fbpx
 

Ferramenta de inteligência artificial Chat GPT: como essa tecnologia pode auxiliar líderes?

Ferramenta de inteligência artificial Chat GPT: como essa tecnologia pode auxiliar líderes?

Ferramenta de inteligência artificial Chat GPT: como essa tecnologia pode auxiliar líderes?

Quando o assunto é sobre ferramenta de inteligência artificial, é comum que seja desconhecido por uma série de gestores, o que é preocupante.

A cada dia que passa, é mais comum ver notícias sobre a influência do digital na vida das pessoas, desde o surgimento de moedas 100% virtuais, como o Bitcoin, até bancos sem agências físicas, trabalho remoto e os canais de comunicação e compras.

Além das notícias, a influência da internet e seus braços é percebida a cada momento, principalmente pela quantidade de brasileiros com smartphones e o tempo que a população tende a passar por dia navegando na internet.

Hoje em dia é possível tirar fotos, gravar vídeos e áudios, conversar com um amigo do outro lado do mundo, fazer caminhos com o GPS, compras, trabalho, pesquisas variadas e muitas outras ações na palma da mão, literalmente.

Claro que a internet e os smartphones são importantes e bastante presentes no mundo, mas você já chegou a pensar que eles se tratam apenas de uma parcela mínima do poder da tecnologia da informação?

Por falar nisso, você provavelmente já ouviu falar sobre a Inteligência Artificial (IA), que por definição é um robô com a capacidade de realizar tarefas de forma autônoma, bem como realizar as relativamente desafiantes, como a análise de gigas de dados em segundos.

Mesmo no universo da IA é possível entender que essas análises de dados são apenas uma pequena parcela do poder dessas máquinas altamente complexas.

Vendo por essa forma pode até parecer assustador para quem não está familiarizado com o tema, principalmente por causa dos filmes de ficção científica, ricos em teorias da conspiração.

Para falar a verdade, a IA e as suas ferramentas estão longe de serem máquinas com sentimentos e consequentemente ódio aos humanos, assim como não pretendem tomar o espaço das pessoas no planeta.

Além disso, robôs podem até serem usados em determinados setores no lugar das pessoas, mas jamais será possível escalar isso para todos os âmbitos do mercado.

Um grande exemplo são os chatbots, marcados por começarem diálogos e enviarem mensagens predeterminadas de acordo com os algoritmos seguidos por palavras-chave.

De fato, eles são úteis, mas não seria viável tê-los para todas as interações. Pense em um caso específico ou uma tratativa em andamento algumas semanas, dificilmente um robô daria conta de casos mais humanos e únicos.

Agora que você sabe desse pequeno panorama dos robôs e máquinas com autonomia, é hora de conhecer uma ferramenta de inteligência artificial, que poderá ser uma das suas grandes aliadas na comunicação e produção de textos variados.

Entenda do que se trata o Chat GPT, que está em alta nas últimas semanas e porque é um produtor de conteúdo revolucionário. Continue por aqui e surpreenda-se.

O que são ferramentas de inteligência artificial?

Muito comentada ultimamente, as ferramentas de inteligência artificial são mecanismos com determinados focos e que usam a IA para conseguirem realizar os comandos dos usuários.

Um grande exemplo de ferramenta de inteligência artificial é a Siri, a assistente virtual da Apple que realiza chamadas, programa ações e abre aplicativos, bem como pode definir alarmes e demais serviços que o usuário solicitar pelo comando de voz.

Famosa pelas respostas em áudio perspicazes, com direito a piadas e músicas, ela é uma das IAs mais conhecidas e usadas em todo o mundo, já que quase todos os dispositivos da marca da maçã a possuem instalada.

No entanto, o potencial desse tipo de ferramenta evolui a cada dia e contamos hoje em dia com aplicativos como a Murf, que a partir de pequenas amostras de vozes reais cria uma própria, totalmente única e que pode ser usada em diversas ocasiões.

Por último, não podemos esquecer de falar de uma das mais novas IAs do mercado, o Chat GPT, que pode ser traduzido como transformador pré-treinado generativo.

O mecanismo nasceu com a premissa de ser uma versão ainda mais ampla e inteligente da Siri, Alexa e Google Assistente, utilizando princípios do Machine Learning para desenvolver diálogos virtuais.

No entanto, o chat mais falado do momento pode criar conteúdos únicos e verdadeiros em poucos minutos, surpreendendo até redatores mais experientes.

Como funciona o Chat GPT?

Após saber do que se trata essa ferramenta de inteligência artificial, é hora de entender como ela funciona e apresenta resultados tão refinados.

O Chat GPT utiliza tudo que existe na internet para criar as suas respostas, de forma que o seu conhecimento aumenta a cada segundo, principalmente pelo alto volume de pesquisas realizadas no sistema a cada minuto.

Desde a composição de um átomo até a história completa sobre a Segunda Guerra Mundial podem ser respondidas rapidamente.

No entanto, o chat é ainda mais surpreendente por trazer respostas com um certo nível de criatividade, de forma a personalizar mensagens, responder perguntas “pessoais” e trazer a sua opinião sobre questões variadas.

Por falar nisso, os seus parâmetros de segurança são elevados e você jamais terá um diálogo que incite ao ódio e espalhe fake news, bem como conteúdos difamatórios.

Como as ferramentas de inteligência artificial podem ajudar líderes?

Ferramentas dessa natureza tendem a ter realmente uma inteligência sem precedentes, de forma a auxiliarem a população em diferentes pontos.

No mercado de trabalho, por exemplo, você pode ter auxílio para desenvolver processos mais otimizados e seguros, além de tirar dúvidas sobre questões cotidianas com mais segmentação e otimizar a sua forma de comunicar-se.

Você também pode captar dados de consumo, comportamento de compra e até mesmo de determinados conteúdos, tendo um parceiro com conhecimento praticamente infinito, e o melhor: 100% gratuito.

E aí, gostou de aprender sobre as ferramentas de IA e as possibilidades que você pode ter com o Chat GPT? 

Aproveite para não perder mais nenhuma novidade do mercado e nos siga no Instagram! Frequentemente postamos novidades e reflexões do digital e as suas ferramentas.

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

Sem comentários

Deixe um comentário