O que é e como fazer um planejamento de conteúdo para blog?

O que é e como fazer um planejamento de conteúdo para blog?

Você sabe qual é a importância de desenvolver um bom planejamento de conteúdo para o blog da sua empresa?

Que todo empreendimento precisa ter um site, apresentando seus produtos, serviços, localização e informações que facilitem as pesquisas e compras dos seus clientes, não é mais novidade para ninguém.

Como prova disso e recorrendo a informações oficiais, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do ano de 2021, mostram que a internet já era acessível para 90% da população do nosso país.

Na zona rural, esse percentual alcançou 74,7% dos domicílios, enquanto que na área urbana atingiu 92,3%. Somos, portanto, o 5º país do mundo em número de usuários.

Outro dado a ser considerado, e que fez parte de um estudo desenvolvido pelo Serviço de Proteção de Crédito (SPC Brasil), é que nove em cada dez consumidores que possuem acesso à rede mundial consultam a internet antes de realizar uma compra.

Diante dessas informações, uma empresa que não está presente nesse canal está literalmente desconsiderando o seu público, pois, certamente, ele está buscando informações para poder decidir de quem comprar.

E o blog? De que maneira essa ferramenta contribui para atrair clientes e por que é fundamental fazer um planejamento de conteúdo para ter sucesso? Continue lendo nosso e saiba mais sobre esse assunto!

O que é planejamento de conteúdo para blog?

Antes de entrarmos nos detalhes do planejamento de conteúdo para blog, é importante entendermos mais a respeito desse canal.

Certamente, em algum momento, você já precisou buscar por alguma informação, foi ao Google e fez uma consulta a respeito.

Para facilitar o entendimento, vamos a um exemplo de alguém que queira produzir cerveja artesanal.

Normalmente, ele irá acessar um sistema de busca e digitará: “como produzir cerveja artesanal”.

O site de busca irá trazer conteúdos publicados na internet que estejam relacionados a esse assunto, apresentando os mais diversos posts a respeito.

A partir daí, o usuário irá decidir por aqueles que apresentem conteúdos que possam realmente ajudá-lo a encontrar facilidades para atender o seu desejo, ou seja, aqueles que podem contribuir de forma efetiva com a sua busca, inclusive com o que precisa ser comprado para isso.

É nesse momento que entra o blog, ou seja, um canal de conteúdos relevantes que atrai interessados, curiosos, clientes e potenciais compradores dos produtos e serviços que sua empresa oferece.

O planejamento de conteúdo consiste em desenvolver a lista de assuntos que farão parte dos posts oferecidos pelo blog da sua empresa e as palavras-chave de cada um deles.

Esses conteúdos devem ter informações de qualidade que ajudam os usuários a:

  • resolver problemas,
  • tirar dúvidas,
  • compreender detalhes das soluções que estejam buscando.

A importância de planejar seus conteúdos

Como você já deve estar imaginando, o planejamento de conteúdo define quais informações sua empresa disponibilizará aos usuários que fazem suas buscas, portanto, é um assunto estratégico para a obtenção dos resultados.

A partir do momento em que esses conteúdos atendem a esses usuários, sua empresa ou marca passa a ser vista como uma fonte de informações, ou seja, o seu site passa a ganhar acessos.

Consequentemente, os produtos e serviços que seu negócio oferece ao mercado passam a ser observados e sua empresa torna-se uma “autoridade” no assunto pesquisado.

Como resultado, há maior número de:

  • cotações,
  • emissão de propostas,
  • demanda pelas soluções,
  • vendas,
  • faturamento e lucratividade na operação.

Como iniciar o planejamento de conteúdo para blog

Para iniciar o planejamento de conteúdo para blog, é preciso que 4 ações sejam tomadas, visando alcançar os objetivos pretendidos. Vamos conhecê-las:

1. Defina os objetivos do conteúdo

A definição dos objetivos a serem conquistados a partir dos conteúdos do seu blog diz respeito ao que você pretende alcançar a partir da publicação dos posts, ou seja:

  • gerar tráfego em seu site,
  • levar consumidores para o seu e-commerce,
  • atrair clientes para sua loja física,
  • gerar leads qualificados para projetos de marketing,
  • conquistar espaço como uma autoridade no assunto, etc.

É importante essa definição, pois as estratégias são diferenciadas a partir do que se deseja alcançar.

Você deve estar presente em todas as etapas, desde as dúvidas mais simples até a orientação de quais produtos comprar, por isso, é importante não pensar apenas em mostrar os seus produtos ou serviços.

2. Conheça as personas alvo desse conteúdo

Conhecer as personas e o seu público-alvo é fundamental para que os objetivos sejam atingidos.

Todos os esforços precisam ser direcionados ao seu público, portanto, a linguagem precisa estar adequada, os conteúdos devem chamar a atenção e será preciso descobrir o que realmente interessa e quais são as dores que devem ser resolvidas para que o seu usuário fique satisfeito.

3. Mapeie e segmente as ideias

Mapear e segmentar ideias e conteúdos é importante para que determinado público possa ser alcançado.

Isso significa avaliar os potenciais clientes e seus interesses, direcionando temas e trabalhando com foco nos objetivos a serem conquistados.

Portanto, investigue a persona da sua empresa, ou seja, quais as características e quais os desejos dos principais clientes do seu empreendimento? A partir disso, mapeie as suas dúvidas e segmente as ideias o máximo possível.

4. Estude SEO e palavras-chave

Apesar do conteúdo ser voltado ao seu público-alvo, não esqueça que existem técnicas que precisam estar presentes nos seus posts para que o Google e outros sites de busca possam encontrar as suas publicações.

De nada adianta um conteúdo belíssimo se ele não for apresentado a seus possíveis clientes no momento da busca.

Portanto, cuidado com o SEO (search engine optimization) e atenção para as palavras-chave que precisarão ser utilizadas nos textos a serem desenvolvidos. Busque as melhores em ferramentas próprias para isso.

Que tal contar com a Agência Orin para ter mais assertividade no planejamento e publicações de conteúdos? Entre em contato e entenda como podemos ajudar o seu negócio a crescer.

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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