Aprenda AGORA 10 estratégias para vender mais em 2020
Aprenda AGORA 10 estratégias para vender mais em 2020
Todo fim de ano acontece a mesma coisa: clientes em busca de seus presentes, vendedores felizes e lojistas satisfeitos.
Há muitos anos o natal é considerado a melhor época para vender. Toda tradição dos presentes em torno da data faz com que o consumidor se movimente para adquirir produtos ou serviços.
Mas não só de natal vivem as lojas. Todo lojista busca vender bem o ano todo. E embora não seja uma tarefa fácil, não é impossível.
Por isso, preparamos este post com algumas dicas e listamos 10 estratégias para vender mais que você pode usar no seu negócio em 2020. Confira:
Como vender mais o ano todo?
O natal é considerado uma excelente época para vender, principalmente, pelo fato do consumidor estar mais propenso às compras neste período.
Além disso, há uma injeção na economia através do 13º salário, um dinheirinho a mais que as pessoas acabam usando para este fim.
Com tantos pontos a favor, como vender tão bem como no natal, em outras épocas do ano? Utilizando algumas estratégias para vender mais.
As estratégias de aumento de vendas servem exatamente para melhorar o caixa em meses sem datas específicas e que as vendas são fracas.
É importante sempre inovar e buscar conhecimento contínuo para que, mesmo em épocas de “vacas magras”, você esteja vendendo e ganhando dinheiro o ano todo.
A estratégia certa pode te fazer vender mais
Se preparar para épocas em que as vendas não são tão boas é essencial para qualquer negócio que deseja crescer.
Não dá para contar apenas com os períodos bons. É preciso inovar e buscar soluções assertivas para que os períodos mais difíceis não prejudiquem a sua empresa.
Por isso, listamos aqui algumas estratégias para vender mais que você pode colocar em prática. Confira:
Compre certo
Talvez esta seja uma das etapas mais importantes para uma empresa. Saber comprar corretamente, em todos os aspectos, influencia diretamente nas vendas.
Atente-se ao prazo. Não deixe para comprar mercadorias na última hora. Afinal, cliente nenhum gosta de não encontrar o que quer.
Considere também a demanda. Isso evita que você compre errado, pois quando isso acontece a mercadoria fica parada e mercadoria parada significa dinheiro perdido.
Prepare o estoque
Mesmo quando a procura não está tão grande, evite deixar o estoque bagunçado, produtos mal dispostos ou vitrine sem peças. Isso causa uma má impressão e não é isso que você quer.
Faça um controle dos meses que você mais vende e dos que menos vende. Coloque tudo em uma planilha e prepare seu estoque para que nos meses mais fracos você consiga esvaziá-lo através de promoções ou descontos.
Faça promoções
Alguns lojistas não gostam da palavra promoção, por achar que ela significa apenas perda para o negócio, mas isso não é verdade.
Quando você programa suas compras corretamente e inclui uma margem de lucro considerável é possível investir em promoções nos meses onde as vendas estão baixas e ainda lucrar bastante com isso.
As promoções são capazes de aquecer as vendas em épocas onde a procura está mais baixa. Por isso, programe promoções sazonais, de acordo com o período que você vende menos.
Divulgue para sua base de clientes e esteja preparado para aumentar suas vendas.
Treine os vendedores
Uma das estratégias para vender mais que se mostra mais eficiente é o treinamento com vendedores.
Vendedores bem capacitados e com um grande poder de persuasão são capazes de vender mais em qualquer época do ano.
Por isso é importante sempre investir no conhecimento da sua equipe. Uma equipe bem orientada e motivada é capaz de bater a meta todos os meses do ano.
Utilize a técnica de persuasão
As pessoas naturalmente gostam de comprar. Isso está ligado ao prazer que esta ação proporciona.
Estudos revelam que as pessoas se sentem bem ao dar ou receber um presente e isso deve ser explorado na hora da venda.
Quando o vendedor tem um bom poder de negociação e sabe que o cliente está disposto a comprar consegue fazer uma abordagem leve e que pode resultar em venda.
Crie relacionamentos
Uma empresa que não se relaciona com seus clientes está fadada a não crescer. Não perca a oportunidade de transformar uma primeira venda em segunda.
Se você tem uma base de clientes pode ser de grande valia em épocas que a venda não está tão boa.
Através de ligações ou envio de mensagens você pode mostrar as novidades, divulgar um desconto e quem sabe assim trazer este cliente para uma compra.
Ofereça benefícios ao invés de produtos
Esta é uma das estratégias para vender mais que costuma ser mais eficiente no mercado.
As pessoas facilmente são atraídas, todos os dias, pelos mais variados produtos. Foque em oferecer algo diferente, que tenha valor e seja realmente necessário.
Quando você mostra ao cliente que ele está levando não só um produto, mas também a solução para algum problema, certamente ele voltará, independente da época do ano, porque entendeu que aquilo é importante e tem um valor.
Invista em propaganda
Esta talvez seja uma das estratégias mais básicas, mas tem muita empresa que não faz a lição de casa.
Não deixe para divulgar seu negócio apenas quando as coisas estão boas demais ou ruins demais.
Defina um planejamento de comunicação onde sua marca esteja em evidência o ano todo. Assim é possível conquistar clientes, independente da época do ano.
Simplifique
As pessoas gostam de facilidade. Em meio à correria do dia a dia, a praticidade torna-se uma aliada indispensável nas vendas.
Ofereça agilidade nos processos de compra, crie maneiras de ir até seu cliente e leve solução para que seja possível comprar, mesmo em épocas de vendas mais fracas.
Transmita segurança
Uma empresa que trabalha seu nome tem grandes chances de não ser esquecida pelo cliente. E isso implica diretamente na confiança que ele tem de repetir a compra.
Seja claro nos processos e demonstre credibilidade em todas as etapas. Um cliente seguro em relação a uma compra sempre retornará e ainda será um promotor do seu negócio.
Não tenha medo de testar
Como você viu, durante o processo de conhecimento do seu negócio existem inúmeras estratégias para vender mais.
Por isso, não tenha medo de testar todas elas, em diferentes épocas do ano para entender o que dá certo e o que não deve ser repetido.
É muito importante ter a consciência de que qualquer uma das estratégias só pode ser medida se colocada em prática. Mão na massa!
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