Como a escolha das palavras-chave impactam o SEO

Como a escolha das palavras-chave impactam o SEO

Como a escolha das palavras-chave impactam o SEO

Muita gente não compreende por que a escolha e o uso correto das palavras-chave impactam o SEO.

O SEO, sigla do inglês para Search Engine Optimization (que traduzida significa: otimização de mecanismos de busca), é um conjunto de técnicas utilizado para que os sistemas de busca possam reconhecer determinado conteúdo como qualificado para ser apresentado aos usuários.

Essas técnicas podem ser divididas em:

  • tecnológicas,
  • de conteúdo,
  • autoridade.

Quando algum usuário realiza uma pesquisa na internet, na maioria das vezes, milhões de páginas são apresentadas como resultado.

Isso significa que o sistema de busca encontrou, entre os milhares de servidores espalhados por todo o mundo, sites, artigos, vídeos, imagens, notícias e todo tipo de conteúdo relacionado às palavras digitadas pela pessoa que realizou a pesquisa.

Precisamos admitir que não é nada interessante que o conteúdo dos seus artigos apareçam na página 480, 23.070 ou 198.750 do Google, pois, simplesmente não serão acessadas pelos usuários.

É importante saber também que o Google é o site de busca mais utilizado em todo o mundo, obtendo 94% de todo o tráfego orgânico da internet.

De acordo com um artigo do renomado profissional de marketing Neil Patel, existem muitas outras opções no mercado, como, por exemplo:

  • Bing,
  • Yahoo,
  • Ask.com,
  • Aol.com,
  • Baidu, etc.

Apesar da variedade de opções, é fundamental que o SEO das suas publicações seja voltado para atender as exigências do Google, afinal, é o mais prestigiado e utilizado sistema de busca do planeta.

Neste post, apresentamos como a escolha das palavras-chave impactam o SEO e por que você precisa estar atento a essa situação. Continue lendo e conheça detalhes a respeito!

Por que as palavras-chave são tão importantes para o SEO?

As palavras-chave são aquelas que os usuários digitam quando realizam uma pesquisa. Como exemplo, alguém que esteja buscando informações a respeito da culinária chinesa poderá usar em suas pesquisas:

  • culinária chinesa,
  • comida chinesa,
  • receitas chinesas,
  • e as mais diversas variações.

Pensando em SEO, é adequado que você avalie aquela que é mais pesquisada e tenha chances reais de ranqueamento e utilize-a em pontos estratégicos do artigo a ser escrito.

Essa ação colabora para que o Google reconheça que o seu conteúdo atende às exigências e seja apresentado logo nas primeiras páginas da pesquisa.

É claro que seu conteúdo precisa ser relevante e responder dúvidas reais. Só a otimização não é garantia de bons resultados.

Tipos de palavras-chave

As palavras-chave, como vimos, são fundamentais para que o seu artigo seja apresentado preferencialmente na primeira página da pesquisa e, para isso, ela deverá estar presente no:

  • título do post,
  • meta description,
  • primeiro parágrafo,
  • em pelo menos um dos subtítulos,
  • citado algumas vezes no decorrer do conteúdo.

Independentemente disso, é importante que você entenda como elas se dividem:

Head tail

As palavras do tipo head tail são aquelas mais simples e abrangentes, como:

  • Rio Grande do Sul,
  • arroz integral,
  • marketing digital.

Esses termos são bastante utilizados nos processos de pesquisas, no entanto, a sua simplicidade faz com que muitos sites onde esteja mencionada essa palavra-chave sejam apresentados pelo buscador.

Além disso, ela é mais ampla e não mostra exatamente o que o leitor espera encontrar através da pesquisa.

Long tail

Palavras-chave long tail são aquelas mais específicas, ou seja, possuem detalhes que levam o usuário a obter resultados mais próximos do que desejam. Exemplos:

  • universidades particulares com ead no Rio Grande do Sul,
  • receitas fitness com arroz integral,
  • como encontrar uma agência de marketing digital.

Essas pesquisas reduzirão bastante o número de resultados, no entanto, contribuem para a assertividade da busca, situação que pode ser interessante para sua empresa, afinal, atrai menos leads, mas muito mais qualificados.

Como escolher as palavras-chave corretas para o seu tipo de conteúdo?

A escolha das palavras-chave corretas depende da estratégia que se deseja trabalhar, pois, elas tanto podem ser voltadas a quem quer conhecer sobre um determinado tema de forma geral como para aqueles que desejam detalhes específicos a respeito de um determinado assunto.

Você já deve ter percebido que quanto mais simples a palavra, maior o número de resultados e, consequentemente, concorrência. O contrário acontece quando elas são mais detalhadas.

De modo geral, é importante estar atento às seguintes situações:

Entenda o volume de busca

O primeiro ponto a ser observado diz respeito ao volume de busca que é realizado nas possíveis palavras-chave a serem adotadas.

Para isso, verifique o número de pesquisas realizadas e escolha aquela que atende o propósito do seu conteúdo e que esteja sendo bastante utilizada nos processos de busca.

Para isso, existem ferramentas que podem lhe ajudar, como:

  • Semrush,
  • Google Keyword Planner,
  • Ubersuggest.

Veja a dificuldade do ranqueamento

É preciso que exista um equilíbrio entre o volume de busca e a dificuldade de ranqueamento.

O volume de busca não pode ser muito baixo, pois isso significa que poucas pessoas fazem pesquisa utilizando essas palavras-chave.

Por outro lado, se o volume for razoável, é interessante avaliar as possibilidades do seu conteúdo ser exibido na primeira página e quem sabe no topo da busca.

Algumas ferramentas que citamos acima fazem esse cálculo de forma automática, considerando a quantidade de conteúdos otimizados para a palavra-chave e também quais são os domínios que estão ranqueados para elas.

Pense na persona

Outro aspecto importante e que não pode ser esquecido é estar atento à persona, situação que pode ser prevista a partir de um estudo apurado.

Persona é o modelo do melhor cliente que sua empresa pode ter, ou seja, é a designação de um pessoa fictícia que possui todas as características do consumidor ideal dos seus produtos ou serviços.

De nada adianta desenvolver conteúdos com ótimo ranqueamento se os leitores não fazem parte do seu público-alvo.

Analise a intenção da palavra-chave

Não se iluda, as palavras-chave não podem ser usadas apenas com o objetivo de vender e faturar.

O grande segredo está em ajudar, explicar, trazer informações importantes e que possam colaborar para que o leitor resolva o seu problema ou colabore com o esclarecimento da sua curiosidade.

No momento em que o visitante percebe que sua empresa oferece o melhor em dicas e informações, ele passa a prestar atenção aos seus produtos e serviços.

Agora que você sabe mais sobre esse assunto, entre em contato e veja como podemos ajudar a sua empresa a ter uma produção de conteúdo mais estratégica.

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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