fbpx
 

O que é marketing pessoal e como aplicar essa estratégia?

O que é marketing pessoal e como aplicar essa estratégia?

O que é marketing pessoal e como aplicar essa estratégia?

O que é marketing pessoal? Para algumas pessoas pode parecer estranho, mas estratégias de divulgação, comunicação e vendas podem ser feitas também para pessoas.

De fato, é muito comum ver empresas investindo em marketing e também pode apresentar resultados interessantes para pessoas.

No entanto, é preciso compreender que se trata de outro tipo de esforço, que deve ser planejado e ter a correta aplicação.

Cuidar da imagem pessoal e vender seu trabalho e disponibilidade, seja para outras empresas, como pessoas, é uma ação cada dia mais necessária, tanto por causa da concorrência no mundo corporativo, como para atender exigências do mercado.

Além disso, não podemos esquecer do alto nível de desemprego, que atinge mais de 14,8 milhões de pessoas no país.

Confira nesse conteúdo o que é o marketing pessoal e como aplicar essa estratégia para obter maior visibilidade e atingir seus resultados. Continue a leitura.

O que é marketing pessoal?

O marketing pessoal, como o nome indica, é um conjunto de ações que tem como foco promover sua marca pessoal em seu mercado de atuação.

Diferente de empresas que querem divulgar seu nome e serviços, nesse tipo de marketing apenas uma única pessoa quer ficar em evidência, seja para conseguir uma nova colocação no mercado, networking, dentre outros objetivos que ela pode ter.

Apesar de muitas pessoas associarem a isso, o marketing pessoal não é apenas um conjunto de esforços para conseguir um emprego. 

Ele vai muito além, pois melhora a visibilidade do profissional, sua relação com outras pessoas e, até mesmo, a credibilidade.

Um bom exemplo é a Luiza Trajano da Magazine Luiza, que se posiciona nas redes sociais de maneira estratégica, ainda que sem intuito algum de buscar uma nova posição para a sua carreira.

A verdade é que qualquer pessoa que entende o que é marketing pessoal fica com vontade de investir nele para obter resultados e atingir suas metas profissionais e pessoais.

Como fazer marketing pessoal?

Agora que você sabe o que é marketing pessoal, saiba como colocar em prática essa estratégia que pode fazer a diferença para sua vida profissional e a relação com outras pessoas:

Defina o objetivo

Como dissemos anteriormente, o marketing pessoal pode trazer resultados difusos, de acordo com seu desejo e necessidade.

O primeiro passo de todos é definir seu objetivo, que pode ser, por exemplo, conseguir uma nova colocação no mercado, aumentar a cartela de clientes, diminuir tempo de vendas, obter maior credibilidade, atingir novos públicos, dentre outros.

Nessa etapa, é muito importante pensar no que você quer agora e também a longo prazo, e o que é preciso fazer para atingir esse objetivo, já que sem planejamento é difícil seguir para as próximas etapas e obter sucesso no decorrer das estratégias.

Lembre-se ainda que ao atingir uma meta, o trabalho não acabou. O marketing também envolve relacionamento com outras pessoas e manter seu nome em evidência.

Preze pela sua imagem

Ao falarmos sobre o que é marketing pessoal, é importante lembrar que sua imagem está em jogo e você será mais exposto. Essa maior visibilidade deve ser positiva, por isso, é essencial prezar por ela.

Produza conteúdos de qualidade, esteja sempre atualizado com as tendências do mercado e posicione-se sempre que achar necessário de forma segura e respeitosa.

Além disso, evite envolver-se em polêmicas que geralmente não trazem bons resultados e, claro, sempre tenha ética e respeito aos demais, já que falas infelizes podem colocar todo seu progresso por água abaixo.

Qualifique-se

A qualificação é extremamente importante tanto para você, que terá mais conhecimento e preparo para enfrentar o mercado de trabalho, como para sua imagem, que indica que é uma pessoa especializada e preocupada com o conhecimento.

Cursos, faculdades, extensões e pós-graduação são exemplos  que podem agregar bastante na sua imagem e carreira.

Quais canais utilizar?

Com o surgimento da internet, muitas oportunidades de marketing pessoal surgiram e os canais digitais seguem sendo os mais indicados para trabalhar nessa estratégia. Veja quais você pode aplicar suas ações:

Blog

Ter um blog e escrever com determinada frequência sobre os temas relacionados ao seu mercado e mostrar suas opiniões, dicas e, até mesmo, seu cotidiano é uma forma interessante de obter maior visibilidade.

Além de ser ótimo para marcar a presença digital e também para os algoritmos dos buscadores, manter um blog pode gerar visualizações e acessos se feito com estratégia.

Redes sociais

As redes sociais não poderiam ser deixadas de lado quando falamos sobre o que é marketing pessoal.

Em especial se o seu objetivo é profissional, o LinkedIn, que é a maior rede empresarial do mundo, deve fazer parte da sua estratégia. 

Lá você pode ter maior contato com outras empresas, publicar opiniões e artigos, assim como compartilhar posts de outras pessoas e interagir bastante, gerando networking.

Comunidades relacionadas à área

Grupos em redes sociais, eventos e palestras devem ser acompanhados.

Quanto mais locais propícios para seu sucesso profissional você estiver, melhor. Não é nada raro conseguir contatos, clientes e, até mesmo, um novo emprego nessas comunidades.

Agora que você sabe o que é marketing pessoal, um leque de opções aparece, não é mesmo? Continue por dentro no mundo do digital e continue a leitura com o nosso conteúdo que mostra a importância do email marketing.

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

Sem comentários

Deixe um comentário