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Datas sazonais nas redes sociais: como escolher as mais adequadas?

Datas sazonais nas redes sociais: como escolher as mais adequadas?

Datas sazonais nas redes sociais: como escolher as mais adequadas?

Quando o assunto é datas sazonais nas redes sociais, muitos gestores acreditam que devem focar apenas nas mais comerciais para o mercado no geral.

Sendo assim, o foco muitas vezes acaba sendo para Páscoa, Dia dos Namorados, Black Friday e Natal, que não deixam de ser épocas com grandes oportunidades de venda, mas não são as únicas.

De acordo com cada nicho de atuação, podem existir datas que mesmo que não tenham apelo comercial tão forte, como essas citadas acima, trazem mais vendas e até mesmo maiores oportunidades de ganhar clientes fiéis.

A verdade é que muitas datas são uma grande oportunidade, mas por falta de conhecimento delas os gestores acabam por perder chances de conseguirem ainda mais vendas e, claro, aquela tão desejada visibilidade.

De fato, com os afazeres do cotidiano e as preocupações diversas que um gestor tem, pode ser que algumas datas que seriam uma oportunidade passem batido, de forma que eles mal possuem tempo para focar nas datas mais tradicionais.

No entanto, nem tudo está perdido. Atualmente, pode-se contar com os calendários virtuais e sites 100% gratuitos que mostram todas as datas comemorativas do ano, sendo feriado ou não.

Além disso, a sua marca precisa estudar mais sobre o seu público, o nicho de atuação, os produtos que vende, as causas que defende e o seu posicionamento perante temas do momento, como o veganismo, sustentabilidade e equidade de gênero.

Diferente do que algumas pessoas podem imaginar, esse tipo de data não é apenas um motivo a mais das pessoas comprarem, mas também uma oportunidade de se conectar com os seguidores e criar discussões saudáveis, bem como uma relação mais próxima.

Inclusive, você sabe de que forma utilizar as datas sazonais nas redes sociais da melhor forma ou como escolher as mais adequadas de acordo com a realidade da sua marca?

Continue por aqui e veja dicas que poderão trazer uma série de oportunidades tanto lucrativas quanto de relacionamento com a sua audiência.

Como escolher as melhores datas sazonais nas redes sociais?

De fato, se a sua empresa focar em todas as datas sazonais que existem e que tenham uma mínima relação com a sua marca, as redes sociais terão apenas comemorações, o que não é o objetivo.

Veja a seguir algumas dicas de como escolher e aproveitar as datas sazonais nas redes sociais da sua empresa.

Entenda quem é seu público

Em primeiro lugar, antes mesmo de escolher as datas e as ações a serem feitas em cada época, é preciso entender sobre o seu público.

Muitas empresas acreditam que diversos eventos podem ser uma boa pedida, mas esquecem que o público delas nem sempre está afim desse tipo de incentivo. 

Em marcas B2B, por exemplo, onde o foco é vender para outras empresas, o excesso de datas comemorativas pode fugir dos objetivos iniciais e afastar os clientes.

Crie conteúdos engajadores

Não basta apenas postar sobre a data e esperar que a mágica aconteça. É preciso ter uma estratégia bem definida e estabelecer objetivos para cada conteúdo.

O seu post quer apenas informar sobre a data ou aproveitar para vender mais? Será um post estático ou um vídeo divertido? Essas e outras perguntas devem fazer parte do seu planejamento.

Ah, não se esqueça: pense nos últimos relatórios das suas redes e quais formatos, horários e dias os seus posts apresentaram melhores resultados e use esses dados ao seu favor.

Considere os valores da sua marca

Depois dessas dicas, é muito importante pensar também na cultura da sua empresa, nos seus valores e posicionamentos. Não adianta querer seguir tendências ou até mesmo os seus concorrentes sem olhar para a realidade da marca primeiro.

Se a sua empresa trabalha com produtos de origem animal, por exemplo, não é a melhor ideia fazer conteúdos sobre veganismo ou a importância de diminuir o consumo de carne.

Outro exemplo muito importante e que deve ser evitado é o de não se posicionar perante temas bastante atuais, como algum influencer que era da sua marca falar algo polêmico. Em caso de silêncio, a sua empresa pode sair como se tivesse o mesmo posicionamento.

Além de aumentar as chances de uma polêmica em cima de seus conteúdos, pode afastar alguns clientes ou até mesmo deixar a desejar na credibilidade.

Dependendo do grau da polêmica, pode acontecer o famoso cancelamento, que pode ser caracterizado como ondas de comentários negativos, unfollows e até mesmo denúncias para as redes sociais.

Nem todas as datas sazonais devem estar nas redes sociais

Além de todas essas dicas que citamos nesse conteúdo, é muito importante que a sua marca saiba escolher as datas comemorativas que mais façam sentido para a sua empresa.

Caso você tenha um e-commerce, pode ser valioso conferir as datas desse conteúdo.

É normal que em um primeiro momento seja necessário contar com a ajuda de uma equipe de marketing, como a nossa, para traçar as melhores estratégias.

Que tal falar com a gente? Conte as suas ideias e necessidades e saiba de que forma podemos ajudar.

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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