Como a IA está revolucionando o mundo dos negócios?
No mundo dos negócios, praticamente não existe ninguém que já não tenha ouvido, debatido, tirado dúvidas ou esteja aplicando a Inteligência Artificial.
Também podemos dizer que IA faz parte da realidade dos consumidores e está naturalmente inserida nos aplicativos dos nossos celulares, nos televisores Smart, nos serviços de buscas e até quando recorremos à conhecida Alexa para pedir informações.
De outro lado, a IA também já deixou muita gente preocupada, porque se criou um mito em torno dela: muitas pessoas passaram a acreditar que a tecnologia substituiria o ser humano, reduzindo vagas e aumentando desemprego.
Da mesma forma que, por muito tempo, pensou-se que investimentos nessa área eram possíveis apenas às empresas de grande porte.
Atualmente, esses pensamentos estão sendo fortemente desconstruídos e, segundo um estudo encomendado em 2023, pela Microsoft, 74% das micros, pequenas e médias empresas brasileiras já adotavam, no ano passado, alguma forma de inteligência artificial em uma ou mais atividades.
Hoje, empresários e profissionais passaram a enxergar essa tecnologia como uma poderosa aliada no mundo dos negócios, no sentido de potencializar a criatividade e a produtividade humana, e ganhar vantagem competitiva.
Quer saber mais sobre como a IA está revolucionando o mercado? Continue a leitura e confira.
O avanço da IA no mundo dos negócios
Inicialmente, a IA foi desenvolvida para automatização de tarefas específicas, reproduzindo atividades simples que são realizadas repetidamente, eliminando, então, a necessidade do profissional executar manualmente ações rotineiras e previsíveis.
Porém, as ferramentas de inteligência artificial também evoluíram e, atualmente, vão muito além da automatização e reprodução de tarefas simples.
A chamada IA generativa consegue simular o comportamento e o pensamento humano. As diversas ferramentas possibilitam, por exemplo:
- acessar e avaliar grandes volumes de dados,
- transformar informações quantitativas em dados qualitativos e gerar novos conteúdos,
- aumentar a eficiência e a produtividade,
- elevar a criatividade, ajudando na geração de novos conceitos e criações,
- promover um atendimento ao cliente mais personalizado e eficiente,
- garantir maior segurança nas tomadas de decisões.
Ou seja, a IA é para o mundo dos negócios uma potencial aliada que facilita e otimiza os processos em diferentes aspectos, garantindo à gestão e aos profissionais mais tempo para que eles se concentrem em atividades e decisões estratégicas para o bom andamento da empresa.
Destacamos que os dados do estudo realizado pela Microsoft citado acima, na abordagem sobre os impactos da IA na produtividade, destacam que:
- 91% das empresas que já se utilizam de IA dizem que a tecnologia contribui para a qualidade do trabalho,
- 90% consideram que ela ajuda a promover a satisfação do cliente,
- 88% delas relacionam o uso de ferramentas de IA com a motivação e engajamento da sua equipe de colaboradores,
- 48% percebem aumento na produtividade.
As aplicações da IA em diversos setores
Como vimos, as diferentes ferramentas de IA podem ser usadas estrategicamente para tornar os processos mais rápidos, eficientes e inteligentes, melhorar o atendimento ao cliente e aumentar a produtividade dos profissionais.
Por isso, elas podem ser aplicadas no mundo dos negócios em algumas áreas, como:
Marketing digital
Uma publicação no portal Mercado e Consumo traz uma pesquisa realizada pela plataforma de comunicação visual Canva, em parceria com a empresa de pesquisa Ipsos, revelando que 89% dos brasileiros acreditam que a IA pode aumentar a criatividade humana.
Aqui, destacamos que quando 89% dos brasileiros pensam que as ferramentas de inteligência artificial podem ajudar a potencializar a criatividade, essa realidade praticamente elimina a preocupação de que a IA iria substituir os profissionais.
Nesse cenário, a IA desempenha grande papel no marketing digital e no mundo dos negócios, não apenas automatizando tarefas repetitivas e sim contribuindo de forma efetiva:
- na criação de ideias e desenvolvimento de campanhas personalizadas e eficientes,
- em pesquisas e debates sobre a criação de conteúdos específicos,
- como suporte na produção de textos, vídeos, anúncios, slogans, etc,
- na criação de novos títulos e meta descrição,
- desenvolvimento de ideias e campanhas.
Vendas
No mundo dos negócios, tempo é dinheiro. Você sabia que uma pesquisa realizada pelo Instituto McKinsey revela que, em média, cerca de 40% do tempo gasto pela equipe com ações relacionadas ao processo de vendas podem ser automatizadas?
E segundo o Instituto McKinsey, o setor de vendas é uma das áreas mais influenciadas pela IA.
Usar tecnologias de inteligência artificial no setor permite que os profissionais tenham mais tempo para dedicar-se a estratégias e trazer resultados, ao invés de usar suas horas em tarefas que podem ser automatizadas, como, por exemplo:
- análise de dados diversos como custos ou histórico por cliente,
- identificação de potenciais leads,
- gerar scripts de vendas personalizados,
- prever o comportamento do cliente e antecipar a solução,
- automatização de processos,
- melhorar a personalização no atendimento e nas interações com os clientes.
Processos e gesto de negócios
A IA também impacta a gestão de negócios.
Afinal, além da automação de processos, ela permite abordagens e soluções avançadas, possibilitando, por exemplo, o acesso a um grande volume de dados que, por sua vez, geram insights valiosos, possibilitam análises preditivas e tomadas de decisões mais assertivas.
Também permitem que a gestão tenha um controle em tempo real da performance do seu negócio e consiga acompanhar o desempenho do seu time.
As ferramentas de inteligência artificial desempenham papel fundamental na análise e otimização dos processos e operações empresariais, permitindo identificar mais fácil e rapidamente onde precisa ser melhorado e os pontos positivos.
O Chat GPT, por exemplo, pode ser de grande valia para o gestor obter dados e informações sobre o mercado, consumo e comportamento de compra, que podem ser de grande valia na formação de estratégias.
Tendências futuras e previsões da IA no mundo dos negócios
O Relatório X Trends 2024, da Zendesk, aponta que 70% dos consumidores acreditam que usar ferramentas de IA no atendimento ao cliente é algo moderno oferecido pela empresa ao seu público.
Esse mesmo relatório revela que 77% dos consumidores que interagem frequentemente com serviços de suporte consideram IA/bots úteis para resolução de problemas simples.
Já outros 73% aguardam mais interações com a IA e também acreditam que essas ferramentas ajudarão a oferecer mais qualidade no atendimento ao cliente.
Logo, podemos dizer que o uso de IA no mundo dos negócios desponta como prioridade nas áreas de produção, marketing, vendas, atendimento ao usuário e até mesmo na gestão empresarial.
Nesse cenário, chatbots e assistentes virtuais com IA já são realidade em empresas que oferecem ao seu cliente atendimento e suporte 24/7, e desejam garantir melhores experiências ao seu consumidor.
O reconhecimento de imagem também é uma tecnologia que vem despontando como tendência e pode ser aplicada tanto serviços bancários, indústria de segurança e também no marketing, visando a criação de campanhas mais personalizadas e interativas com o usuário.
Agora que você conferiu como a IA está revolucionando o mundo dos negócios, que tal continuar no nosso blog e conhecer a fórmula para o brainstorming perfeito?