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Gerenciador de negócios do Facebook: por que utilizar?

Gerenciador de negócios do Facebook: por que utilizar?

Gerenciador de negócios do Facebook: por que utilizar?

Você sabia que a empresa Facebook tem um gerenciador de negócios? Assim como as redes sociais possuem usabilidade e ferramentas para perfis comuns, também têm para empresas.

Chamada Facebook Business, é um ambiente que serve como um espaço para as empresas, com botões e demais funcionalidades diferentes, para auxiliar gestores a obterem resultados que desejam com as redes sociais dessa empresa.

De fato, essa marca conta com as maiores redes sociais do planeta. Apenas aqui no Brasil, o Instagram é acessado por mais de 110 milhões de pessoas e o Facebook por mais de 130 milhões.

Mas nem sempre foi assim. Tudo começou com o intuito de reunir pessoas, servir como uma forma de facilitar o contato e até mesmo entreter os usuários.

Com o tempo, organizações do mundo todo começaram a se interessar pela rede social e criaram perfis para se aproximarem das pessoas e obterem oportunidades comerciais.

Vendo essa migração como uma oportunidade, o Facebook logo desenvolveu o gerenciador de negócios para essas empresas, com o objetivo de auxiliá-las a traçar uma trajetória de sucesso nesse universo.

Entenda mais neste artigo sobre essa ferramenta e porque usá-la é uma boa pedida, principalmente se você está começando agora.

O que é o Facebook Business?

Assim como existem os perfis comuns na rede original de Mark Zuckerberg, existem as páginas, geralmente comerciais e relacionadas a empresas.

Ao ter uma página as mudanças são nítidas, já que em vez de adicionar você segue e é possível fazer posts patrocinados, ver dados sobre perfil dos usuários que seguem e muito mais.

É aí que entra o Facebook Business, também chamado gerenciador de negócios. Considerado uma “conta mestre”, essa plataforma está disponível apenas para quem tem contas comerciais na rede social, o que também é verdade para o Instagram.

Ele unifica todas suas páginas, onde você escolhe pelo menu qual quer mexer e ver os dados, permitindo que você navegue por diversos botões.

Alguns deles são o central de criativos, gerenciador de anúncios, relatórios de anúncios, gerenciador de eventos, dados sobre publicações na página e regras automatizadas.

Como essa ferramenta pode ajudar o seu negócio?

Após saber o que é o gerenciador de negócios do Facebook, muitos gestores se questionam sobre qual a verdadeira utilidade dessa central para suas páginas nas redes sociais e se vale a pena investir tempo mexendo lá.

A resposta é: a plataforma é uma ótima aliada das organizações, até mesmo para aquelas que estão começando agora. 

É importante saber que para usar o Business não é necessário utilizar todas as ferramentas e usabilidades. O ideal é se atentar com o que realmente importa naquele momento.

O gerenciador de negócios pode ajudar a empresa em diferentes frentes, como, por exemplo, na diferenciação de cada conta de anúncios, onde por um único perfil na rede social você consegue diferenciar métodos de pagamentos, registrá-los para cada página e prosseguir.

Além disso, ele permite acessar dados específicos sobre sua audiência, a criação e mensuração de anúncios em tempo real, assim como manter a página com aspecto profissional.

Por falar nisso, com ele você pode colocar botões que permitem maior facilidade na comunicação com sua empresa. No Facebook, por exemplo, eles aparecem logo embaixo da capa da fan page.

Mesmo para quem não tem muita experiência em lidar com as redes sociais, consegue se sair bem com ela, pois tem design intuitivo e um suporte que auxilia o dia todo.

Qual a diferença entre gerenciador de negócios x gerenciador de anúncios?

Dentro desse universo do gerenciador de negócios, está o gerenciador de anúncios, que confunde muitas pessoas, pois acreditam que se trata da mesma plataforma.

No entanto, são diferentes e possuem funcionalidades distintas. Confira a seguir. 

Gerenciador de negócios

O Facebook Business é considerado um universo completo, usado para auxiliar no gerenciamento de páginas comerciais nas redes sociais, trazendo insights gerais sobre o negócio.

Por sua vez, na plataforma, existem botões que direcionam para outras ferramentas menores, que trazem dados e informações sobre setores específicos, como a audiência, impulsionamentos, engajamento e demais dados.

Sendo assim, para que o gerenciador de negócios não perca seu foco, que é a qualidade da fan page, ele traz insights mais generalistas, deixando, por exemplo, para o gerenciador de anúncios tratar de toda publicidade na rede social.

Gerenciador de anúncios

Considerado um braço do gerenciador de negócios, essa ferramenta é muito buscada por quem faz posts impulsionados dentro do Facebook ou Instagram, pois ela é direcionada apenas para essa funcionalidade.

Dentro desse setor, é possível construir anúncios do zero, seja com posts já criados ou desenvolvidos apenas para divulgação.

Lá, você consegue segmentar quem será impactado pelo anúncio, seja por idade, gênero, localização e até mesmo preferências, assim como escolher a verba utilizada, os formatos e as redes sociais que aquele criativo irá aparecer, já que é possível vincular com o Instagram.

Inclusive, após criado o post que será impulsionado, a plataforma mantém você atualizado sobre a aprovação do anúncio, assim como sua performance no tempo estipulado de divulgação em massa.

Além disso, você pode pausar a divulgação na hora que achar melhor ou mudar preferências e direcionamentos em plena campanha.

Agora que você sabe mais sobre o gerenciador de negócios do Facebook e suas funcionalidades, aproveite para continuar por aqui e ler sobre como criar uma loja no Instagram.

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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