Como criar uma loja no Instagram?

Como criar uma loja no Instagram?

Se você quer vender na internet, ter uma loja no Instagram deve fazer parte de seus esforços para obter clientes, vendas e visibilidade nesse universo.

O Instagram Shopping, como também é chamada, é a plataforma de compras de uma das maiores redes sociais do mundo, que já acumula cerca de 1 bilhão de usuários ao redor do planeta.

Podendo ser usada em contas comerciais no aplicativo e que tenham um perfil vinculado ao Facebook, a funcionalidade aparece como um ícone a mais na página da empresa, em formato de bolsa.

Nessa aba, é possível criar uma vitrine virtual com as fotos de produtos da loja e colocar seus preços, facilitando a sua exposição, ao invés de limitá-la apenas direcionando as pessoas para algum link externo, que geralmente fica na biografia da rede.

E as vantagens não param por aí, a ferramenta ainda permite que o cliente em potencial clique nas imagens e seja direcionado ao seu e-commerce ou catálogo de produtos no Facebook.

Com isso, o cliente pode obter as informações que deseja de forma rápida e consegue fechar a venda mais facilmente.

Entenda mais a seguir sobre por que e como criar uma loja no Instagram para aumentar as vendas e obter sucesso nessa rede social, que só cresce ao redor do mundo. Continue a leitura.

Por que criar uma loja no Instagram?

Essa é uma pergunta relativamente comum quando algum gestor ou dono de e-commerce escuta sobre a loja no Instagram.

De forma geral, esse é mais um canal para vender, divulgar e atrair clientes para comprar produtos da sua empresa, além do fato de que é gratuito e pode ser ativado seguindo alguns passos.

Além disso, estar presente de forma completa em uma rede social onde ao menos 90% dos usuários acompanham lojas é importante para estar na frente da concorrência e ser considerado uma opção na hora das compras desses consumidores.

Como criar uma loja no Instagram?

Agora que você sabe o que é e por que é importante ter uma, aprenda, em quatro passos, como ter seu espaço no Instagram Shopping e começar a vender em mais um ambiente digital.

Cumpra todos os requisitos

Para você ter uma loja no Instagram, em primeiro lugar, é preciso cumprir os requisitos mínimos, para depois começar a avançar na criação da sua vitrine virtual.

São eles:

  • ter a última versão do aplicativo baixada no celular,
  • possuir uma página de Facebook vinculada à conta,
  • dispor de um catálogo de produtos no Gerenciador de Negócios,
  • cumprir os termos de segurança no Facebook.

Conecte-se a um catálogo do Facebook

Este é um dos requisitos mais trabalhosos de se atender, mas é imprescindível para poder possuir sua loja no Instagram, já que é por ele que os produtos serão “puxados” para a vitrine digital.

Para conectar sua loja a um catálogo do Facebook, você pode seguir três caminhos.

É possível vincular a loja à página do Facebook da empresa, desenvolver um catálogo do zero pelo Gerenciador de Negócios ou vincular a uma página parceira, que já venda itens da sua loja.

Pela página da empresa é a forma mais fácil, pois já está criada e irá apenas puxar os produtos ali publicados.

Cadastre o seu perfil de compras

Depois de ter concluído os passos anteriores, é hora de cadastrar seu perfil no Instagram como uma loja virtual, o que pode ser feito sem grandes complicações pelo próprio menu da rede social.

Abra o menu, clique em “configurações”, depois em “empresa” e por fim “compras no Instagram”.

Depois desses passos, você poderá enviar sua conta para aprovação da plataforma, e, quando isso acontecer, terá a permissão para vender pela sua loja no Instagram.

Marque os seus produtos na loja

Depois da aprovação, o seu perfil já aparecerá em formato de loja para seus usuários, de forma que faltará apenas marcar seus produtos para serem divulgados.

Para isso, será necessário acessar a loja, encontrar o catálogo vinculado e depois adicionar a marcação de preço nos itens existentes.

Ao fazer um post, você perceberá que existirá outra opção além da “marcar pessoas”, que será a “marcar produtos”, permitindo a divulgação, na qual, por meio de um clique, o usuário poderá ver o valor e ser direcionado para a página de compras.

Como conquistar bons resultados com uma loja no Instagram?

Se você acha que depois desses passos seu trabalho acabou, está enganado. A loja no Instagram existe por um propósito, que é o de vender, certo? Por isso, é importante trabalhar para que ela apresente resultados.

Uma ótima dica é utilizar hashtags na medida certa e que tenham relação com o produto, para que seja mais fácil encontrá-lo por meio de pesquisas.

Outra forma de divulgar seus produtos de maneira inteligente é em um mesmo post colocar mais de um objeto, marcando todos, para que as pessoas conheçam a fundo seu catálogo.

Por falar em post, lembre-se que a concorrência é grande, então caprichar na qualidade das fotos e na clareza da legenda faz toda a diferença na hora da decisão do cliente.

Com essas dicas, você poderá criar sua loja no Instagram e obter bons resultados com ela.

Quer continuar por dentro desse tema? Continue em nosso blog e leia sobre como usar o Instagram Business em seu negócio.

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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