Você já ouviu falar em Marketing de Performance?
O que é marketing de performance? Provavelmente essa é uma das perguntas mais comuns quando uma pessoa encontra esse termo, geralmente na internet.
O marketing, assim como outros nichos de atuação, como a medicina ou o direito, também tem suas vertentes.
Principalmente depois do surgimento da internet, que abriu ainda mais o leque de possibilidades, começaram a aparecer novos tipos de marketing e o de performance é um deles, sendo atualmente muito buscado por empresas variadas.
Entender um pouco mais sobre esse tipo de estratégia e o que ela promete é importante para identificar se esse conjunto de ações pode ser o que sua organização precisa, ou se é outro tipo de meta que você possui.
Continue a leitura para entender mais sobre o que é marketing de performance e porque ele está em alta na internet.
O que é Marketing de Performance?
Nascido como uma vertente do marketing digital, esse conjunto de estratégias, como o próprio nome indica, foi criado com o objetivo de trazer resultados.
Pode parecer estranho para algumas pessoas, mas nem todas as estratégias de marketing buscam performance, mesmo parecendo que todos os tipos sejam pensados para vender e estejam associados a banners e outdoors.
Mas a verdade é que esse universo é gigante e muitas empresas podem querer atingir visibilidade, alcance, aprovação social e muitos outros objetivos, diferentes de vendas e números em si.
Sabendo disso, o que seria então o marketing de performance? Ele nasceu devido à internet e às novas tecnologias, por isso é um conjunto de ações que se baseia unicamente em dados, assim como envolve muitos testes e estudos constantes.
Ele utiliza diversas métricas e KPIs, como o CPC, CPA e CPL, dentre outras, para analisar se o dinheiro investido naqueles esforços realmente está trazendo os resultados esperados, ou seja, a tão desejada performance.
Com ele, a empresa se mantém informada o tempo todo sobre o andamento das ações e tendências de mercado, assim como estudos do setor e do público-alvo.
Estratégias baseadas em dados estão cada dia mais comuns, tanto pela precisão, como pela riqueza de informações que trazem.
Quais são as vantagens dessa estratégia?
Agora que você sabe o que é marketing de performance, veja a seguir alguns benefícios, que tornam essa estratégia uma das mais requisitadas pelas empresas atualmente.
Resultados rápidos
Quando se fala em uma estratégia baseada em resultados, os esforços serão feitos para eles aparecerem rapidamente, de forma a atingir as metas traçadas em um menor prazo.
Além disso, a mensuração e o estudo constante, a partir de ferramentas inteligentes, permite que os gestores saibam exatamente com quem estão falando e quais ações que realmente atingiram as metas.
Em outras ações, como, por exemplo, o reconhecimento de marca, os resultados são mais subjetivos, já que é impossível saber exatamente quando uma determinada pessoa conheceu a empresa e o que ela realmente sente ao comprar seus produtos.
Já quando se fala em performance, curtidas, impressões, novos leads, volume de compras, engajamento e novos clientes podem ser palpáveis e consultados a qualquer momento.
Otimizações frequentes
Ao falar em mensuração constante, logo se associa o marketing de performance a melhorias frequentes, já que ao analisar qualquer ponto baixo em uma campanha é possível fazer ajustes ou pausá-la.
Além disso, os dados mostram quais conteúdos, anúncios e demais pontos de encontro, do cliente com a marca, fazem mais sucesso, permitindo que os envolvidos possam concretizar o que o público-alvo espera.
Proximidade com o cliente
A partir dos dados é possível ter acesso a muitas informações, principalmente sobre a percepção dos clientes perante os esforços da empresa.
Dessa forma, com o marketing de performance, é possível se aproximar das pessoas que costumam comprar ou que tem um perfil semelhante aos clientes do empreendimento, melhorando ainda mais os resultados.
Ao receber conteúdos, promoções, anúncios e demais ações, que realmente correspondam com os seus desejos e necessidades, eles se sentem mais representados e próximos da marca.
Como implementar o Marketing de Performance?
Ao conhecer esse tipo de marketing e seus benefícios, a tendência é querer implementar essa estratégia em sua empresa. Por isso, trouxemos alguns passos para você começar a ter resultados com esse método.
Objetivo: antes de qualquer coisa, é muito importante saber o que se quer atingir com essa estratégia, para assim poder tomar as melhores decisões.
Métricas: ao ter um objetivo em mente, é necessário saber como mensurar as ações para atingi-lo. É muito importante especificar marcadores e métodos de medir os resultados.
Canais: determine quais canais digitais serão escolhidos para marcar a presença digital e aparecer para as pessoas certas.
Valores: definir o que será investido e como será dividido entre as campanhas é muito importante, principalmente para quem começará gradualmente.
Melhoria contínua e análise periódica: de tempos em tempos é importante rever tudo que foi feito e estudar o que mais apresentou resultados, assim como o que menos performou, com a intenção de sempre manter os números altos.
Interessante como o marketing de performance pode fazer toda a diferença para empresas que querem resultados rápidos e se baseiam em dados, não é mesmo?
Por falar nisso, continue por aqui e se aprofunde no tema, com o texto sobre vantagem competitiva.