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Como minimizar os impactos do coronavírus no seu negócio

Como minimizar os impactos do coronavírus no seu negócio

Um vírus que ninguém ‘vê’, mas que tem assolado o mundo. O coronavírus passou por todos os continentes, provocou mudanças em praticamente todos os setores, interferiu na economia e alterou a dinâmica de muitos trabalhos.

Mas, como não deixar isso influenciar a sua empresa? Como minimizar os impactos do coronavírus no seu negócio e seguir atuando confiante em seu mercado.

Diante deste cenário tão assustador é possível enxergar uma luz no fim do túnel e buscar por novas adaptações e oportunidades.

Veja abaixo algumas dicas para você superar esse momento de instabilidade mundial.

 

Entenda as mudanças no mercado e conheça seu público-alvo

Os impactos do coronavírus no seu negócio pode ter parecido aterrorizante no início, mas se você chegou até aqui é porque deseja resolver os problemas agregados com a doença. A consequência da crise não precisa ser grande se você começar a entender as mudanças no mercado e as necessidades do seu público.

Assim como você está buscando informações através da internet, o seu negócio precisa integrar o mundo virtual. A tecnologia pode e deve estar a seu favor!

As mídias digitais e as muitas plataformas de vendas como, por exemplo, Facebook Ads, Google Ads (anúncios, display, remarketing), e-commerce e conteúdos bem trabalhados em SEO, CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), são pontos fortes para ampliar as vendas e gerar mais receita. 

Apesar de ser uma situação completamente diferente de tudo o que já aconteceu e no qual todas as empresas estão se adaptando e se reconhecendo em meio ao isolamento social, quanto mais informações você tiver do seu público, melhor será a maneira de comunicação com ele.

Para minimizar o impacto da COVID-19 na empresa, procure levantar em seu banco de dados informações como: quando foi a última compra, quais foram os produtos adquiridos, qual é a frequência e o ticket médio de compra e quais os motivos que o levaram a comprar devem ser avaliados.

Com algumas informações em mãos está na hora de gerar sua presença e voltar a ser visto!

 

Presença digital e como ela pode te ajudar reduzir o impacto do coronavírus

Você já ofereceu um atendimento personalizado usando o Whatsapp Business? O aplicativo permite através de sua descrição informar seu cliente sobre o horário de atendimento, site, endereço entre outros pontos. Aproveite que ele também é o seu cartão de visita e uma maneira bem prática para conversar, com autorização, diretamente com seu cliente. É uma forma de estreitar a comunicação. 

Aproveite também as redes sociais e poste conteúdos legais e interessantes, dicas com soluções para algum problema do seu cliente, fotos com boa qualidade, além de todos os produtos novos que podem facilitar as vendas do seu cliente.

Lembre-se que para conteúdos virtuais é preciso manter uma frequência de postagem e responder rapidamente mensagens e comentários de pessoas que interajam com o seu negócio.

Outro ponto de grande importância é o serviço de atendimento online que deve ser ainda melhor, mais atencioso e dedicado. Muitos estão pecando no processo de assistência ao cliente ou não têm tido paciência necessária para esse tipo trabalho.

Assim como no atendimento presencial, uma resposta mal escrita ou muito tempo sem responder a uma pergunta podem gerar diversas críticas e avaliações negativas.

 

Reduza custos e economize fundos

Bom, economizar fundos é necessidade de todos os empresários. Porém, nem todos estão atentos a essa questão.

Olhe para suas contas principais e veja o que é possível reduzir. Se você ainda não adotou o sistema de férias ou redução de jornada com os funcionários, essa também é uma opção.

Esteja atento as suas compras. Cheque seu estoque, separe os itens repetidos, crie uma promoção caso estejam ficando defasados e não compre muitas coisas ao mesmo tempo. Investir em estoque pode, algumas vezes, causar perdas irreversíveis e esse é um momento de reduzir os impactos do coronavírus e não os agravar.

No momento de diminuir os custos, isso inclui os que são repassados para os seus clientes. Se você mesmo entende que um determinado produto não agrega valor para o comprador, procure oferecer uma nova solução para ele.

E na contramão disso é importante seguir com o investimento em marketing, ainda que reduzido, para que sua marca continue sendo vista e tenha mais chances de alcançar novos clientes.

 

Disciplina é tudo!

Trabalhar de home office ou com horário reduzido nem sempre é tão interessante quanto imaginamos, não é verdade!? Por isso, foco e disciplina são as palavras-chaves para quem busca reduzir os prejuízos na empresa.

Foque nos seus objetivos e estabeleça suas metas de vendas. Trace suas estratégias e procure acrescentar no seu planejamento cenários realistas, otimistas e pessimistas. Afinal, a gente nunca sabe o futuro, principalmente em uma época como essa no qual tudo é novo.

Agora, se você precisa de uma ajudinha extra para colocar seus planos em ação e começar seu projeto para minimizar os impactos do coronavírus no seu negócio, nós estamos por aqui! Entre em contato com o nosso time e saiba como podemos somar ao seu sucesso!

Lucas Bragagnolo

Formado em Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação pela FSG, especialista em Gestão Empresarial, Gestão de Marcas, Marketing Digital, Inbound Marketing, Comportamento e Liderança Pessoal.

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