Como criar uma loja no Instagram?
Se você quer vender na internet, ter uma loja no Instagram deve fazer parte de seus esforços para obter clientes, vendas e visibilidade nesse universo.
O Instagram Shopping, como também é chamada, é a plataforma de compras de uma das maiores redes sociais do mundo, que já acumula cerca de 1 bilhão de usuários ao redor do planeta.
Podendo ser usada em contas comerciais no aplicativo e que tenham um perfil vinculado ao Facebook, a funcionalidade aparece como um ícone a mais na página da empresa, em formato de bolsa.
Nessa aba, é possível criar uma vitrine virtual com as fotos de produtos da loja e colocar seus preços, facilitando a sua exposição, ao invés de limitá-la apenas direcionando as pessoas para algum link externo, que geralmente fica na biografia da rede.
E as vantagens não param por aí, a ferramenta ainda permite que o cliente em potencial clique nas imagens e seja direcionado ao seu e-commerce ou catálogo de produtos no Facebook.
Com isso, o cliente pode obter as informações que deseja de forma rápida e consegue fechar a venda mais facilmente.
Entenda mais a seguir sobre por que e como criar uma loja no Instagram para aumentar as vendas e obter sucesso nessa rede social, que só cresce ao redor do mundo. Continue a leitura.
Por que criar uma loja no Instagram?
Essa é uma pergunta relativamente comum quando algum gestor ou dono de e-commerce escuta sobre a loja no Instagram.
De forma geral, esse é mais um canal para vender, divulgar e atrair clientes para comprar produtos da sua empresa, além do fato de que é gratuito e pode ser ativado seguindo alguns passos.
Além disso, estar presente de forma completa em uma rede social onde ao menos 90% dos usuários acompanham lojas é importante para estar na frente da concorrência e ser considerado uma opção na hora das compras desses consumidores.
Como criar uma loja no Instagram?
Agora que você sabe o que é e por que é importante ter uma, aprenda, em quatro passos, como ter seu espaço no Instagram Shopping e começar a vender em mais um ambiente digital.
Cumpra todos os requisitos
Para você ter uma loja no Instagram, em primeiro lugar, é preciso cumprir os requisitos mínimos, para depois começar a avançar na criação da sua vitrine virtual.
São eles:
- ter a última versão do aplicativo baixada no celular,
- possuir uma página de Facebook vinculada à conta,
- dispor de um catálogo de produtos no Gerenciador de Negócios,
- cumprir os termos de segurança no Facebook.
Conecte-se a um catálogo do Facebook
Este é um dos requisitos mais trabalhosos de se atender, mas é imprescindível para poder possuir sua loja no Instagram, já que é por ele que os produtos serão “puxados” para a vitrine digital.
Para conectar sua loja a um catálogo do Facebook, você pode seguir três caminhos.
É possível vincular a loja à página do Facebook da empresa, desenvolver um catálogo do zero pelo Gerenciador de Negócios ou vincular a uma página parceira, que já venda itens da sua loja.
Pela página da empresa é a forma mais fácil, pois já está criada e irá apenas puxar os produtos ali publicados.
Cadastre o seu perfil de compras
Depois de ter concluído os passos anteriores, é hora de cadastrar seu perfil no Instagram como uma loja virtual, o que pode ser feito sem grandes complicações pelo próprio menu da rede social.
Abra o menu, clique em “configurações”, depois em “empresa” e por fim “compras no Instagram”.
Depois desses passos, você poderá enviar sua conta para aprovação da plataforma, e, quando isso acontecer, terá a permissão para vender pela sua loja no Instagram.
Marque os seus produtos na loja
Depois da aprovação, o seu perfil já aparecerá em formato de loja para seus usuários, de forma que faltará apenas marcar seus produtos para serem divulgados.
Para isso, será necessário acessar a loja, encontrar o catálogo vinculado e depois adicionar a marcação de preço nos itens existentes.
Ao fazer um post, você perceberá que existirá outra opção além da “marcar pessoas”, que será a “marcar produtos”, permitindo a divulgação, na qual, por meio de um clique, o usuário poderá ver o valor e ser direcionado para a página de compras.
Como conquistar bons resultados com uma loja no Instagram?
Se você acha que depois desses passos seu trabalho acabou, está enganado. A loja no Instagram existe por um propósito, que é o de vender, certo? Por isso, é importante trabalhar para que ela apresente resultados.
Uma ótima dica é utilizar hashtags na medida certa e que tenham relação com o produto, para que seja mais fácil encontrá-lo por meio de pesquisas.
Outra forma de divulgar seus produtos de maneira inteligente é em um mesmo post colocar mais de um objeto, marcando todos, para que as pessoas conheçam a fundo seu catálogo.
Por falar em post, lembre-se que a concorrência é grande, então caprichar na qualidade das fotos e na clareza da legenda faz toda a diferença na hora da decisão do cliente.
Com essas dicas, você poderá criar sua loja no Instagram e obter bons resultados com ela.
Quer continuar por dentro desse tema? Continue em nosso blog e leia sobre como usar o Instagram Business em seu negócio.