Quer inovar seu negócio? Descubra como!
Quando a Netflix surgiu ninguém realmente imaginava que assistir filmes e séries por streaming se tornaria algo tão popular. As vídeolocadoras nem perceberam que uma plataforma com uma mensalidade tão baixa que sequer possuía lojas físicas podia ser sua concorrente.
O resultado todo mundo já sabe: uma a uma as vídeolocadoras fecharam as portas enquanto o público cada vez mais aderiu ao streaming. Hoje em dia é difícil encontrar uma casa sem Netflix na TV. Mas por que estamos falando dessa empresa que tem tanto sucesso atualmente?
Ela é extremamente inovadora. Sua criação atendeu a uma demanda que as pessoas sequer sabiam que existia. A plataforma conseguiu criar uma maneira prática e econômica de assistir filmes e séries usando a tecnologia.
Talvez, alguns empreendedores pensem que a plataforma de streaming mais conhecida da atualidade seja um caso de sorte, mas estão errados. Muitas empresas vêm se reinventando, inovando e conquistando mais mercado. Tudo é questão de conhecer o público e aproveitar as tecnologias disponíveis. Será que você, assim como a Netflix, consegue inovar seu negócio usando a tecnologia? Nós vamos te ensinar como!
Conheça as necessidades do seu público para inovar seu negócio
Em seu negócio, quem você busca atender? São empresários donos de pequenas empresas que precisam de soluções tecnológicas acessíveis? Ou são estudantes procurando maneiras de deixar a rotina mais simples? Há uma variedade enorme de pessoas que podem precisar dos seus serviços, mas para chegar até elas é preciso conhecê-las.
Antes de começar inovar seu negócio, pense bem nas pessoas que você deseja atingir. Quais são seus sonhos, motivações, necessidades e dores? Provavelmente eles precisam de algo que outras empresas ainda não conseguiram resolver. É aí que você encontrará sua oportunidade.
Só preste atenção nisso: o perfil dos seus potenciais clientes precisa ser muito bem definido, quanto mais certo você estiver a seu respeito melhor. Por que é importante conhecer tão bem assim as pessoas para quem vender? Porque é assim que conseguimos superar a concorrência e até entrar em mercados com pouca ou nenhuma concorrência.
Quanto mais específico for seu público, maiores as chances de conseguir inovar seu negócio e vender algo que ninguém tinha pensado antes.
Fique atento às redes sociais
Hoje em dia as empresas não tornam-se conhecidas através de propagandas na TV ou no rádio, mas sim pelas redes sociais. Quem está buscando maneiras de inovar seu negócio deve ficar atento à elas, é lá que você descobrirá o que seus clientes realmente querem.
Em primeiro lugar, as redes te dão uma visão ampla da concorrência. Através de uma página no Facebook você consegue avaliar reclamações e elogios que outras empresas recebem, assim como a interação nos seus posts.
Como exemplo prático, pense numa rede de hotéis. O gestor percebe que os hóspedes têm reclamado bastante da maneira confusa e burocrática para fazer reservas na página do concorrente. Eles não querem ter que ligar para o hotel, mandar um e-mail com o comprovante de pagamento e depois passar todas as suas informações pessoais. Assim, o gestor tem uma ótima ideia: criar uma área online de reserva similar à do Airbnb.
Só é possível perceber oportunidades como essas prestando atenção nas mídias sociais. Também é importante trabalhar com as próprias redes para conseguir ter uma presença virtual ampla. Seu público está na internet, então você também deve estar lá.
Mude a forma de oferecer seu produto
Como seu produto é vendido hoje em dia? Pense em fatores como embalagem, site, comunicação dos vendedores. Essa abordagem está fazendo sucesso ou só está fazendo exatamente o que o restante da concorrência faz?
Mesmo produtos e serviços que têm vendas razoáveis precisam de inovação de vez em quando. Sem ela, o negócio só está decaindo aos poucos, até que chegue um momento que algo novo o substitua no mercado.
Quem não deseja ser ultrapassado precisa repensar os próprios produtos. Não é necessário criar algo do zero, mas sim reconstruir o que você oferece para atingir melhor a necessidade das audiência atuais. Um pequeno aviso aqui: o público atual é tecnológico e conectado.
Mais um exemplo prático que todos conhecem: o Spotify. A plataforma foi uma maneira de inovar o jeito de ouvir música de toda uma geração que aposentou definitivamente os CDs e álbuns. Agora, todos ouvem playlists no serviço que cobra um preço razoável para dar acesso a uma imensidão de músicas.
Os criadores do Spotify não reinventaram a roda, eles simplesmente juntaram um gosto e necessidade atual, ouvir música, com uma tendência tecnológica, streaming online. Será que seu nicho de mercado não está precisando de uma inovação semelhante?
Migre para plataformas digitais
Inovar seu negócio muitas vezes significa entrar na era da digitalização. Outro exemplo de sucesso para te inspirar é o Nubank, um banco digital que é conhecido pelo excelente atendimento, soluções práticas e seu funcionamento completamente virtual.
As pessoas estão cada vez mais conectadas e a tendência é que isso afete todas as áreas de negócios. Na indústria, por exemplo, já começou o que é conhecido como quarta revolução industrial. Atualmente, empresas mais desenvolvidas usam sensores, big data, analytics e inteligência artificial para automatizar suas linhas de produção e conseguir mais resultados.
Nos comércios, o e-commerce já é moda. Uma loja que é incapaz de vender online pode considerar-se ultrapassada e dizer adeus a suas chances de crescimento. O mesmo ocorre com o marketing: de nada adianta investir somente em plataformas offline se o seu público nunca te encontrar na internet.
Não importa o seu negócio, ele consegue benefícios ao migrar para plataformas digitais e criar novas maneiras de interagir com o cliente. Quer mais um exemplo de sucesso? O iFood, um aplicativo para smartphones que deixa qualquer um pedir comida sem precisa ligar. Desde seu lançamento, ele já se tornou praticamente obrigação para restaurantes que trabalham com delivery.
Aproveite a era da tecnologia e alavanque seu negócio. A automatização de processos, uso de sistemas informatizados e o marketing digital estão ao alcance da sua mão. Inovar seu negócio é bem mais simples do que parece e pode trazer grandes resultados. Você não quer perder essa oportunidade, certo?