
Nesse link você encontra um passo a passo bem fácil para configurar uma conta empresarial no Instagram.
De forma geral você precisa:
- baixar o aplicativo,
- criar a conta,
- configurar o perfil.
Fazendo isso você pode começar a usar todas as funcionalidades e usar de estratégias para usufruir dos benefícios que a plataforma pode gerar ao seu negócio.
Confira algumas dicas que preparamos para que o seu negócio se destaque no Instagram
Muitos empreendedores ainda têm em mente que o Instagram Business consiste apenas em fazer publicações sobre produtos e serviços.
Muito além do que publicar fotos e informações, o público consumidor está interessado em um conteúdo com o qual ele se identifique, gerando uma empatia com o negócio.
Neste sentido, é de total relevância que as empresas enxerguem o Instagram Business como uma verdadeira revista ou catálogo, publicando informações relevantes, obedecendo um cronograma e um conjunto de estratégias para promover os negócios e fidelizar o seu público.
Siga algumas estratégias simples que ajudarão a destacar o seu negócio no Instagram.
São elas:
Utilize um nome de perfil facilmente encontrado e tenha uma boa bio
Para que as pessoas encontrem o perfil da sua empresa, ele precisa ter um nome fácil para pesquisar e uma bio que auxilie na identificação.
Um exemplo pode auxiliar você a entender melhor a primeira dica. Se você quiser buscar o nosso Instagram, pesquisará “Agência Orin” na barra de busca, certo? Como o nosso perfil é @agenciaorin você encontrará rapidamente.
Agora pense que o nosso nome nessa rede social é “Ideias de marketing”, você jamais conseguiria chegar nele a partir dessa pesquisa.
Por isso, recomendamos que você utilize um nome que tenha relação com sua empresa e uma bio que mostre onde a loja está, o que vende, horário de funcionamento e um link para entrar em contato.
Utilize hashtags
A plataforma também utiliza de recursos para descobrir a relevância dos conteúdos publicados e para facilitar as buscas do usuário no aplicativo.
As famosas hashtags têm essas duas funções: aumentar o alcance da publicação e facilitar a busca.
Hashtags nada mais são que palavras-chave que viram hiperlink e ajudam para que mais usuários visualizem as suas publicações e visitem a sua página.
Use fotos com boa qualidade
Segundo uma recente pesquisa realizada pela Opinion Box, 59% dos usuários já compraram algum produto ou serviço publicados na plataforma.
Uma boa imagem tem grande influência no poder de compra nos meios digitais.
Por isso, utilize a sua página do Instagram Business para publicar fotos inteligentes e com boa qualidade dos seus produtos, do dia a dia da sua empresa, da equipe, para cativar e atrair o seu público.
Seja autêntico
Se inspirar em marcas e seguir tendências no Instagram Business é necessário, no entanto, não deixe a autenticidade do seu negócio se perder.
Use de estratégias inteligentes e de criatividade para se posicionar, se comunicar e mostrar os valores da sua empresa para o seu público.
É exatamente esse comportamento que ajudará ele a se identificar com a sua marca.
Faça parcerias com digital influencers
A pesquisa Opinion Box traz dados interessantes sobre a força do marketing de influência no Instagram.
Alguns desses dados são:
- 71% dos usuários da plataforma seguem influenciadores digitais,
- 16% se reconhecem muito influenciados por eles na decisão da compra,
- 58% já compraram algum produto indicado ou usados por um deles.
Logo, fazer parcerias com digital influencers é uma boa estratégia para o seu negócio, especialmente se tratando do Instagram Business.
Acompanhe métricas e indicadores de performance
Se você seguir todas as dicas acima, terá mais resultados no Instagram Business. Para saber exatamente quais resultados foram alcançados, utilize as métricas e indicadores de performance.
Isso pode ser achado no Instagram Insights, ferramenta da própria rede que mostra:
- o alcance das publicações,
- engajamento,
- dados sobre a sua audiência,
- ações realizadas no seu perfil.
Coloque todas as dicas em prática e melhore seus resultados com marketing digital.
Agora que você já sabe como usar Instagram Business, continue lendo no nosso site e confira 10 motivos para escolher a Gestão de Redes Sociais da Orin.